O Bairro da Liberdade é, sem dúvidas, uma das atrações mais famosas de São Paulo. Também conhecido como o “Japão dentro de São Paulo”

O local é uma mistura da cultura brasileira com a cultura oriental oriunda dos imigrantes de origem asiática, em sua maioria, japonesa. Então, se você gosta de história, cultura, kpop, animes, k-beauty e culinária asiática, a Liberdade é o local certo para você. 

O início da imigração japonesa na região teve início no ano de 1912 e, a partir daí, eles começaram a abrir empreendimentos, restaurantes e lojas com produtos e serviços típicos. 

Em 1960, outros imigrantes orientais, como coreanos e chineses também chegaram ao Bairro da Liberdade, estabeleceram residência e difundiram sua cultura, deixando o local ainda mais rico e atrativo para moradores locais de São Paulo e turistas de todo o Brasil. 

Quer conhecer mais sobre a famosa Liberdade? Continue a leitura! 

O que você não pode deixar de fazer no Bairro da Liberdade?

1. Visitar o Museu da Imigração Japonesa

Este, com certeza deve ser uma atração que você não pode deixar de colocar no seu roteiro. Se você gosta de história, tenho certeza que irá se apaixonar por viajar através dos 3 andares e mais de 95 mil peças expostas no Museu da Imigração Japonesa

Observe objetos pessoais, livros, quadros, diários, vídeos, além de inúmeros relatos disponíveis para entender como ocorreu e como sucedeu a imigração japonesa no Brasil. 

Programe-se para fazer sua visita na quarta-feira, pois a entrada é gratuita.

2. Fazer compras nos famosos mercados asiáticos 

Para quem gosta de culinária japonesa e quer arriscar aprender a fazer alguns pratos, comprar seus ingredientes nos mercados tradicionais no Bairro da Liberdade pode ser uma experiência muito divertida e deliciosa. 

É fácil passar horas observando todos os tipos de alimentos prontos, verduras frescas, temperos, especiarias, doces, chás, bebidas e mais uma infinidade de produtos importados, particularmente difíceis de serem encontrados nos mercados brasileiros. 

Grande parte destes mercados e empórios estão localizados na Praça da Liberdade e na Rua Galvão Bueno. Como indicação direta, não deixe de colocar em seu roteiro: 

  • Marukai;
  • Mercado Azuki;
  • Korea Mart;
  • Towa. 

3. Passear na Feirinha da Liberdade

Desde o ano de 1975, em todos os finais de semana acontece, na Praça da Liberdade, a Feirinha de rua que leva o mesmo nome do bairro e da praça. 

Em seu passeio, você vai encontrar de tudo: artesanato, artigos decorativos, souvenir, acessórios e muitas comidinhas deliciosas, como: 

  • Takiyoki, um bolinho frito recheado de polvo, legumes e uma farinha especial;
  • Doce de feijão Azuki; 
  • O famoso Pastel Japonês frito na hora. 

Não se assuste, a feira é bem movimentada e funciona de 9h às 18h aos sábados e de 9h às 19h aos domingos. 

4. Se render aos doces nas famosas cafeterias no Bairro da Liberdade

Se você gosta de cafés especiais e sobremesas diferentes e deliciosas, não pode deixar de visitar os principais cafés do bairro: o 89ºC Coffee Station, We Coffee e o Eat Asia, que possui um andar inteirinho dedicado à Hello Kitty

No 89ºC Coffee Station você encontra diversas opções de bebidas quentes e geladas e uma mistura de doces e sobremesas franceses e japoneses. É o café mais tradicional da Liberdade. 

O We Coffee é aquele lugar que tudo o que você pedir, vai ser digno de uma publicação no Instagram. A apresentação das sobremesas e bebidas é impecável, além de serem deliciosos. Mas, um conselho: chegue cedo, pois a fila para entrar pode ficar impossível. 

Já o Eat Asia, super legal para levar crianças, é repleto de doces e salgados decorados com várias formas diferentes da Hello Kitty, é um local bem diferente e divertido. 

5. Viver experiências gastronômicas orientais

A Liberdade é riquíssima em restaurantes com culinária oriental, seja japonesa, chinesa, coreana, taiwanesa ou tailandesa. 

Os melhores restaurantes estão na Rua Thomaz Gonzaga. Confira algumas opções: 

  • Espaço Kazu, especializado na culinária japonesa;
  • Ikkousha Ramen, para experimentar o verdadeiro ramen; 
  • Portal da Coreia para experimentar o famoso Bulgogi, Kimchi e outras iguarias da culinária coreana; 
  • Komei Restaurante, especializado em pratos quentes como o Karê, ou curry; e 
  • Thai Chef, para quem quer deliciar com Pad Thai e outros pratos tailandeses. 

6. Compras no Bairro da Liberdade

Para aqueles que amam ir às compras, seja de bugigangas, cosméticos, utensílios, papelaria, artigos de decoração, eletrônicos, roupas típicas e diversos outros itens, estará no paraíso visitando a Liberdade. 

As principais lojas do bairro são: 

  • Tenman-Ya, Hime-Ya ou Omiyague para roupas típicas e objetos de decoração; 
  • Haikai e Fancy Goods para papelaria;
  • Ikesaki, Loretta Farm e Audrey Makeup para cosméticos e maquiagens; 
  • Miniso, Korea Mart e Marukai para produtos variados; 
  • Ho Kim Do para acessórios e semi-jóias.  

E aí? Com esse roteiro, já pode começar a planejar sua próxima viagem para São Paulo, hein? 

Se você gostou deste conteúdo e gostaria de receber mais dicas, destinos e roteiros, acompanhe nossas redes sociais!

Comments are closed.