A astrofotografia nada mais é do que fotografar os astros, ou seja, estrelas e demais componentes que existem no céu, como as galáxias, planetas e satélites.

Essa prática, com o avanço da tecnologia, cresceu e se tornou, além de um ofício, um hobbie àqueles que gostam de observar as estrelas. 

Ou seja, já é possível capturar imagens lindíssimas do espaço em câmeras normais e, até mesmo, dos smartphones mais novos. Nesse sentido, existem técnicas e macetes que podem garantir fotos cada vez melhores. 

Atualmente, no Brasil há alguns lugares estratégicos para a astrofotografia e eu quero compartilhar 4 deles com você. Mas, primeiro vamos falar um pouco sobre as melhores câmeras e principais técnicas para praticar essa arte.

Qual o equipamento necessário para praticar a astrofotografia? 

Como dito anteriormente, não necessariamente você precisa ter câmeras profissionais e de valor elevado. Basta o simples, mas alguns itens são essenciais para realizar boas capturas fotográficas do espaço. São eles: 

  • Câmera DSLR: esse tipo de câmera possui um jogo de espelhos, sendo capaz de mostrar no visor exatamente a cena que será capturada. A sigla significa: Digital Single Lens Reflex.
    (INSERIR A IMAGEM DA CÂMERA)
  • Tripé: fundamental para produzir imagens de qualidade. Ao fotografar no escuro, é preciso um tempo de exposição maior para que o máximo de luz do ambiente seja capturado pela máquina. Por isso, qualquer mínimo movimento na câmera pode resultar em uma foto completamente borrada. Vale também para o “modo noturno” da câmera dos novos iPhones.
    (INSERIR A IMAGEM DO TRIPÉ)
  • Lâmpada de cabeça ou lanterna: lembre-se que você estará fotografando na ausência total de luz artificial. Por isso, uma lanterna ou luz de cabeça é essencial para você conseguir se movimentar e preparar a câmera para fazer as fotografias.
    (INSERIR A IMAGEM/PEÇA QUE CONSTE LÂMPADA DE CABEÇA E LANTERNA)

No site iPhoto Channel, você encontra os melhores modelos de câmeras para a prática da astrofotografia. 

Agora, vamos te mostrar lugares estratégicos para treinar a sua astrofotografia aqui no Brasil.

1. Jalapão 

O Parque Estadual do Jalapão é uma imensa reserva e unidade de conservação brasileira de proteção à natureza, localizado entre as cidades de Mateiros e São Félix do Tocantins, no estado de Tocantins. 

É um local de paisagens singulares no Brasil, com fervedouros de águas azuis cristalinas, cachoeiras e dunas de areia intocadas pela civilização.

De antemão, um aviso, em alguns locais do Jalapão o sinal de telefone e internet simplesmente não funciona, a não ser nas proximidades da cidade. 

Por isso, viva esse lugar inesquecível sem distrações!

Contudo, por ser distante de áreas urbanas, fotografar o céu no Jalapão é sem dúvidas uma experiência fantástica de imersão na natureza, aproveitando a riqueza das noites estreladas e sem nuvens, devido ao clima quente da região. 

Lembre-se de viajar no período da seca, que vai de maio a setembro, onde o céu é limpo, o dia bem quente e as noites mais frescas. 

Não se esqueça de contratar um bom guia de viagem, pois é um destino complicado para fazer por conta própria, devido às estradas de areia e o difícil acesso à comunicação. 

2. Astrofotografia em São Thomé das Letras

São Thomé das Letras é um pequeno, mas famoso, destino no interior de Minas Gerais, localizado a 346 km de Belo Horizonte. 

O destino é muito conhecido por seu clima frio e belezas naturais, sendo muito visitado em viagens românticas de casais em lua de mel, ou por aqueles que querem passar um fim de semana tranquilo em meio à natureza. 

Lá, existe um local que se chama Casa da Pirâmide, uma construção piramidal com janelas em todo o seu comprimento, oferecendo uma visão de 360º para o vale. 

O local é muito visitado por pessoas que querem ver o pôr-do-sol e por quem gosta de apreciar as estrelas à noite. 

Outra coisa, é muito comum subir ao telhado para ter uma melhor visão do céu e tirar aquela fotografia perfeita para o Instagram. Quem visita o local, diz que de lá parece possível tocar as estrelas.

3. Brotas 

Brotas se destaca também por ser um excelente destino de ecoturismo no estado de São Paulo.

A cidade oferece diversas atividades para os turistas, como trilhas, rafting, tirolesas e possui uma diversidade de cachoeiras, coisa de cinema mesmo!

Por ser uma extensa área verde preservada, é um local excelente para a prática da astrofotografia, apesar de ter uma altitude de apenas 645 metros.

Antes de mais nada, aproveite para passar o fim de semana e conhecer o restaurante Brotas Zen, o mais famoso da cidade.

Se viajar de carro, Brotas está a 290 km de São Paulo, via Rodovia Marechal Rondon e BR-369.

4. Visconde de Mauá 

Chegamos à nossa última dica, Visconde de Mauá!

A cidade é um destino serrano e muito especial, com 1.800 metros de altitude, localizado entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Da capital paulista, são 290 km de viagem, perfeito para uma viagem de fim de semana. 

A cidade é muito tranquila, cercada por natureza e, por estar localizada no alto da montanha o céu é limpo praticamente todos os dias, sendo o cenário ideal para fotografar o céu. 

A sugestão é que você viaje para Visconde de Mauá na época do calor, para que possa aproveitar as belíssimas cachoeiras da região, visto que as águas desse local são muito geladas. 

Aproveite também para conhecer o restaurante Trem de Minas e aproveitar o melhor da culinária mineira do estado do Rio de Janeiro. 

Destino escolhido 

Após escolher o seu destino, não se esqueça de começar a planejar a viagem com antecedência, mesmo que você vá fazer uma viagem curta. 

Como as cidades são pequenas, mesmo em tempos de pandemia, estão sujeitas a lotação devido a diminuição da disponibilidade de hotéis e pousadas a fim de cumprir as normas e cuidados para evitar a transmissão da Covid-19. 

Por isso, antecipe-se. No site da Voalá, você encontra tudo o que precisa para sua viagem, incluindo aluguel de carro, caso você opte por um dos destinos mais próximos. 

Aqui no Blog da Voalá você também encontra outros conteúdos sobre destinos para realizar viagens de fim de semana, não deixe de conferir. 

E, para ficar por dentro de novidades, promoções e dicas de viagem, cadastre-se na nossa Embarque Voalá. 

Comments are closed.