Como se não bastasse ter espalhado pelo Brasil belezas naturais e riquezas culturais que nos enchem de orgulho, as entidades divinas ainda encheram o país de delícias e imperdíveis riquezas gastronômicas.

Aproveite, confira 5 destinos gastronômicos imperdíveis.

1. Salvador, meu rei: o primeiro dos destinos gastronômicos

Salvador : um destino gastronômico na Bahia

A primeira parada dessa viagem gastronômica pelo Brasil não poderia ter destino diferente. Salvador é pitoresca e exótica em tudo e nos seus pratos típicos não poderia ser diferente.

A culinária baiana é inspirada na gastronomia africana. Seus pratos, além de deliciosos, contam a história da África e do Brasil. O mais conhecido deles é, claro, o acarajé.

Esse bolinho de feijão-fradinho frito em azeite de dendê é famoso em todo o país.

É possível até mesmo encontrá-lo à venda nas ruas de São Paulo, Recife e Manaus. Aliás, não só aqui, até mesmo em Lisboa o quitute é apreciado.

Mas, onde está o melhor acarajé do mundo?

Pergunte isso a um grupo de amigos baianos e se prepare para horas de discussão. Definir o mais gostoso é difícil. Há praticamente uma em cada quarteirão.

O acarajé mais famoso é o da “Dinha”, no Rio Vermelho. Nos finais de semana uma multidão de moradores e turistas fazem fila para experimentar o que o tabuleiro dessa baiana tem.

Experimente de tudo. Além do acarajé, saboreie um abará. É a mesma massa do acarajé, mas com um preparo diferente. Ao invés de frito no dendê, o abará é cozido enrolado em folhas de bananeira. Uma delícia.

De sobremesa, peça um bolinho de estudante, feito de tapioca, açúcar e canela.

2. As delícias de Belém do ParáDestinos gastronômicos: Pará

A próxima parada é no norte do país, em Belém. A capital paraense guarda um mundo de sabores amazônicos que surpreendem todos os visitantes.

Não é por acaso, as iguarias são frutos de 400 anos de misturas de receitas indígenas, europeias e africanas.

Há muitos restaurantes sofisticados que servem comida regional, como o Manjar das Garças. Mas para viver a gastronomia paraense, vá até o mercado de Ver-O-Peso.

Certamente, trata-se da maior feira de rua das Américas. É um espetáculo visual e olfativo, e uma extravagância gastronômica. Para o café da manhã, experimente a pupunha: essa fruta pode ser comida cozida, com açúcar e mel. Delicioso.

Para almoçar, você vai ter dificuldade, são tantas opções (tucupi, tacacá, maniçoba, etc) que fica difícil escolher apenas uma. Na dúvida, meta o pé na jaca, ou melhor, no açaí.

Entretanto, essa fruta, consumida em todo o mundo gelada, com granola ou banana, tem outros usos por aqui: é servida no almoço como acompanhamento de peixe frito. É o chamado “açaí do Ver-O-Peso”, que ainda leva farinha. Experimente!

3. São Paulo e seus mil sabores, meu!Destino gastronômico em São Paulo

Agora, vamos ao Sudeste, na mais globalizada das capitais brasileiras. São Paulo reúne todas as comidas regionais do Brasil (e do mundo) em uma única cidade. 

Mas a terra da garoa é um dos destinos gastronômicos mais buscados também pelos seus próprios sabores, a exemplo do “virado à paulista”. O prato, criado na década de 1920, leva arroz, tutu de feijão, bisteca de porco, couve e ovo frito. 

Experimente no restaurante “Sujinho”, na Consolação.

Outra iguaria típica é o sanduíche de mortadela do Mercado Municipal, o “mercadão”. A receita é muito simples: pão e muita, muita, muita mortadela! É um exagero, mas ninguém reclama!

Dizem que o sanduíche de mortadela ficou assim “generoso” depois de um cliente reclamar que tinha pouca mortadela no lanche. Sorte nossa!

O sanduíche de mortadela mais famoso do Mercadão fica no Bar do Mané. Mas chegue cedo, filas são comuns no local.

4. Uai, Belo Horizonte também é bom demais!Destinos gastronômicos: BH

Ah, um pão de queijo quentinho e macio! Quem não gosta? Esse salgado é um ícone da gastronomia mineira, mas é apenas um pedacinho de tudo o que Minas Gerais tem a oferecer.

Há ainda outros pratos famosos, como o tutu à mineira. Estar em Belo Horizonte em um domingo e não comer um tutu é uma verdadeira ofensa à esse povo tão acolhedor. 

O tutu é uma espécie de purê de feijão preto ou roxo. Para virar tutu, o feijão é batido no liquidificador. Em seguida, já de volta à panela, é misturado com farinha até ficar com aquela consistência que todo mundo adora.

Um dos restaurantes mais tradicionais para comer um bom tutu é o Xapuri, no bairro do Trevo.

O feijão, por sinal, é usado em outra iguaria: o feijão tropeiro. Nesse caso ele é misturado inteiro com carnes, ovos e farinha de mandioca. É um prato servido em todo o Brasil, mas em Belo Horizonte é ainda mais gostoso. 

O legítimo tropeiro mineiro pode ser comido em um local inusitado: no estádio do Mineirão. Seus bares servem o prato em todos os jogos realizados nesta praça esportiva. 

Dica: o melhor tropeiro é servido ao lado do portão 13.

Assim, só tome cuidado para não jogar o feijão para cima na hora do gol! Aliás, não tome cuidado, não: essa também é uma tradição mineira.

5. O Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha é Tri!

Destinos gastronômicos para vinhos

O último destino gastronômico da nossa viagem nos tem apelo especial para os enófilos. 

É o vale dos vinhedos, na serra gaúcha, perto de Bento Gonçalves. Aqui, no friozinho serrano, é possível celebrar a vida com alguns dos melhores vinhos do mundo.

Afinal, são mais de 30 vinícolas com qualidade reconhecida internacionalmente. A Almaúnica, por exemplo, é lindíssima. 

Por lá, a recomendação é saborear um Syrah. Certamente, um dos melhores do mundo. Já na vinícola Pizzato saboreie a especialidade da casa, o Merlot. 

Para comer, há um verdadeiro festival de restaurantes com comida italiana colonial em Bento Gonçalves. No Gelain, por exemplo, peça o radicci com bacon. 

Já na Osteria Della Colombina, experimentar o nhoque com molho de linguiça fresca é praticamente obrigatório.

Uau! Que viagem incrível por alguns dos melhores destinos gastronômicos do Brasil. Com tanta variedade de estilos e de sabores, fica difícil escolher qual visitar primeiro. 

Está em dúvida de onde ir? Não se preocupe. Confira mais dicas de viagens e escolha o destino ideal para você.

Comments are closed.