Quais são os principais atrativos e praias do Nordeste brasileiro? Quais os melhores hotéis e pousadas para ficar? E onde comer em cada lugar? Tudo isso você vai poder conferir neste guia completo dos melhores lugares pra se conhecer do Nordeste!

Fizemos a lista com base nos destinos mais procurados e desejados da região! 

Ficou interessad@? Então, vem com a gente!

Jericoacoara (CE)

Imagina aí um lugar paradisíaco e extremamente tranquilo, no meio de uma pequena vila de pescadores. Se essa visão te animou, você tem que ir pra Jericoacoara, a praia do Nordeste escolhidas com o melhor destino para luas de mel!

Jeri, para os íntimos, tem praias belíssimas em meio a dunas douradas, formando uma paisagem que só viajando pra lá para entender bem. 

E o melhor: tem sol praticamente o ano todo e uma vibe aconchegante, do jeito que a gente gosta ❤️.

Melhores praias: Praia de Jeri (tem a melhor infraestrutura para turistas, maré calma e bares/restaurantes bem na orla) e Praia da Malhada (mais deserta e tranquila, boa para relaxar e também pra quem gosta de surfar, pois tem boas ondas). 

Além das praias, o que tem de legal pra fazer? Tem as dunas, passeios de buggy, cavalos marinhos e, tudo isso pertinho, lá no Mangue Seco. Não deixe, também, de visitar as lagoas Azul e do Paraíso e ver o pôr do sol na Praia de Jeri, Duna do Pôr do Sol. À noite, uma boa programação é curtir as festas que rolam no rooftop do Hotel Hurricane Jeri.

Onde comer? Boas opções são os restaurantes Na Casa Dela (comida caseira), Tamarindo (comida variada), Bistrogronoff (especializado em estrogonofes), Lagosteiro ou o Dona Amélia (pra quem gosta de lagostas e camarões). Vale também ir no Fredyssimo (petiscos), no Cantinho da Tapioca, no Gelato e Grano (uma das melhores sorveterias da cidade) e na Padaria Santo Antônio (com pães recheados e saborosos).

Quais são os melhores hotéis/pousadas? MyBlue Hotel ⭐️⭐️⭐️⭐️ (tem boas piscinas e café da manhã servido de frente pro mar), ROX By Essenza Hotel ⭐️⭐️⭐️⭐️ (fica de frente pro mar e é muito bonito, com um jardim lindo e quartos grandes), Blue Residence ⭐️⭐️⭐️⭐️ (a vantagem aqui é que os próprios apartamentos contam com cozinha compacta). Confira mais hospedagens para Jericoacoara no site da Voalá clicando aqui.

Melhor época para ir: de julho a dezembro, quando praticamente não chove. Agora, se quiser garantir uma viagem mais barata, evite a alta temporada — de dezembro até o carnaval e no mês de julho.

Fernando de Noronha (PE): a joia do Nordeste

O paraíso brasileiro não poderia deixar de estar entre os melhores destinos do Nordeste, né?

E Noronha é isso tudo mesmo: lá, tem algumas das praias mais lindas do Brasil e do mundo, com areias douradas e águas mesclando tons azuis e esverdeados, sem falar na rica vida marinha e na cultura de preservação ambiental e equilíbrio ecológico.

Melhores praias: Baía do Sancho (foi eleita quatro vezes como a melhor do mundo, além de ficar entre os dois pontos turísticos mais famosos de Noronha: o Morro dos Irmãos e a Baía dos Golfinhos), Baía dos Porcos (paradisíaca, com piscinas naturais, águas esverdeadas e transparentes), Praia da Conceição (para quem gosta de praias mais agitadas e animadas), Praia do Leão (para ver as tartarugas marinhas), Baía dos Golfinhos (para assistir ao espetáculo dos golfinhos) e Praia do Atalaia (ótima para mergulho, sendo parecida com um aquário natural).

Além das praias, o que tem de legal pra fazer? Não deixe de ver o pôr do sol no Forte Nossa Senhora dos Remédios ou São Pedro do Boldró. Para quem gosta de aventura, também tem as trilhas incríveis do Parque Nacional Marinho. E, para quem quer curtir à noite, pode ir pro Bar do Cachorro, O Pico ou Bar do Meio, com bons drinks e diversão garantida. Vale conhecer, também, o Projeto Tamar, criado para conscientizar sobre a preservação das tartarugas. 

Onde comer? Mergulhão (pratos variados e bem servidos), Tricolor (com uma ótima moqueca), Varanda (com cardápio extenso e variado) ou Cacimba Bistrô (saladas, carnes, massas e frutos do mar).

Quais são os melhores hotéis/pousadas? Pousada Triboju ⭐️⭐️⭐️⭐️ (com um ótimo restaurante próprio), Pousada Morena ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ (excelente estrutura, boas piscinas e permite uma das melhores vistas de Noronha), Pousada Maria Bonita ⭐️⭐️⭐️ (ótima localização, sendo que um dos sócios do local é ator e empresário Bruno Gagliasso), Colina Pousada Spa ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ (com vários quartos com vista para o mar). Confira mais hospedagens para Fernando de Noronha no site da Voalá clicando aqui.

Melhor época para ir: de agosto a fevereiro, que é o período sem chuvas. Pra aproveitar a baixa temporada gastando menos, o recomendado é viajar para lá entre os meses de abril a junho.

Quer saber mais sobre o que exatamente faz de Noronha um paraíso tão incrível? Veja também Fernando de Noronha: um paraíso que todo brasileiro deve conhecer.

Maragogi (AL): o Caribe do Nordeste

Essa foto representa bem o porquê Maragogi é um dos melhores destinos do Nordeste: piscinas naturais se formam na maré baixa, com águas cristalinas e transparentes, que permitem uma ótima visão dos lindos corais e peixes que tem por lá.

Melhores praias: Praia da Peroba (com mar mais calmo e dá pra ver muitas piscinas naturais formadas por corais) e Praia do Xaréu (na maré baixa, formam-se águas mais rasas, ótimo para quem vai viajar com crianças).

Além das praias, o que tem de legal pra fazer? Dá pra aproveitar um bom passeio de buggy e ainda conhecer várias praias em um dia só. Vale muito a pena, também, visitar o Projeto Peixe-Boi, que faz um importante trabalho de conscientização da espécie.

Onde comer? Restaurante do Mano (pra comer uma boa lagosta com pirão), Meraki (você vai poder comer um bom camarão com os pés na areia e admirando uma paisagem incrível), além da casa da Tia Marlene (que oferece uma das particularidades gastronômicas da cidade: os bolos de goma).

Quais são os melhores hotéis/pousadas? Hotel Areias Belas ⭐️⭐️⭐️ (boa localização, fica no centro da cidade e de fácil acesso às piscinas naturais), Praia Dourada Maragogi Park ⭐️⭐️⭐️⭐️ (os quartos são espaçosos e ótimos para famílias). Confira mais hospedagens para Maragogi no site da Voalá clicando aqui.

Melhor época para ir: para aproveitar o melhor de Maragogi, vá entre outubro e janeiro (época mais seca). Pra uma viagem com preço mais razoável (em baixa temporada), o recomendado é ir em novembro.

Morro de São Paulo – Cairu (BA)

Nem todo mundo conhece, mas com certeza deveria conhecer!

E o motivo é simples: lá no Morro de São Paulo, as praias são lindíssimas, com águas transparentes e cristalinas, e o melhor de tudo: limpinhas (nada de praia suja aqui).

Sem falar que a cidade oferece um pacote completo para uma boa viagem: fora as praias, ainda tem muito contato com a natureza, aventura e agito!

Melhores praias: Primeira Praia (ótima pra quem curte fazer esportes marinhos), Segunda Praia (boa para quem gosta de praias mais agitadas e animadas, pois lá rolam os principais eventos) e a Quarta e a Quinta Praia (mais tranquilas e recomendadas pra mergulho).

Além das praias, o que tem de legal pra fazer? Os principais pontos turísticos são a Toca do Morcego e o Forte de Morro, então não deixe de visitar. Além disso, para quem gosta de aventura, o Mirante da Tirolesa oferece uma das maiores tirolesas do brasil (com 320m de altura). Já pra quem não curte muito esses rolês radicais, vale passar no mirante só pra ver o pôr do sol (compensa muito com a vista incrível e rende ótimas fotos).

Onde comer? Bianco e Nero (cardápio variado), Café com Artes (ótimo para um lanchinho no fim da tarde), Club do Balanço (o forte aqui são peixes e frutos do mar), Pimenta Rosa (que oferece um visual lindíssimo à beira do mar).

Quais são os melhores hotéis/pousadas? Villa dos Corais Pousada ⭐️⭐️⭐️⭐️ (boa localização, em frente à Terceira Praia e da Quarta Praia), Le Terrace ⭐️⭐️⭐️⭐️ (fica na Segunda Praia, próximo ao agito da cidade e a 7 minutos do centro), Anima Hotel ⭐️⭐️⭐️ (tem simplesmente 9 bangalôs privativos e um dos melhores restaurantes, onde as comidas são preparadas com legumes orgânicos e frutos do mar frescos), Pousada Bahia Bacana ⭐️⭐️⭐️ (fica à beira da Primeira Praia). Confira mais hospedagens para Cairu no site da Voalá clicando aqui.

Melhor época para ir: Fuja apenas do período de chuvas (entre maio e julho). Se quiser pagar mais barato, evite a alta temporada (de dezembro a março).

Lençóis – Chapada Diamantina (BA)

Quem disse que só o que tem no Nordeste é praia boa? 

Lá também pode ser um paraíso pros amantes de aventura e ecoturismo, especialmente quando estamos falando da Chapada Diamantina.

É uma verdadeira imersão na natureza: cachoeiras gigantes, trilhas das mais diversas dificuldades, grutas de tirar o fôlego, sem falar na grande vegetação preservada.

Melhores aventuras de contato com a natureza: as melhores cachoeiras são a Cachoeira da Fumaça, a Cachoeira do Buracão e a Cachoeira do Mosquito, com ótimas quedas d’água. Para quem quer se aventurar pelas grutas, recomendamos o Poço Azul, Poço Encantado, a Gruta da Pratinha e a Gruta Azul. Pela chapada, também rola de fazer trilhas incríveis.

Além das aventuras, o que tem de legal pra fazer? Tirar uma foto na vista incrível do Morro do Pai Inácio, observar as incríveis pinturas rupestres na Serra das Paridas e experimentar a ótima cerveja artesanal da região, na Cervejaria Sincorá, Cervejaria Muito Prazer ou na Cervejaria Chapada. 

Onde comer? Em Lençóis — cidade mais próxima da chapada com boas opções —, recomendamos o Lampião Culinária Nordestina (pra se deliciar com a culinária regional), Garimpo Gourmet (especialista em frutos do mar, com uma ótima moqueca de peixe com camarão), além do Bavarois (com ótimos hambúrgueres, doces e sorvetes artesanais).

Quais são os melhores hotéis/pousadas? Hotel Canto das Águas ⭐️⭐️⭐️ (com apartamentos de tamanhos variados), Hotel de Lençóis ⭐️⭐️⭐️⭐️ (com boa estrutura e localização, ficando na parte alta da cidade). Confira mais hospedagens para Lençóis no site da Voalá clicando aqui.

Melhor época para ir: depende do que quiser fazer por lá. Se quiser aproveitar as cachoeiras com bom volume de água, vale ir no período de chuvas (novembro a janeiro). Se quiser aproveitar a vegetação, vá no período depois das chuvas (março a maio), quando vai estar mais verde. Já uma boa época para visitar as grutas é entre maio e setembro, quando os dias claros e raios solares potencializam o efeito das águas cristalinas e azuladas.

E você faz ideia dos melhores lugares para viajar no Brasil em cada mês do ano? Confira aqui.

E aí, decidiu qual destino do Nordeste irá conhecer na próxima viagem? Se sim, você já pode fazer o seu plano de viagem completo (passagem + hospedagem) diretamente aqui no site da Voalá.

É só clicar aqui e #VaiDeVoala: comece a planejar a sua próxima viagem incrível!

Quer ficar mais bem informad@ como qualquer viajante de carteirinha deve ser? Leia também ⬇️:

Como planejar a viagem perfeita em família?

Arrumar a mala é um problema pra você? Se liga nessas dicas!

Como negociar minhas férias com o/a chefe?

Comments are closed.