Procurando cachoeiras no Brasil pra conhecer este ano? Aventureiros de plantão, continue a sua leitura e saca só: separamos 5 cachoeiras belíssimas pra você incluir na sua rota de viagem.

A gente tentou pegar cachoeiras realmente exuberantes e de estados brasileiros diferentes, pra você ter opções mais variadas, ok?

Pra quem é amante das cachu, vai ficar difícil resistir, vai por mim.

#Partiu?

Cachoeira do Buracão (Chapada Diamantina/BA)

Uma cachoeira surreal que com certeza você precisa conhecer é a Cachoeira do Buracão. Essa maravilha da natureza fica em Ibicoara, ao sul do Parque Nacional Chapada Diamantina/BA. E tudo em meio a exuberantes cânions avermelhados.

Pra chegar nela, você precisa fazer uma trilha tranquila e plana de mais ou menos duas horas, que passa pelo Rio Espalhado. E é sempre bom levar uma garrafinha de água e colocar aquele protetor solar na mochila, porque é sol o tempo todo.

E, olha, esse nem é um problema tão grande assim porque você vai passar por alguns poços de água lindíssimos para se refrescar, além de encontrar outra cachoeira lindíssima no caminho — a Cachoeira das Orquídeas.

Depois que fazer a trilha e passar os cânions, voalá! Você chegou ao Buracão. E aí é só aproveitar.

Uma dica pra deixar o rolê ainda mais inesquecível é chegar na cachoeira nadando pelos cânions (é obrigatório o acompanhamento de um guia, ok?) e fazer o trajeto de volta por uma estrutura de madeira agarrada aos paredões.

Quer sentir ainda mais a energia dessa cachoeira? Vá cedo e pegue o sol iluminando as águas entre 11h e 13h. É a coisa mais linda do mundooo!

Resumindo: se você gosta de aventura, esse lugar tem que tá no seu destino de viagem ESTE ANO!

Cachoeiras no Brasil: Tabuleiro/MG

Quem quer conhecer as cachoeiras lindas desse Brasil, precisa passar em Minas e conferir a Cachoeira do Tabuleiro, na região da Conceição do Mato Dentro.

Por quê? Uai, é a cachoeira com a queda d’água mais alta de Minas, além de já ter sido eleita a cachoeira mais linda do Brasil.

Olha só que perfeição, sente o gostinho:

A trilha de acesso pra lá é de dificuldade média a difícil, durando mais ou menos 1h.

No caminho, tem muitas escadas e pedras. Então, esteja preparado: calce sapatos e roupas adequadas, leve bastante água para beber e, claro, não vai esquecer o protetor de sempre, beleza?

Segundo guias locais, o paredão que envolve a cachoeira assemelha-se com um coração, fazendo com que, no fim de tarde, a combinação entre sol e sombra forme o coração bem no meio da cachoeira. Quer um lugar mais amorzinho que esse? ?

É uma daquelas surpresinhas extras que a natureza reserva pra quem encara uma trilha com muita garra e paixão, não é mesmo?

O poço formado embaixo da cachoeira possui cerca de 18 metros de profundidade e a água é bem escurinha. E, importante: aqui também é recomendado ter um guia para te levar e trazer da cachoeira, ok?

Salto do Yucumã/RS

Localizado no Parque Estadual do Turvo (em Derrubadas, Rio Grande do Sul), o Salto do Yucumã é outra cachoeira belíssima que todo amante da natureza precisa conhecer.

Com quedas d’água que podem chegar até 7 metros de altura, o Salto tem cerca de 1.800 metros de extensão e fica entre a fronteira Brasil/Argentina.

Pra se chegar nela tem que fazer uma caminhada de 15km pelas matas exuberantes do Parque do Turvo (bobagem pra quem já tá acostumado a se aventurar por aí, né?).

E, olha, a chegada compensa: uma grande extensão de quedas d’água branquinha e ruidosa estará exatamente na sua frente.

Além disso, tem lugar próximo pra fazer aquele churrasco e desfrutar de um piquenique com a galera. Quer coisa melhor pra um rolê de cachoeira?

Dica: evite a visita ao Salto do Yucumã logo após as comportas da represa serem abertas, ok? O ideal é ir quando a vazão do Rio estiver baixa, possibilitando uma boa visão da cachoeira. Para isso, consulte a administração do Parque quanto ao nível da água antes da visita.

Cachoeiras no Brasil: Santa Bárbara/GO

Essa é uma cachoeira que é parada obrigatória pra quem vai conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no Goiás. O motivo? Olha só essas águas azul-esverdeadas:

A exuberante Cachoeira de Santa Bárbara fica a 28km de Cavalcante, um dos municípios que integram a Chapada dos Veadeiros. A cachoeira fica exatamente dentro da Comunidade Kalunga. Aliás, da entrada da Comunidade até a cachoeira são cerca de 6km a pé.

A dica é visitar Santa Bárbara nos dias de semana, em que tem menos gente e menos barulho pra atrapalhar a vibe. Certamente, o atrativo do lugar são as águas verdinhas e cristalinas.

Cataratas do Iguaçu/PR

Não dá pra falar de Cachoeiras e não citar a saudosíssima — famosa por cada canto do planeta — Cataratas do Iguaçu, né?

É outra cachu situada na fronteira entre Brasil e Argentina com mais de 260 quedas com mais ou menos 70 metros de altura. A parte brasileira fica em Foz do Iguaçu (PR), no Parque Nacional do Iguaçu.

O legal lá é que as quedas têm nomes próprios (é isso mesmo!), tipo Floriano, Deodoro, Benjamin Constant e, a mais famosa delas, a Garganta do Diabo.

Além disso, dá pra chegar bem pertinho das quedas e ainda fazer um passeio de barco pelas Cataratas.


Também, é preciso fazer uma trilha para chegar até lá, mas a vista é maravilhosa e, no final, compensa qualquer esforço, pode confiar.

Dica: o Parque recebe menos gente em junho e julho, por causa do frio no inverno. Mas como isso é bobagem pra um guerreiro aventureiro como você, que ama a natureza e é pilhado pra fazer tudo, tá aí uma boa época do ano pra encarar mais um desafio e viajar pra lá.

Gostou? Agora confira: Como viajar mais em 2019? Realize esse sonho!

Comments are closed.