Tempo de leitura: 9min 43sec

Conhecer mais sobre vinhos não é apenas um programa para quem aprecia a bebida. Conhecer vinícolas é fazer um passeio por cultura e história.

Muitas pessoas pensam que para conhecer boas vinícolas é preciso sair do país e viajar para locais como Chile, Portugal, França ou Itália. Mas, aqui mesmo no Brasil, é possível conhecer vinícolas mais do que especiais. 

Geralmente, os passeios em vinícolas englobam as visitas às plantações de uvas, à área onde os vinhos são fabricados, ao “Casarão” e à loja onde geralmente acontecem as degustações. 

É um programa divertido para viajantes solo, casais e até mesmo famílias com crianças, pois a maior parte das vinícolas também produz suco de uva e/ou fazem degustação de uva quando os passeios são realizados na época da colheita. 

E aí? Está pronto para conhecer as melhores vinícolas do Brasil? 

Aproveite a leitura! 

Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves 

A vinícola Aurora, localizada na Serra Gaúcha, é a maior vinícola do Brasil e dois de seus vinhos (Aurora Espumante Moscatel, Aurora Reserva Merlot) estão listados dentre os 100 melhores vinhos do mundo em um ranking criado pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos. 

 Além disso, o suco de uva integral Aurora também é muito conhecido e está quase sempre na lista de compra de quem busca um estilo de vida mais saudável. 

A vinícola disponibiliza três tipos de visita: a visita turística tradicional, a turística com minicurso de degustação e de degustação da linha Super Premium. 

Cada um possui especificações e datas de visitas distintas, por isso é importante se programar com antecedência. 

Para aproveitar sua viagem para a Serra Gaúcha, não deixe de incluir no roteiro Gramado e Canela, principalmente se você for viajar durante o inverno ou nas festas de fim de ano. 

O Natal Luz de Gramado é um espetáculo à parte que merece ser vivido bem de pertinho. Uma boa ideia é alugar um carro e realizar uma roadtrip pela região, visto que todas as cidades da Serra são vizinhas. 

Vinícola Terrassos, na Serra da Mantiqueira

Localizada na cidade de Amparo, no estado de São Paulo, a Vinícola Terrassos produz vinhos especiais. 

A elevada altitude e o clima com temperaturas amenas favorecem as duas safras anuais e garantem sabores diferenciados. 

O tour na vinícola tem duração aproximada de 50 minutos e lá, é possível conhecer mais sobre a história dos vinhedos, as espécies de uvas cultivadas e o processo de produção dos vinhos. 

E, é claro, a degustação também está inclusa e é possível degustar sete rótulos: Moscatel Branco Demi Sec, Máximo Tinto Seco, Máximo Tinto Demi Sec, Máximo Tinto Suave, Tinto Syrah 2015, Tinto 4 Estações Syrah/Máximo 2015 e Tinto 4 Estações Syrah 2016.

 Para complementar a viagem, vale a pena visitar Campos do Jordão, localizada a 243,6 km de distância. Aproveite para fazer uma viagem com seu parceiro ou parceira e aproveite o clima romântico da serra para tomar bons vinhos e comer fondue. 

Vinícola Terranova 

A Vinícola Terranova está localizada no Vale do São Francisco, na Bahia, às margens do Rio São Francisco. Além disso, ela faz parte do Miolo Wine Group, o maior exportador de vinhos no Brasil. 

Por ser regada pelas águas do Velho Chico, a Terranova também possui duas safras por ano e produz cerca de 4 milhões de litros: 2 milhões para espumantes e vinhos, e 2 milhões para destilar. 

Lá, eles são dedicados em produzir espumantes, vinhos jovens com toques frutados e suco de uva integral. 

A vinícola também faz parte do roteiro enoturístico chamado “Vapor do Vinho”, um tour realizado pelo Rio São Francisco, que passa por atrações turísticas e possui uma deliciosa degustação de comidas típicas, vinhos e espumantes Terranova. 

A Terranova está aberta para visitas aos sábados e domingos, com um passeio que inicia às 8h da manhã e termina às 17h30, saindo da cidade de Olinda – PE. O valor é em torno de R$160 por pessoa e inclui o transfer rodoviário e fluvial, música ao vivo, visita a vinícola Terranova com degustação de vinho, brandy, espumantes e almoço.

Um super passeio, hein? 

Qual a melhor época para visitar as vinícolas?

O período mais comum de colheita de uvas no Brasil é entre o final do mês de janeiro e o final do mês de março. Mas, é uma boa ideia verificar diretamente com a vinícola, pois a Terrassos e a Terranova possuem duas safras por ano. 

Agora, você está pronto para sua próxima viagem na buscar das melhores vinícolas do Brasil. Não deixe de nos seguir nas redes sociais para acompanhar todas as nossas dicas e roteiros de viagem. 

E se você curtiu esse conteúdo, compartilhe com seus amigos e vamos fazer as nossas preciosas vinícolas serem cada vez mais conhecidas. 

Até logo! 

Comments are closed.