Tempo de leitura: 14min 14sec

Alugar um carro pode oferecer diversas vantagens em uma viagem. Seja para garantir mais conforto, fazer seu próprio roteiro ou uma experiência compartilhada entre você e o seu grupo de viajantes. 

Tem se tornado cada vez mais comum a realização de road trips utilizando carros alugados devido à comodidade e por ter a oportunidade de aproveitar um carro maior e mais preparado para aventuras. 

Além disso, realizar o aluguel de um carro para uma viagem pode ter um custo-benefício bem melhor quando comparado a realizar revisão e manutenção do para deixar o seu próprio veículo em ordem para viajar. 

Sendo assim, preparamos esse conteúdo para te mostrar as principais vantagens de viajar alugando um carro e quais os cuidados você precisa ter para que a viagem seja um sucesso, sem imprevistos e gastos desnecessários. 

Principais vantagens em alugar um carro para viajar

Maior autonomia e menos custos de transporte 

Como falado no tópico anterior, alugar um carro garante maior autonomia sobre o roteiro, possibilitando fazer pausas estratégicas, sair do plano inicial ou acrescentar locais que surgirem ao longo do caminho.

Quando você compra transfers ou passagens internas, cancelar pode ser um transtorno estressante, além de ser passível de multas e custos indesejados. 

Além disso, dentro das cidades, estar com um carro facilita a locomoção e pode ter um custo-benefício melhor do que andar de táxi ou uber, especialmente se você estiver em grupo. 

Desfrute das garantias do seguro

Uma das melhores vantagens de se alugar um carro é aproveitar o seguro, especialmente aqueles que não possuem uma cobertura para o veículo próprio. 

Fazendo o pagamento da franquia, o locatário fica coberto pela locadora sobre danos ao veículo, furtos, além de assistências em casos de problemas como pneu furado e demais imprevistos. 

Existem diversas opções de seguro para você escolher e também é possível adicionar serviços à parte, para personalizar o contrato. 

Tire proveito dos diversos postos de devolução 

Outra excelente vantagem em alugar um carro é poder personalizar sua roadtrip chegando por um lugar e indo embora de outro. 

As locadoras de automóveis possuem pontos de devolução em diversas cidades e você pode fazer o agendamento da forma que preferir. 

Por exemplo, você consegue pegar o carro na cidade do Rio de Janeiro e devolver em Curitiba, após percorrer a estrada conhecendo todas as cidades do caminho. 

Cuidados que você deve ter antes ao alugar um carro 

1. Defina bem o tipo de viagem 

A depender do estilo e do local da viagem, diferentes tipos de carro podem ser escolhidos

Por exemplo, se for viajar por destinos urbanos, um carro econômico mais compacto pode ser a escolha ideal pensando em autonomia e facilidade de estacionamento e manobra. 

Agora, pensando em estradas de chão ou trilhas, um carro traçado 4×4 pode ser a melhor escolha pensando em segurança, mobilidade e conforto. 

O destino é quente? Um ar-condicionado pode ser necessário. Quer tornar a viagem mais confortável? Escolha um carro automático, entre outras opções. 

2. Preenchimento da ficha de aluguel 

Ao preencher a ficha de pesquisa do carro é necessário ter cuidado com algumas informações importantes que podem impactar no valor da reserva. 

São elas: 

  • Idade do condutor: geralmente, condutores acima de 25 anos pagam mais barato;
  • Motoristas adicionais: mais alguém do grupo vai dirigir? É de suma importância deixar essa informação correta; 
  • Quilometragem livre ou controlada: para preencher essa informação é necessário ter em mente o roteiro e se a quilometragem limitada sugerida é suficiente para percorrer toda a distância esperada; 
  • Tanque cheio ou vazio: a melhor opção sempre será pegar o tanque cheio e devolver cheio, visto que ter o controle da distância percorrida para devolver o carro não abastecido é bem mais trabalhoso e pode não dar certo. 

3. Política de Cancelamento

Esse ponto é crucial e acaba sendo deixado de lado por esquecimento ou negligência.

O ideal em qualquer reserva de viagem é priorizar os contratos com cancelamento gratuito. Visto que, apesar de nos prepararmos para o melhor, alguns imprevistos podem acontecer e para evitar maiores prejuízos, cancelar as reservas gratuitamente é o ideal. 

4. Estado do carro, ferramentas e pneu estepe 

Antes de fazer a retirada do carro no pátio verifique o estado do veículo, bancos, cinto de segurança, direção, faróis, limpadores de parabrisas, ar-condicionado, som e se o tanque está cheio

Confira também o pneu estepe e se o carro está com as ferramentas necessárias para uma possível troca de pneu. 

Uma boa dica é fotografar o veículo, o painel e as ferramentas, caso haja necessidade de acionar o seguro e comprovar alguma coisa. 

5. Se estiver viajando com crianças 

A opção de adicionar cadeirinha está disponível logo no formulário de pesquisa de reserva de veículos. 

Ao retirar o carro, é importante verificar se a cadeirinha está instalada corretamente e pedir as orientações de uso, visto que existem diversos modelos e é necessário estar com todos os cintos fechados da maneira correta para garantir a segurança da criança. 

6. GPS 

Outro ponto importante é verificar se o carro possui um GPS ou se possui um sistema que permita integração do seu celular com Google Maps ou Waze. 

Parece sem importância, mas um bom GPS faz toda diferença em uma viagem de carro, pode acreditar. 

7. Sinalização e leis de trânsito nos destinos escolhidos

Lembre-se de estudar as leis de trânsito e as possíveis sinalizações diferentes do seu habitual. 

Prevenir é sempre melhor do que remediar e se tem algo capaz de acabar com nossa alegria são multas indesejadas. 

Esteja preparado! 

8. Adeque sua bagagem ao tamanho do porta-malas 

Em qualquer tipo de viagem, carregar o mínimo de bagagem possível é o ideal para ficar livre de perrengues e viajar com muito mais conforto. 

Porém, em viagens de carro, é essencial calcular a quantidade de bagagem de todos os viajantes para que apenas o espaço do porta-malas seja utilizado. 

Afinal, andar com malas no colo e nos pés pode ser muito desconfortável, especialmente em grandes distâncias. 

Guarde o espaço interior para uma pequena caixa térmica com bebidas e snacks para o consumo durante o dia. 

Tomando todos esses cuidados, tenho certeza que você fará uma viagem inesquecível e confortável. 

Se você curtiu essas dicas e quer receber mais conteúdos de viagens, não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais e se cadastrar em nossa Embarque Voalá. 

Até mais e bon voyage!

Comments are closed.