Viajar de carro ou avião, eis a questão: você finalmente conseguiu pilhar a sua galera pra viajar, todo mundo topou, ficaram super animados, você até criou o grupo “#Partiu” no WhatsApp pra planejar o rolê. #EsseMomentoÉNosso

Só o bonde do coração em uma viagem que promete muita zoeira e forninhos caindo sem ter que se preocupar.

#EitaGiovana

Mas eis que surge a dúvida: “e aí galera, vamos de carro ou de avião?”.

Você já começa a pensar em tudo: qual vai ficar mais barato, se o lugar é próximo o suficiente pra ir de carro ou não, se vai caber todo mundo, se alguém da galera tem experiência em dirigir na estrada e por aí vai.

É muita coisa pra se preocupar e, por isso, é importante fazer alguns comparativos. Vamos lá?

Acompanhe a leitura, pois iremos te apresentar tanto as vantagens de viajar de carro, como as vantagens de viajar de avião.

PS: ainda vamos dar umas dicas de como escolher a melhor data pra todo mundo.

E aí, #partiu? Então, bora!

Viajar de carro ou avião: qual é o melhor? ?

Vantagens de viajar de carro com a galera

O carro costuma ser a melhor opção se vocês forem viajar para um local próximo de todo mundo. Isso porque vocês vão poder dividir os custos da viagem, como gasolina e pedágios, e não irá pesar no bolso de ninguém.

Dá, inclusive, pra revezar o volante entre os habilitados do rolê pra viagem não ficar cansativa pra ninguém (parceria é tudo, né?!).

Dependendo do trecho que vocês forem pegar, viajar de carro também pode ser um pouco mais divertido: vocês vão poder parar onde quiser, explorar as cidades pelo caminho, comprar alguma coisa no meio da estrada… Tudo isso com aquela playlist colaborativa tocando no repeat.

Mas, claro, nem tudo são flores e viajar de carro vai exigir algumas regrinhas de vocês, pra não dar zica no meio da estrada e requer um pouquinho mais de planejamento. Confira, abaixo, alguns pontos que você não pode ignorar.

1) É essencial que vocês façam uma revisão no veículo (não vai esquecer disso, pelo amor de deus). Já pensou se dá ruim no meio da estrada? Ah e dependendo da situação do carro da vez, essa checagem pode sair mais cara do que o esperado (se ligue!).

2) Procure usar um carro que tenha seguro para que vocês tenham garantia de suporte, caso dê qualquer problema. E o básico: certifique-se de que o documento do carro está atualizado e com todas as contas pagas certinho, ok?

3) Dependendo da quantidade de viajantes por carro, é bom confirmar se o porta-malas conseguirá comportar as bagagens de todo mundo. A gente sabe que tem sempre os exagerados que querem levar a casa inteira pra qualquer viagem

4) A depender da distância, pode ser melhor interromper a viagem durante a noite para dormir em algum lugar. Não esqueça de planejar isso e de inserir nos custos da viagem, ok?

5) Se ninguém souber direito o caminho e vocês forem precisar usar o GPS, garanta que o 4G não vai acabar no meio do caminho, tá? Outra dica legal é já salvar a rota antes de entrar na parte desconhecida do percurso. Mesmo com dados móveis, determinados locais da estrada podem ficar sem sinal. Para te ajudar nessa, alguns GPSs e o próprio Maps do Google disponibilizam a opção de acompanhar a rota offline. Mas, se liga: nada de se distrair e errar o caminho, ok? O modo offline de navegação não possibilitará recalcular a rota.

6) De olho nos pardais e na segurança da galera! Toda economia em uma viagem de carro pode ir embora se vocês pegarem multas na estrada. Além disso, ultrapassar a velocidade permitida nunca foi sinônimo de uma viagem muito segura, né não? Então, segurem esse pezinho no acelerador e respeitem a velocidade da via, ok? (Pra quê a pressa, coleguinha?) ?

7) Prepare-se para encarar o trânsito em alguns trechos e até para estradas esburacadas (não queremos furar o pneu, por favor)

Cop Shoulder GIF - Find & Share on GIPHY

8) Viaje com uma quantidade de dinheiro em espécie!!! Se vocês passarem por alguma emergência na estrada, pode ser que o cartão não consiga resolver seus problemas.

9) Prepare um kit emergência automotivo com itens, como cabo de bateria, chave de fenda, luvas, fita isolante e deixe no porta-malas. Se tiver no grupo alguém que entenda de reparos de carros, melhor ainda! ??‍? ??‍?(Olha os talentos surgindo aí!)

10) É importante que os motoristas da vez tenham alguma experiência em dirigir na estrada para não colocar todos os passageiros em risco. Ainda, será preciso ter aquela habilidade com ultrapassagens pra também não atrapalhar a vida de geral, né?

Samsung Overtaking GIF - Find & Share on GIPHY

Vantagens de viajar de avião com a galera

Sabe isso de ter que se preocupar com a divisão dos custos da rota, com o tempo da viagem, com a revisão do veículo e com a internet como algo essencial? Pode relaxar agora.

Drunk Kristen Wiig GIF - Find & Share on GIPHY

Em uma viagem de avião, o cenário é bem mais simples: cada um vai pagar sua passagem e vocês podem até combinar de marcar assentos próximos para ir batendo papo durante o voo.

Se combinar direitinho, não tem erro!

Ah e sempre estão rolando promoções relâmpago por aí e rola de todo mundo comprar as passagens por um preço bem em conta.

Uma dica, inclusive, é revezar entre quem vai ficar de olho nas promoções ?. Nada de deixar o coleguinha passar a madrugada inteira sozinho caçando desconto de passagem, viu?

Quer mais dicas? Então olha este outro texto 5 dicas para uma viagem em cima da hora.

É no contexto do Carnaval mas os toques são tão valiosos que

servem pra qualquer época do ano ?

E, claro, viajar de avião é a melhor solução pra lugares mais distantes. É mais confortável, seguro e ainda você vai chegar bem mais rápido do que se passar dias com todo mundo amontoado na estrada dentro de um carro, né?

Ah e dá pra ir dormindo tranquilo, sem freadas bruscas ou barulhos de trânsito, e até ir assistindo uma série ou filme durante a viagem.

jeanette GIF - Find & Share on GIPHY

Além de tudo isso, a sua única preocupação será fazer o check-in online pra agilizar o embarque. De boa, né? Já compartilha no grupo!


E aí, depois disso tudo, diz aí o que você prefere: viajar de carro ou de avião?

Ah, e se a galera estiver na dúvida, manda esse texto pra eles ?

Mas como escolher uma data que dê pra todo mundo?

Uma outra questão comum nas viagens em grupo é quanto à definição de data.

Você joga um dia possível no grupo e as respostas que você lê são: “nesse dia eu não vou poder”, “vixi, essa data fica complicado pra mim”, “eu vou tá trabalhando, só posso na outra semana”, por aí vai…

E o pior: cada um fala uma coisa e parece que nunca vai existir uma data em que todos podem, né?

Mas calma, antes de mandar aquele áudio xingando todo mundo e cancelar a viagem, a dica é planejar uma viagem curta e escolher uma data em um feriado prolongado ou no final de semana.

E se alguém achar ruim e dizer que não pode, explica que não vai ser só um final de semana, vai ser O FINAL DE SEMANA!

Caso optem por viajar em um final de semana, escolham datas na baixa temporada, pois os preços de tudo ficam mais baratos (passagens, hotéis, pousadas, etc).

A baixa temporada no Brasil costuma ser entre abril e maio e entre agosto e novembro, longe de qualquer época mais movimentada como Carnaval, Semana Santa, férias do meio do ano e, claro, de dezembro.

Quer uma ajuda? Olha esse texto que a gente preparou:

5 viagens curtas para aproveitar os feriados de 2019

Pronto, agora não tem mais empecilho pra vocês finalmente realizarem essa viagem em grupo que tanto queriam.

Gostou das dicas? Leia também: Qual a melhor época para viajar no Brasil? Vem descobrir!

Comments are closed.