Você sabe como organizar um bate-volta no pós-pandemia? As viagens curtas são o próximo passo para que a gente retome o turismo e se mantenha protegido. 

Pois é, finalmente algumas cidades já estão tendo queda no número de contágio por Covid-19. É o que afirma o site G1 e o Correio Popular, os portais mostram que as quedas já chegam a 26% no mês de setembro.

Isso significa que podemos vislumbrar horizontes melhores em pouco tempo. Além disso, não podemos esquecer que há 3 vacinas sendo testadas no Brasil.

Haja coração, não é viajante?! Pois então, para dar aquela desestressada que tal preparar algumas viagens menores pelo Brasil? 

É, o turismo nacional vai ser a melhor opção pelos próximos meses. Por isso, vamos entender como se preparar para as viagens mais curtas.

Como escolher seu destino para viagens curtas

Levando em consideração a diferença de momento que estamos vivendo, é preciso ter alguns parâmetros no momento de decidir para onde viajar. Até porque queremos aproveitar com segurança, não é?

Sendo assim, prefira:

  1. Cidades próximas: percursos menores podem ser melhores manejados e você vai levar menos tempo para estar de volta em casa. Além disso, sua viagem acaba fortalecendo o turismo da sua região.
  1. Contato com a natureza: para começar, você terá toda a conexão com o ambiente que falamos em nosso artigo de turismo ecológico. Depois, ambientes ao ar livres são mais arejados e diminuem os riscos de contágio.
  1. Destinos menos concorridos: é a forma mais estratégica de fugir das aglomerações. Sabemos que determinadas épocas do ano também podem encher mais algumas áreas, então, vale apenas evitar os destinos mais procurados no momento.
  1. Protocolos do Ministério do Turismo: escolha hotéis, restaurantes e pontos turísticos que sigam rigorosamente as normas de higienização do governo. Do mesmo modo, veja também se eles possuem o Selo de Turismo. 
  1. Viagens de carro: nelas você controla a limpeza, higieniza com facilidade e conhece quem vai com você. Então aproveite para pegar mais dicas e realizar de forma segura as suas viagens em quatro rodas.

6 Dicas para você fazer uma boa viagem:

  1. Menos é mais

Agora que você já sabe como escolher destinos que tenham a sua cara, vamos passar 6 dicas essenciais para que aproveite sua viagem como se deve.

Os momentos de viagens curtas não são feitos para que você faça roteiros muito complexos. Prefira não ir a muitos pontos turísticos.

Vale também fazer sua lista de desejos, deixar alguns roteiros prontos de locais que você gostaria de conhecer ou de atividades que quer realizar no lugar.

  1. Relaxe e aproveite

Os bate-voltas são feitos para que você não tenha muita preocupação, então, deixe que esse seja seu momento de não pensar em nada. Vale até curtir uma preguiça na cama do hotel sem culpa.

  1. Pouca bagagem

Uma escapadinha não combina com malas enormes e roupas muito chiques. Então aposte em uma mochila e no máximo uma mala de mão.

Para as mulheres, talvez seja o momento de assumir um visual mais despojado e deixar secador e chapinha em casa. 

Ou, talvez, usar aqueles portáteis, como dissemos nos nossos artigos de o que levar na mala de viagem.

  1. Calcule o tempo na estrada

Lembro de uma vez que eu e meus amigos queríamos tirar um final de semana para sair de Portugal até Barcelona. O problema é que perderíamos um dia inteiro na estrada.

Assim, veja quanto tempo vai demorar o percurso, se for tomar uma grande parcela de seu tempo, escolha outro local. Principalmente porque você vai se cansar e pode acabar não curtindo o local direito. 

  1. Procure por pacotes de viagens

E que tal não se preocupar com muita coisa, só cair na estrada? Pacotes de viagens são perfeitos para isso, buscando no lugar certo você pode encontrar valores justos e nas suas datas.

É o caso do buscador Voalá que encontra o match perfeito para sua próxima viagem. Além disso, temos o aplicativo dele com versão para Android e IOS.

  1. Veja a logística da acomodação

Para otimizar seu tempo, prefira uma acomodação que esteja situada estrategicamente. Ela precisa estar próxima aos principais pontos da cidade escolhia, se for na praia, prefira um hotel a beira mar.

Viagens curtas próximas a grandes cidades

Depois de entender tanto sobre viagens curtas, você já deve estar ansioso para por o pé na estrada. Calma, eu fiz uma seleção de várias boas alternativas saindo de algumas cidades grandes brasileiras.

São Paulo

Saindo da metrópole de São Paulo, há destinos que são tranquilos e podem fazer seu fim de semana ou feriado prolongado mais animado. É o caso de:

  • Brotas: está a cerca de três horas da capital, o município conta com um parque ecológico cheio de cachoeiras. Somando a isso, dá para pular de tirolesa, fazer rafting, canoagem e trilhas por paisagens de tirar o fôlego.
  • Ilhabela: seguindo pelo litoral norte, dá para encontrar a famosa Ilhabela que conta com mais de 40 praias e 365 cachoeiras. Além de fazer mergulho, nadar e explorar, você pode se deliciar com os frutos do mar.

Brasília

Quem mora no Distrito Federal e região também conta com excelentes opções de lazer:

  • Alto Paraíso: é ponto estratégico para explorar a Chapada dos Veadeiros, por lá você conta com trilhas pelo cerrado, diversas cachoeiras, tirolesa e muita aventura.
  • Caldas Novas: também não fica para traz, deleite-se nos resorts com água quente, conheça diversas cidades próximas e reserve seu tempo para relaxar.

Rio de Janeiro

É sombra e água fresca que a gente gosta! Então, no Rio, há duas opções bem distintas que citamos aqui:

  • Arraial do Cabo: fica pertinho do Rio de Janeiro, 150 km. Chegando lá você encontra praias de águas azulzinhas. Dá para andar de barco, visitar mirante, ir em gruta e ainda experimentar a gastronomia local.
  • Paraty: está a um pulo do Rio de Janeiro e é famosa pelo ar cultura da cidade, feiras e eventos como a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). Além de aproveitar uma praia, dá para fazer trilha, cavalgada, escalada e tours culturais.

Curitiba

Curitiba por si só já tem atrações para o ano inteiro, mas é claro que quem mora lá vai querer dar um pulinho na:

  • Morretes: uma cidadezinha charmosa que além de um passeio de trem ainda reserva muitas aventuras, como por exemplo descer o Rio Nhundiaquara em uma boia. E se você curtir, pode fazer um tour pelos vinhos e cervejas artesanais da cidade.

Salvador

Os baianos também podem ser divertir, saindo de Salvador dá para ir à:

  • Ilha de Itaparica: os tons de verde estão por todos os lados, e você pode visitar as praias, fazer atividades ao ar livre e conhecer a costa em uma das excursões.
  • Itacaré: em cerca de 250 km é possível chegar a essa pacata cidade. Ela é recheada de praias lindas e cachoeiras para serem exploradas, como a da Usina.

Manaus

Já se você está saindo da capital do Amazonas, é possível chegar a:

  • Alter do Chão: uma comunidade que se sustenta por meio do turismo ecológico. Assim dá para: fazer excursões de barco, trilhas, mergulhar e nadar. Além de se deleitar nas praias de água doce. 
  • Presidente Figueiredo: é outro local recheado de atividades em meio a natureza. Vá a cachoeiras, explore grutas e tire as fotos mais instagramáveis na Lagoa Azul.

Prontinho! Agora só falta você simular sua próxima viagem e encontrar o melhor lugar para ir. Clique aqui e use o simulador da Voalá, assim você aproveita melhor sua viagem de curta duração.

Voalá: menos destino, mais viagens.

Comments are closed.