Depois que as companhias aéreas passaram a cobrar para despachar bagagem, as filas de embarque ficaram lotadas de malas e, como era de se esperar, as regras ficaram mais rígidas quanto ao que aceitar como “bagagem de mão”.

Então, pense no climão: você chega no aeroporto, pront@ pra embarcar, até que descobre que precisará despachar sua bagagem porque ela ultrapassou o limite de peso permitido ou porque não tem mais espaço pra guardar no avião. ?

Nesse momento, toda sua tranquilidade pré-viagem se transforma em um grande estresse, com você correndo pelo aeroporto para despachar sua bagagem a tempo e ainda sabendo que irá arcar com um gasto imprevisto. ???

É, ninguém quer viver esse drama! Por isso, presta atenção nesse texto e guarda essas dicas essenciais pra seguir com a sua viagem sem dor de cabeça. Bora lá?

Como funciona a Política de Bagagem de Mão?

Para voos nacionais, a sua bagagem de mão tem que pesar até 10kg e medir até 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de espessura (contando com bolsos, rodas e alças).

Isso para voos nas principais companhias aéreas (Azul, Gol e Latam).

Então, foca nesses números como se fosse uma dieta e não vamos ultrapassar, ok? Vale medir antes de ir pro aeroporto pra ter certeza.

Como referência, os atendentes das companhias têm utilizado uma caixa. E o critério é o seguinte: se a caixa vestir a sua bagagem, ela está liberada para ir com você dentro da aeronave durante o voo. De modo contrário, nem adianta chorar e já pode ir pra fila do despacho.?

Além da bagagem de mão, essas empresas também permitem que você leve 1 artigo pessoal com você no voo, sem precisar pagar por isso.

Como artigo pessoal, são permitidos os segundos itens: bolsa pequena ou pasta de trabalho, notebook ou tablet, câmera dentro do case, cobertor, muletas, guarda-chuva, livros ou revistas.

O que pode levar na bagagem de mãos:

– Produtos de cabelo e pele (independente da quantidade).
– Álcool em gel.
– Aerossóis de uso médico ou de higiene pessoal (desde que tenham máximo 300 ml).
– Aparelhos de barbear em cartucho e objetos com lâminas menores que 6 cm (como cortadores de unha e alicates sem ponta).
– Medicamentos (com prescrição médica).
– Alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais (desde que estejam na quantidade certa para utilização durante o tempo total do voo, incluindo escalas).
– Bebida alcoólica (desde que não ultrapasse 5 litros no total, 70% de teor alcoólico e estejam com o lacre de fábrica).
– Líquidos em geral (como cosméticos e outras bebidas), desde que estejam em recipientes plásticos de até 100ml cada um.

O que não pode levar na bagagem de mão:

– Utensílios com ponta afiada.
– Tesouras.
– Navalhas.
– Canivetes.
– Instrumentos multifuncionais (como canivete suíço).
– Aerossóis com componentes químicos ou inflamáveis.
– Espátulas.
– Palitos de unha.
– Instrumentos de construção.

Tarifas e taxas para despachar bagagem

Atualmente, se sua bagagem de mão for despachada por excesso de peso ou dimensão, você terá que desembolsar entre R$ 60,00 e R$ 140,00 de taxa, dependendo da regra tarifária de sua passagem e da companhia aérea.

Para conferir as tarifas e taxas específicas de cada caso, você pode ver os detalhes diretamente nos sites ou com centrais de atendimento das companhias:

– Azul: acesse https://www.voeazul.com.br/bagagem ou ligue na Central de Atendimento (4003 1118, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 887 1118 para demais localidades).

– Gol: acesse https://www.voegol.com.br/pt/informacoes/viaje-sem-duvidas/bagagem-de-mao-e-despachada ou ligue na Central de Atendimento (0300 115 2121).

– Latam: acesse https://www.latam.com/pt_br/informacao-para-sua-viagem/bagagem/bagagem-de-mao/ ou ligue na Central de Atendimento (0300 777 2000).

5 dicas pra você não precisar despachar a mala

São dicas para que você não ultrapasse os limites de peso nem de dimensões da sua bagagem de mão. Olha só:

Não leve os recipientes inteiros dos seus produtos de higiene e beleza para a viagem.

Eles vão ocupar muito espaço, pesar mais e, com certeza, você não vai usar tudo na viagem. Então, o segredo é pegar potes pequenos e colocar uma quantidade menor dos produtos em cada um, o suficiente para usar no período da sua viagem.

Leve itens menores adequados para viagens.

Fala sério, você não quer despachar bagagem, mas pretende levar um secador de cabelo profissional gigante? Temos que rever isso daí, né?

Nada de exagerar nas roupas e sapatos, leve apenas o necessário.

Essa é a hora de testar a criatividade e ousar na variação das combinações.

Leve roupas com tecidos mais leves e menos volumosos na mala. Quanto às peças mais pesadas, tente já ir vestid@ com elas no voo.

Pode confiar, isso vai economizar um baita espaço na sua mala.

Controle-se na hora das compras durante a viagem e nos presentes e lembrancinhas para a galera.

Caso já tenha viajado com a mala no limite de tamanho e de peso, não vale a pena arriscar. Tente voltar com algo novo só se tiver um motivo muito especial ou for realmente importante pra você, ok?

E, claro, tente chegar o mais cedo possível no embarque pra conseguir pegar espaço nas cabines dos aviões e não precisar despachá-la sem querer, fechado?

E não esqueça: conte com @Voalá para a sua viagem!

Aqui n@ Voalá queremos tornar a sua viagem o mais incrível possível. Conheça o nosso site e inicie o planejamento da sua próxima viagem desde já!

Ainda tem dúvidas sobre a gente? Esclareça agora mesmo neste artigo: @ Voalá é confiável? Confira!

#VaiDeVoala

Leia também: Arrumar a mala é um problema pra você? Se liga nessas dicas! 

Comments are closed.