Problemas comuns em viagens: quais são as suas principais preocupações ao planejar uma viagem? Se você é daqueles que pensa exclusivamente no preço da passagem e da hospedagem, pode correr o risco de passar por alguns perrengues durante a experiência.

Pra te ajudar, listamos aqui alguns problemas comuns em viagens para você evitar. Então, presta atenção e #NãoVacila!

Esquecer documentos, cartão de crédito e aquele trocadinho na carteira

Todo mundo tá careca de saber que tem que andar com o documento quando for viajar, né? Mesmo assim, tem uma galerinha que acaba esquecendo dele e só vai descobrir isso já nos 45 do segundo tempo. (Xiii!)

Então, antes de sair de casa, faça aquele check-up (em voz alta!) pra ver se não tá esquecendo de nada.

Vai preparando a listinha: documentos, como RG e CPF, cartão de crédito (importantíssimo!), passaporte e um dinheiro trocado na carteira (pra caso tenha alguma urgência que não aceite cartão).

Fila e atraso

Um outro perrengue que pode atrasar sua viagem é a fila que você pode enfrentar na hora do embarque. Todo mundo sabe que isso rola, mas por um plano diabólico do destino muita gente chega atrasada e pega uma fila gigantesca.

Por isso, pra evitar, a primeira coisa em que você tem que se ligar é: fazer o seu check-in online! (Drrrr)

Normalmente, você já consegue fazer 48h antes do horário de partida. Assim, caso não tenha bagagem pra despachar, você sequer vai precisar pegar a fila no balcão de atendimento quando chegar no aeroporto (o que já adianta e muito a sua vida!).

E aqui vai outra dica: reduza essa mala, vai. Ao levar apenas uma bagagem de mão, além de não precisar enfrentar fila para o despacho de bagagem, você não precisará pagar a mais na sua passagem. As companhias permitem até 10 kg na sua bagagem de mão. Ou seja, compre um mochilão e controle o seu desejo de levar a casa inteira!

Depois que você fizer seu check-in, calcule quanto tempo você pode demorar pra chegar no aeroporto, considerando que tem que tá lá, no mínimo, com 1h de antecedência.

O trânsito da cidade vai tá intenso? Como você irá até o aeroporto: uber, metrô, buzão, carona da mamãe ou dos amigos?

Calcule tudo, e no final, coloca seu celular pra despertar 30 minutos antes da hora que você programou pra sair de casa. #DicadeOuroqueDáCerto!

Ah e por favor, aprende essa: nada de sutiã de strass, sapato com metal, relógio, cinto, moedas no bolso e demais objetos que vão te fazer parar no detector de metais. Ninguém merece ter que fazer um striptease no meio do aeroporto, né? Portanto, planeje o look da viagem de forma inteligente e objetiva. Beleza? ?

E fique atento às chamadas dos voos e aos monitores (cochilou? Dá um tapinha no rosto e acorda!).

Lembre-se que o portão de embarque pode ser alterado em cima da hora e, dependendo do aeroporto, pode te exigir uma boa caminhada em direção ao novo portão. Então, #FiqueLigado.

Bagagem extraviada ou em excesso

Um 3º perrengue que acontece muuuito é a pessoa chegar no aeroporto e ver que a bagagem de mão passou do limite de tamanho e que, se não pagar a taxa devida, a bagagem não poderá ser despachada. (Eita rolê torto)

Ah e, quando despachada, a bagagem pode ser extraviada, viu? Infelizmente a gente não tem muito controle sobre esses casos e, às vezes, nem a própria companhia aérea tem.

Então, as dicas que a gente reforça sobre bagagens é:

– Leve apenas o essencial na bagagem de mão!
– Se for mesmo optar por despachá-las, leve uma roupa de emergência junto  com você, além de itens essenciais de higiene bucal e desodorante.
– Pese a bagagem que será despachada numa balança de precisão deixando sempre uma margem de peso caso precise guardar algo comprado durante a viagem;
– Use uma etiqueta na bagagem com o seu nome e telefone de contato para os casos de extravio ou para evitar que alguém a pegue por engano.

Não levar um lanchinho para comer enquanto espera seu voo

Isso aqui acontece muito, principalmente para aqueles que não curtem comida de aeroporto ou que possuem alguma restrição alimentar (intolerantes à lactose ou a glúten ou pessoas vegetarianas ou veganas, por exemplo).

Então, a dica é simples: levar um lanchinho na bolsa pra comer no caminho.

Se for viajar de avião e se a viagem for curta, umas barrinhas de cereal devem resolver. Mas, se você for fazer uma viagem mais longa, a dica é: capricha naquele sanduba dos bons e taca na mochila, beleza?

Enfim, o importante é não passar fome e não gastar tanto nas lanchonetes carinhas do aeroporto (Socorro! ?).

Tenho que levar remédio e itens de primeiro-socorros?

É sempre bom carregar contigo alguns itens básicos para possíveis eventualidades: band-aid, esparadrapos, gazes, pomadas, repelente, remédio para dor de cabeça e demais medicamentos que já podem, inclusive, estar no seu dia a dia (anticoncepcional, remédio pra cólica, pra enxaqueca, pra ansiedade… Caso se identifique, já coloque na mala pra não esquecer, por favorrr!).

Lembre-se: você não quer passar a sua viagem visitando farmácia, certo? Segundo ponto: pra que comprar produtos que você já tinha em casa? Vamos poupar pra viagem! Terceiro ponto: dependendo do lugar pra onde você vai, pode ser mais difícil encontrar o que você precisa. Então, que tal economizar esforços?

E aí, gravou as dicas? Então, o que acha de já ir dando uma olhada nas ofertas de diárias aqui no Voalá? #VaiDeVOALÁ!

Leia também: Qual a melhor época para viajar no Brasil? Vem descobrir!

Comments are closed.