Se você está querendo planejar aquela viagem perfeita com a família, veio ao lugar certo. Vamos te dar dicas e orientações especiais para que vocês possam pegar o avião com aquela sensação boa de que há muita diversão para os próximos dias.

Por isso, vamos falar sobre a pesquisa de destino, compra de passagem e hospedagem, programação, planejamento financeiro e, inclusive, sobre estar preparado para emergências. Está bom pra você? ?

Queremos que você passe por todo o processo de planejamento sem dores de cabeça, pensando em uma viagem que caiba no bolso e que seja divertida pra todo mundo.

Então, bora lá?

Dicas pra hora de fazer o planejamento de uma viagem em família

Comece a planejar a viagem com antecedência pra conseguir passagens e hospedagens mais baratas e não perder oportunidades legais

Por mais que possa parecer óbvio, na correria do dia a dia e com tantas obrigações, esse item acaba sendo ignorado.

Para conseguir bons preços de passagem e de hospedagem, você pode:

  • Checar com a galera se eles conseguem flexibilizar mais a agenda para viajar em datas menos concorridas, como na terça ou na quarta-feira.

Saiba mais em:

Se liga aí! 4 dicas para conseguir passagens aéreas baratas

  • Procurar pacotes de viagens específicos para famílias, o que pode tornar mais barato o preço de cada passagem e da hospedagem. Já dá uma olhada pra ver se a Voalá tá com alguma oportunidade legal pra vocês. Clique aqui

Leia agora:

7 ofertas imperdíveis para a sua viagem em família

O principal aqui é evitar perder alguma oportunidade ou precisar pagar a mais na viagem por não ter se planejado antes, ok?

Estimule todo mundo a participar do processo

Ei, a viagem é de todo mundo, né? Então, nada mais justo que fazer a galera toda participar do processo.

Marque um dia para todo mundo pesquisar junto sobre o próximo destino (com aquele lanchinho para incentivar, claro).

Vale delegar tarefas também. Certamente, alguém que for mais metódico pode ficar responsável pelos documentos, comprovantes e controle de gastos, por exemplo. Já alguém mais dinâmico e que goste de pesquisas, pode cuidar da programação e selecionar os pontos turísticos que vocês não podem deixar de ir.

Quando o planejamento é colaborativo fica muito mais gostoso de seguir e ainda tem menos chances de, no final, alguém acabar não curtindo tanto a viagem.

Pesquise bastante sobre o destino e cultura local

A ideia aqui é que vocês se tornem especialistas do lugar.

Por isso, pesquisem sobre as melhores atrações, programas e restaurantes para o período que irão viajar; peçam recomendações pra pessoas próximas e consultem as avaliações deixadas pelos consumidores no Google. Outra dica, também, é realizar uma enquete no seu stories do Instagram, para atingir todos os seus seguidores na rede social.

Para escolher o melhor hotel ou pousada, não se esqueçam de verificar as avaliações e comentários sobre o local na internet (no próprio site da Voalá, por exemplo, todos os hotéis contam com uma avaliação de 1 a 5 estrelas). 

Além disso, pesquisem sobre a cultura local para evitar constrangimentos ou infelicidades na viagem. Isso, porque a cidade pode ter costumes com os quais não estão familiarizados, leis específicas que não conhecem, uma bagagem histórica que influencia bastante no turismo da cidade, dentre outras particularidades importantes de se conhecer.

Não vamos passar mico em família, combinado? 

Crie um roteiro de viagem adequado pra todo mundo

Esse é um passo muito importante para que não percam tempo durante a viagem e não fiquem perdidos, sem saber o que fazer, ou tentando alinhar os interesses de todo mundo no meio da rua.

Uma boa dica é já separar os programas por dias e turnos (manhã, tarde e noite), com atividades diversas que agradem a todos os gostos. Assim, você vai garantir que todos aproveitem as atrações da cidade de alguma forma. 

Tem mais adulto, criança, adolescente ou idoso nessa viagem? O que cada um prefere fazer? Tem problema se, em algum momento, a galera se dividir por interesses? 

Pensar nessas questões vai ajudá-lo a criar o roteiro mais adequado.

Da mesma forma, é muito útil, também, considerar o tempo que vão levar para chegar em cada local, para que possam se organizar melhor e não perder algum atrativo por questão de atraso, por exemplo.

Faça uma planilha de gastos previstos

Já pensou chegar no meio da viagem e vocês ficarem sem grana? Ou, ainda, acabar gastando muito mais do que imaginava em toda a viagem?

Para evitar essas situações, o plano financeiro e a planilha de gastos são fundamentais!

É simples: crie uma planilha no Google Planilhas ou no próprio Excel e divida o que planeja gastar com a viagem por categorias: passagem, hospedagem, passeios e programações, alimentação, gastos extras (como reserva para imprevistos, compras, presentes e mimos).

O foco aqui é estabelecer limites, para que as coisas não saiam do controle.

O indicado é que faça essa planilha pelo menos seis meses antes da viagem. Assim, se precisarem juntar uma grana ou se planejarem melhor financeiramente, vão conseguir.

Vá preparado para qualquer emergência

No seu planejamento, você também deve se esforçar para tentar prever qualquer emergência que possa surgir durante a viagem.

Claro, torcemos para que não aconteça nada (#DeusNosLivre), mas, se rolar, você deve estar minimamente preparado.

Por isso, pesquise, por exemplo, por hospitais, clínicas ou postos médicos mais próximos de onde estarão hospedados. Se tiver plano de saúde, já veja antecipadamente se esses hospitais atendem ao seu plano.

Perrengue não! 5 problemas comuns em viagens e como evitá-los

Para onde ir? Destinos legais para uma viagem em família

Para adiantar o seu planejamento, o que acha de ir olhando alguns destinos legais para viajar com a sua família?

Os que nós indicamos são esses aqui:

  • Beach Park (CE);
  • Natal (RN);
  • Caldas Novas (GO);
  • Paraty (RJ).

Para saber mais sobre esses destinos (atrativos, o que fazer, onde ficar e onde comer), leia agora: Férias de julho 2019: para onde ir com minha família?

E, claro: #VaiDeVoala! ?

Leia também: 

Como viajar no ano-novo sem gastar muito?

Roteiro de viagem: um guia para não esquecer de nada.

Comments are closed.