Um livro de histórias a céu aberto, já pensou? É isso que a gente quer com esse artigo aqui. Vamos te apresentar 6 cidades históricas do Brasil para você conhecer um pouco mais sobre o nosso país.

A volta no tempo é REAL!

Cada destino é extremamente rico de cultura e possui lugares que marcaram muito a nossa história.

Animad@? Então, bora respirar um pouco mais de história com a Prof. Voalá!

Porto Seguro (BA)

Para quem pensa que as praias belíssimas são o único destaque de Porto Seguro, tá muito enganado, viu? 

Porto Seguro representa simplesmente o lugar onde os portugueses desembarcaram pela primeira vez nas terras brasileiras! Então, já imagina o tanto de página de história que esse município tem para te mostrar, né?

Então, para cair de cabeça em toda essa experiência de viagens por cidades históricas, você tem que incluir esses programas no seu roteiro de viagem:

– Visitar a Cidade Histórica de Porto Seguro (conhecida também como Cidade Alta), que reúne diversos pontos importantíssimos para a nossa história: o Marco do Descobrimento (um monumento que você pode imaginar como uma certidão de nascimento do Brasil). Além da Igreja de Nossa Senhora da Pena (primeira igreja no país dedicada à Nossa Senhora da Pena, construída em sua primeira versão em 1730), o famoso Farol (com uma vista maravilhosa para o litoral da cidade). E, para finalizar, o Museu do Descobrimento (com vários artigos da cultura indígena e objetos utilizados pelos portugueses para navegar na época).

Uma boa dica é aproveitar e fazer a Rota do Descobrimento, um tour de 4 horas que passa pela Cidade Alta.

Ouro Preto (MG)


Essa não podia faltar, né? A riqueza em minérios e ouro foi a base para dar nome à cidade, que já foi chamada de Vila Rica no passado (sabia?). Apenas depois da Inconfidência Mineira e da Independência do Brasil, que o município passou a ser chamado de Ouro Preto.

Ouro Preto possui arquitetura colonial, traços barrocos e foi a primeira cidade no Brasil a ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1980.

Para mergulhar em toda essa história, não deixe de:

– Ir ao Museu da Inconfidência;
– Passear pela Praça Tiradentes;
– Visitar as inúmeras igrejas fantásticas que existem lá, como a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja de Nossa Senhora do Pilar que possuem as famosas obras do Aleijadinho.

Pra quem quiser conhecer ainda mais a história da Inconfidência Mineira e as obras do mestre Aleijadinho, vale reservar um dia na viagem para dar uma passada em Congonhas (57km de Ouro Preto) e em Tiradentes (159km de Ouro Preto) ?, outras cidades históricas brasileiras.

Paraty (RJ)


Quem gosta de história sabe o quão importante foi o
Ciclo do Café para a economia e ligações territoriais do nosso Brasil, certo? Pois Paraty, no Rio de Janeiro, teve um importante papel nesse período do século XVIII.

A cidade fez parte de uma grande rota de escoamento do café de São Paulo até Minas Gerais, o que deixou suas ruas e sua arquitetura colonial cheias de história pra contar!

Você não pode deixar, por exemplo, de visitar o Centro Histórico da cidade e as igrejas barrocas lindíssimas. Como, por exemplo, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, a mais visitada da região.

E ainda tem as lojinhas de artesanato, os restaurantes, os cafés (claro), e as casas lindíssimas com uma pitada de antiguidade.

Ah, e um detalhe importante: carros são proibidos no centro histórico. Aproveite para experienciar passeios a pé pela cidade, observando e se encantando com toda cultura local. 

Salvador (BA)


Salvador foi, nada mais nada menos, que a
primeira capital do Brasil

E, por isso, foi uma importante rota no período colonial, sendo um dos principais portos do país, concentrando muito do comércio de cana-de-açúcar, algodão, fumo e gado.

Confira os locais que você não pode deixar de ir nessa grande cidade histórica:

– As construções incríveis do Pelourinho (claro!);
– A Igreja do Senhor do Bonfim (onde o pessoal costuma amarrar aquelas fitinhas coloridas, sabe);
– Farol da Barra (além de ter uma vista incrível, também é uma das construções militares mais antigas do país);
Elevador Lacerda (o primeiro elevador urbano de todo o mundo!).

Petrópolis (RJ)


Que tal viajar para a
cidade onde a família real de Portugal se refugiava pra fugir do calor? Na foto acima, está o Palácio de veraneio da família, chamado hoje de Museu Imperial (um ponto turístico indispensável na sua viagem).

Também conhecida como Cidade Imperial, Petrópolis possui forte influência alemã por conta da colonização dos imigrantes alemães, comandada pela família Koeler em 1837.

Além do Museu Imperial, que reúne várias relíquias da época — como a pena que a Princesa Isabel usou para assinar a Lei Áurea, não deixe de ir também na Catedral São Pedro de Alcântara e no Palácio de Cristal.

Olinda (PE)


Olinda também proporciona uma verdadeira aula de história para todo brasileiro.

A cidade foi sede do Brasil colonial entre 1624 e 1625 e, até hoje, preserva traços da colonização na arquitetura, com aqueles grandes casarões, igrejas, conventos e ateliês que com certeza você já deve ter visto em alguma novela de época.

Inclua na sua programação:

– Visita à fantástica Igreja da Sé e ao Convento de São Francisco;
– Passeio pela Praça do Carmo e pela famosa Basílica de São Pedro;
– Visita às lojinhas de artesanato no Mercado da Ribeira ❤️.

E como é que eu posso me aprofundar mais ainda nesses lugares históricos? A Voalá te ajuda!

Se você deseja ter uma experiência completa com a cultura das cidades históricas escolhidas como próximo destino, não deixe de escolher muito bem o local em que irá se hospedar também.

>>> Visite o site da Voalá e confira as melhores hospedagens pros destinos que listamos aqui. ?

Gostou do texto? Compartilhe nas suas redes sociais usando a #VaiDeVoala ou manda para aquela pessoa que também curte um rolê histórico com muita cultura! ?

Leia também: 6 melhores destinos do Brasil para você conhecer

Comments are closed.