Há quem prefira o verão para realizar uma viagem. Mas, estamos certos que existem pessoas que preferem um clima frio, especialmente os amantes de alta gastronomia e vinhos.8 

Temperaturas mais baixas combinam com viagens mais românticas, introspectivas e priorizam experiências sensoriais. Dessa forma, durante o inverno, apostar em destinos que ofereçam história, cultura e boa culinária é a opção ideal. 

Bons vinhos, fondue, cachecóis e pratos quentes com certeza fazem parte do roteiro em uma viagem para aproveitar o clima frio. 

Por isso, separamos 4 destinos incríveis para aproveitar o inverno brasileiro e todas as principais dicas e atrações para uma viagem inesquecível. 

Aproveite a leitura!

Gramado e Canela

Sem dúvidas, estes dois são os destinos brasileiros mais clássicos para o inverno no Brasil. E, é claro, não é para menos. Localizados no Rio Grande do Sul, Gramado e Canela possuem um inverno semelhante ao inverno europeu, com baixas temperaturas. 

Em julho de 2021, inclusive, quem estava nas cidades foi possível presenciar uma pequena, mas marcante nevasca

A dupla é uma ótima opção para uma viagem curta, mas com um roteiro bem cheio de atrações e coisas para conhecer. Por serem muito próximas, cerca de 7 km de distância, é possível manter estadia em apenas uma e ir alternando os passeios. 

Além do frio, Gramado e Canela são destinos clássicos por possuírem uma excelente gastronomia, altamente influenciada pelos italianos e alemães, além de terem deliciosos vinhos e chocolates produzidos localmente. 

Dentre as principais atrações, estão: 

  • Snowland; 
  • Lago Negro; 
  • Bondinhos no Parque da Serra; 
  • Rua Coberta;
  • Fábrica de Chocolates Prawer; 
  • Le Jardin Parque de Lavanda; 
  • Olivas de Gramado e muito mais! 

Aproveitando o clima frio em Curitiba 

A capital paranaense é um prato cheio para aqueles que buscam curtir o inverno brasileiro em uma cidade cosmopolita, jovem e cheia de coisas para fazer. 

A cidade possui uma excelente infraestrutura de hotéis e restaurantes, além de ser limpa, organizada e repleta de museus, jardins e cervejas artesanais, para aqueles que apreciam. 

Um ponto interessante é que Curitiba possui uma grande parte de suas atrações com acesso gratuito, então, é um destino incrível para quem possui um orçamento mais limitado ou que quer uma viagem confortável, mas também econômica. 

É possível fazer “free walking tours” e conhecer a cidade com um guia local, visitar o Jardim Botânico às quartas-feiras, assistir algumas exposições no Museu Oscar Niemeyer (MON) e muito mais. 

Confira as demais atrações: 

  • Visitar o Centro Histórico; 
  • Passar um dia de domingo na Feira do Largo da Ordem; 
  • Visitar os parques de Curitiba, como o Barigui; 
  • Conhecer o Mercado Municipal; 
  • Ver o pôr-do-sol no Parque Tangá; 
  • Fazer uma caminhada no Bosque Alemão; 
  • Visitar a Ópera de Arame. 

Essas são apenas algumas das inúmeras atrações que Curitiba oferece aos seus turistas, sem dúvidas, um excelente destino para curtir o clima frio do inverno. 

Domingos Martins – ES

Para aqueles que gostam de lindas paisagens, clima interiorano e uma viagem mais romântica, Domingos Martins é o destino ideal. 

A pequena cidade fica próxima ao litoral do Espírito Santo e possui um visual de tirar o fôlego, rodeada pela natureza e com construções que fazem jus às suas origens europeias. 

No inverno, as temperaturas mais baixas podem ficar em torno de 5ºC e, como atrações principais, Domingos Martins oferece lojinhas de artesanato, museus, e igrejas e uma gastronomia que impressiona. 

E, para se conectar ainda mais com a natureza, o Parque Estadual da Pedra Azul encanta todos os turistas que o visitam, sendo o local mais popular da cidade e não é para menos, lá fica a Pedra Azul, que possui 1822 metros de altitude. 

O melhor jeito para chegar na cidade, é com uma conexão em Vitória e, a partir de lá, seguir de carro por, aproximadamente, 42 km. 

Campos do Jordão

A pequena cidade localizada na Serra da Mantiqueira também é um prato cheio para quem quer aproveitar o frio com um clima europeu repleto de bons vinhos, boa gastronomia além de um clima mais badalado e lindas paisagens naturais

Dentre as principais atrações para a estação, estão o Festival Internacional de Inverno, o Morro do Elefante, o Belvedere, a Pedra do Baú e muito mais. 

Já as melhores opções de restaurantes, bares, lojas e os locais mais instagramáveis de Campos do Jordão estão na Vila Capivari. 

Localizada a 170 km de São Paulo, é possível organizar uma viagem de carro bem tranquila, agradável e com a oportunidade de apreciar lindas paisagens no caminho da Serra

Para encontrar as melhores hospedagens, não deixe de acessar o site da Voalá. Além dos melhores hotéis e pousadas, você também vai encontrar passagens aéreas, aluguel de carro e seguro viagem.  

E se você quer saber as melhores dicas de viagens, roteiros e promoções, cadastre-se em nossa Embarque Voalá e fique por dentro das novidades.

Comments are closed.