Fazer roteiros de viagem é uma habilidade que todo aventureiro precisa ter. Não é uma coisa tão simples, é preciso praticar a técnica de elaborar planejamentos, além de certa antecedência, é claro.

Mas e você? Já sabe como montar o script perfeito para seus períodos de viagem?

Mesmo que você já tenha noção ou já realize com o “pé nas costas”, sempre é bom contar com mais dicas facilitadoras. E, se você sempre se enrola ao planejar suas viagens, preste atenção e aproveite!

Aqui, vou ensinar como você vai fazer roteiros de viagem para aproveitar qualquer destino, independente do período que você tiver disponível na agenda da sua viagem.

Por que fazer roteiros de viagem?

Muita gente acha que é bobagem fazer roteiros de viagem e ter tudo na ponta do lápis. 

Espero que não seja seu caso, pois, a verdade é que ele serve justamente para te dar mais tranquilidade, confiança e ainda fazer você economizar no momento de cair na estrada.

Mas, há outras coisas que um bom roteiro pode proporcionar, veja só:

  • Direcionamento: nada de ser jogado de um lado para o outro que nem uma bola de pinball. Você precisa ter um deslocamento lógico e planejado.
  • Vai passar em alguma fronteira? As chances de você ser barrado diminuem bastante, pois, os oficiais veem que você tem objetivos e planos bem elaborados para viajar, além do que demonstra que você não pretende imigrar ilegalmente.
  • Organização: é perfeito para quem gosta de ter o pé no chão e não se enrolar na hora de decidir o que fazer.
  • Aproveitar o tempo: quem deixa para decidir no local, perde boa parte da viagem tendo que fazer as escolhas dos passeios.
  • Diminui o estresse: sim, pois você não vai ter um monte de preocupações. Vai dormir sereno, com tudo previamente decidido.

Passo a passo de fazer roteiros de viagem

Antes de mais nada, é essencial saber o que constitui um roteiro, ou seja, qual seu “esqueleto”. Já vou adiantando que você pode consultar vários feitos, mas vai reparar que todos vão seguir o passo a passo:

  1. Escolha sua hospedagem próxima das principais atrações;
  2. Marque todos os locais que quer conhecer;
  3. Separe os pontos turísticos de maneira lógica, de acordo com o tempo de deslocamento e na sequência que economize esforço;
  4. Escolha não mais que 4 atividades por dia, dependendo do seu perfil e tipo de cada uma;
  5. Compare com roteiros prontos para ver se faz sentido do ponto de vista prático;
  6. Faça pequenos ajustes durante sua viagem.

Para criar um roteiro interessante, leve em consideração os seguintes aspectos:

Qual seu perfil de viajante?

Aprenda a fazer roteiros

Essa é uma parte bem importante, abandone locais tumultuados se você prefere calmaria. Não viaje para Europa no primeiro semestre, se você não gosta de frio.

Saber seu perfil de viajante é um ótimo direcionamento para a qualidade de sua viagem. Ah! Da mesma forma, você precisa consultar os demais envolvidos, sejam seus filhos, seu cônjuge ou os amigos.

A aventura vai durar quanto tempo?

Infelizmente, ou felizmente, sempre vai ficar alguma coisa por fazer. Desse modo, leve em conta o tempo disponível.

Uma regrinha interessante é:

  • 3 dias: viagem em um local mais tranquilo no Brasil.
  • 1 semana: pode ser um local com mais atrações e até um país do Mercosul.
  • Mais de 1 semana: férias! E ainda dá para viajar a cidades e até países mais distantes.

É provável que você pense: “mas eu tenho 3 dias e meu sonho é ir para Turquia”. Acontece que a gente precisa lembrar do tempo que levará o deslocamento e principalmente do jet lag.

Imagina que pesadelo, você chega no lugar de seus sonhos, mas parece um zumbi e não consegue aproveitar nada. Melhor evitar.

Tenha a listinha de documentos

Em seguida, é bom ter um checklist dos documentos necessários. Você pode se basear no modelo abaixo:

  • América do Sul: RG e Comprovante Internacional de Vacina.
  • Estados Unidos, Japão, China, Índia: passaporte e visto (e documentos inerentes a ele).
  • África do Sul: passaporte e comprovante internacional de vacina.
  • Europa: passaporte, comprovante de acomodações, dinheiro para o período, seguro saúde e passagem de retorno.
  • Dependendo do destino: carteira de habilitação internacional (principalmente se for fazer uma road trip).

Fazer tabelas ou planilhas

O próximo passo é ter uma ferramenta para organizar as informações. Nesse sentido, as planilhas são indicadas por terem ferramentas para colocar os valores, os horários e cada destino.

Você pode criar colunas a descrição de atividade, horário e valor. Veja o exemplo:

Dia 1

Atividade HorárioValor
Andar de Caiaque11:00R$ 80,00
Passeio Bike pela orla16:30R$ 30,00 (aluguel)

Deixe espaço para descansar

Ao fazer roteiros de viagem, nunca negligencie seu período de descanso. É sério, mesmo estando no pique é bom deixar janelas para momentos de fôlego.

Pense, por exemplo, se você estiver viajando sozinho e conhecer alguém. Vai querer sair, bater-papo, marcar um barzinho, mas daí você percebe que programou atividades demais. 

Viu? Sempre vale deixar um tempinho vago para imprevistos.

O que eu quero dizer é que espaços no roteiro podem dar lugar a situações inesperadas e muito bem-vindas.

Roteiros de viagem e dinheiro, é importante?

Finalmente, inclua sempre o seu orçamento no roteiro. Pode ser a quantia que você vai gastar por atração ou por dia. Isso ajuda a equilibrar o que você vai gastar durante toda a viagem.

Gastar muito no começo e ficar sem grana para comprar um algo depois, um souvenir que seja, é complicado e já vi acontecer. Por isso, esse é outro ponto que se deve tomar cuidado.

Por falar nisso, vale a pena colocar em seu roteiro qual o momento em que você vai fazer o câmbio, caso viaje para o exterior. Eu recomendo fortemente que você faça o câmbio aos poucos durante a viagem.

Compre a maior parte do dinheiro na moeda local de onde vai antes de partir. Mas claro que você pode precisar de alguns trocados no meio da jornada. Neste caso, procure a casa de câmbio com preço mais justo

Internet e aplicativos podem salvar seu roteiro

Você já deve ter percebido que não precisa se descabelar para criar o roteiro perfeito, não é? Há aplicativos que ajudam a organizar a rotina fora de casa, solicitar carros para se deslocar e fazer reservas em hostels e hotéis.

Em suma, facilitam nossa vida e diminuem o estresse da organização. Então, por que não usar a tecnologia ao se favor? Eu já separei  alguns que uso, olha aqui neste post

Pesquise em blogs que oferecem dicas e roteiros prontos

Assim sendo, a primeira coisa que você pode consultar são os blogs que tem roteiros prontos. No próprio blog da Voalá a gente já deu dicas de roteiros incríveis por Jericoacoara e Recife, por exemplo.

Outra coisa que não podemos esquecer é que você pode adaptar roteiros já prontos. 

Assim, mesmo que seja feito com todo carinho e dedicação, sempre há espaço para colocar o “seu jeito de viajar” e alterar para as escolhas que achar necessárias.

Conheça relatos 

Usando a internet, você também pode ler relatos de outros viajantes sobre o destino que está indo. O site mochileiro.com é um ótimo local para ficar por dentro de relatos de viajantes.

Os podcasts são outro achado que indico para todo viajante de plantão, eles apresentam os destinos e  mostram, na prática, situações vividas por outra pessoas. Por isso, não perca tempo e conheça nossa seleção com os 7 melhores.

Fazer roteiros de viagem: saiba os preços reais

Há ainda sites que são atualizados com os valores recentes, isso evita de você pagar mais por ter se planejado com informação antiga. Nesse quesito o Numbeo e o Quanto Custa Viajar podem te favorecer.

Usar aplicativos: Movit, Omio e Voalá

Na questão da praticidade, os aplicativos são uma bela de uma ajuda. Os principais que eu uso e boa parte da Voalá também, são esses:

Fazer roteiros de viagem com o Google Maps

Deixei um tópico só para o Google Maps, pois a gente sabe que ele é o veterano no quesito fazer roteiros. Tanto é que ele possui uma plataforma só para isso, My Maps.

Por lá, você consegue marcar os pontos turísticos que quer conhecer, traçar rotas e até personalizar com cores, ícones e descrições. O canal Sunday Cooks explica em detalhes como funciona:

Como montar um roteiro de viagem usando o Google Maps | Sundaycooks

Dicas para fazer roteiros de viagem em família

Assim, quando a família toda  vai participar da viagem, a gente precisa manter o conforto de todos. Por isso, aqui vão dicas específicas para esse tipo de viagem:

  • Reserve assentos próximos no avião.
  • Tenha atividades que envolvam todos da família.
  • Evite as filas e compre as entradas em atrações pela internet.
  • Mostre o roteiro para todas as pessoas e combinem juntos as melhores opções.
  • Inclua espaços abertos no roteiro, como parques e museus a céu aberto. Esses ajudam a descansar e revitalizar as energias, principalmente de crianças e idosos.

Roteiro para os viajantes solo

As principais dicas para quem viaja sozinho são:

  • Tenha um roteiro mais flexível e converse com os moradores locais sobre as atrações.
  • Use diferentes tipos de locomoção para ver a cidade sob diferentes ângulos.
  • Procure por eventos esporádicos, como encontro de viajantes, saraus, shows, etc.
  • Dependendo do local, use aplicativos de carona para distâncias curtas.
  • E tenha coragem, passeie, vá a pontos que você realmente quer visitar e que fazem sentido para você.

Deixe um pouco a timidez de lado, se ela existir, e faça amizades, pergunte e viva a cidade que está visitando com as dicas passadas pelas pessoas que conhecer.

Organização para viagem em casal

Agora, se você quer incluir seu amor na viagem, pense em:

  • Lugares tranquilos.
  • Hotéis com sossego e conforto.
  • Inclua jantares românticos.
  • Conheçam pontos turísticos diferentes, caso tenham gostos distintos e depois troquem experiências de como foi que cada um aproveitou o dia.
  • Combinem juntos os principais pontos.
  • Viagem em dias comemorativos, como o dia que se conheceram, no dia dos namorados etc. Mas planejem com antecedência para não pagarem preços altos.
  • Deixem a atividade que os dois mais querem fazer por último. Vai ser o Gran Finale da viagem.

Eu deixei uma ótima dica para o final: nossas redes sociais. Por elas você sempre fica por dentro de novidades e ainda aproveita promoções exclusivas.

Sem falar que a gente sempre coloca fotos dos melhores lugares ao redor do Brasil e do mundo. É uma pequena pitada das cidades mais envolventes para te motivar a continuar viajando.

Então, não dá mole, segue a Voalá no Facebook e Instagram e marque a gente nos seus TBT’s de viagem para descobrirmos quais locais você já explorou.

Comments are closed.