Arrumar a mala costuma ser um caso de amor e ódio para os viajantes, mas vamos lá! Com algumas dicas práticas e simples, é possível tornar essa atividade menos traumática e ficar só com a parte boa da ansiedade pré-viagem ?. Cola na gente e acredite que vai dar certo!

Então, “xô” preguiça, que hoje a gente acordou bem Marie Kondo, ein?

Arrumar a mala: dicas de organização para fazer caber tudo

Coloque os cintos enrolados dentro das golas das camisas sociais.

Já pensou nessa? Além de economizar espaço, isso irá evitar que a gola das camisas amassem.

Use caixas de óculos para colocar cabos e dispositivos eletrônicos.

Pegue aquelas caixinhas que estão paradas aí na sua casa (ou com um amigo/familiar) e dê a elas uma nova utilidade. Elas ficam compactas na mala e são ótimas para guardar carregadores, fones de ouvido, cabos, pilhas, adaptadores.

Coloque as calças primeiro.

Essa é uma regrinha básica que vai te ajudar bastante. Estenda as calças no fundo da mala, deixando a parte das pernas pra fora. No final, depois que colocar todas as roupas, é só dobrar as pernas por cima e fechar a mala.

Faça “rolinhos” das outras roupas pra economizar espaço.

Esse é um dos grandes truques para economizar espaço da mala e, ainda, evitar que as roupas fiquem com marcas fortes de dobra.

Coloque as meias dentro dos sapatos ou sutiãs.

Usar uma sacola ou necessaire só para as meias? Ou colocá-las naqueles bolsos da mala? Nada disso! Pra economizar espaço de verdade, coloque-as dentro dos sapatos ou sutiãs.

Use toucas de banho para guardar os sapatos.

Pode ser aquelas toucas plásticas descartáveis mesmo, que até alguns hotéis costumam oferecer. Além disso,  evitar que você suje as outras peças com a sola, elas ainda se adequam melhor à forma dos sapatos.

Produtos de higiene pessoal, cosméticos, remédios, maquiagem e roupas íntimas devem ir em compartimentos separados.

Não invente de colocá-los jogados pela mala, vai acabar ocupando um espaço desnecessário e os produtos ainda poderão sujar suas roupas. Mais importante, prefira aquelas bolsas com materiais mais maleáveis pra ficar mais fácil de encaixar, ok?

Coloque as peças maiores e mais volumosas por cima.

Dessa forma ficará mais fácil de ir encaixando e adequando nos espacinhos que sobrarem.

Roupas que amassam devem ser colocadas por último e dobradas o mínimo possível!

Uma boa dica também é, na hora de fazer os “rolinhos”, dobrar essas peças normalmente, mas abaixo da cintura. Assim, quando for usar uma camisa e colocar por dentro da calça, por exemplo, as dobras não ficarão visíveis.

Abuse dos sacos à vácuo para arrumar a mala.

Essa é uma ótima dica pra economizar espaço, já que os sacos vão se adequar o máximo possível às peças. E, claro: é uma excelente ideia pra usar naquelas peças mais volumosas que falamos lá em cima, né? Vários sites já estão comercializando bombinhas à vácuo portáteis que podem funcionar à pilha ou carregamento USB. Essa dica foi top, diz aí? 🙂

Além dessas dicas, lembre-se de selecionar bem as peças de acordo com o destino e com as suas atividades principais. Consequentemente, pense, também, na temperatura prevista para o período da viagem

Antes de começar a arrumar a mala, pegue tudo que pretende levar e coloque na sua frente pra ter uma boa visão sobre as suas escolhas. Evite excessos e, se possível, planeje combinações diferentes para cada item.

Já pensou se dá problema de excesso de bagagem? Vamos evitar isso aí.

E cuidado com as escolhas aleatórias, ok? Garanta que as combinações de calças com blusas, por exemplo, façam sentido com o seu estilo.

“E se eu esquecer alguma coisa, Voalá?”. Salva aí este Checklist sensa!

Separamos por categoria pra ficar mais fácil pra você se organizar. Olha só:

– Roupas e vestimentas (calças, legging, vestidos, saias, bermudas/shorts, camisetas/blusas, camisas, casacos, moletons/malhas, pijamas, roupas de banho, peças íntimas, meias, sapatos, sapatilhas, tênis, chinelos e sandálias).
– Acessórios (luvas, gorros, cachecóis, cintos, joias/bijuterias, bolsas, guarda-chuva/capa de chuva, acessórios de cabelo).
– Itens de higiene pessoal (shampoo/condicionador, sabonete, hidratante, escova e pasta de dente, fio dental, desodorante, ítens para barbear, cotonete, algodão, cortador de unhas).
– Itens variados (livros, produtos para cabelo/pele, maquiagem, protetor solar, perfume, escova de cabelo ou pente, secador de cabelo/chapinha/babyliss, kit primeiros socorros, remédios).
– Documentos (Passaporte, Cartão de vacinas, RG, CPF, carteirinha estudantil, cartões de crédito/débito, CNH).

Colocamos o maior número de opções possíveis pra você não esquecer de nada. Mas, claro, você pode adequar o checklist de acordo com o seu destino e com a sua viagem, ok?

De malas prontas, não há mais o que dizer, apenas:

Ainda precisa comprar sua passagem e escolher sua hospedagem? Então, venha dar uma espiadinha aqui, vai!

Leia também: A Voalá é confiável?

Comments are closed.