Cancelar ou adiar viagens? Eis a questão. A recomendação de parar as atividades e ficar em casa já está sendo seguida à risca. Contudo, os consumidores que planejavam viajar ainda têm dúvidas.
Nos últimos dias, os casos de Coronavírus tem influenciado tanto os sistemas saúde no mundo, quanto em relação à economia.
A área do turismo tem sido uma das mais afetadas, devido às restrições que têm sido postas e as medidas para evitar maior propagação do vírus.
Aqui, vou conversar um pouco sobre o que se pode fazer para amenizar, ajudar e evitar prejuízos tanto para você quanto para a economia.
Estado de Pandemia: cancelar ou adiar viagens?
Em um cenário de normalidade, as alterações em relação reservas, compras e cancelamentos seguiriam as cláusulas dos contratos de aquisição de serviços.
A situação mudou depois que a OMS decretou que vivemos estado de Pandemia, já que o Coronavírus aconteceu de maneira inusitada trazendo prejuízo tanto para empresas como para consumidores.
Como afirma Rodrigo Tritapepe, diretor do Procon, baseando-se no Código de Defesa do Consumidor, as validades dos contratos firmados anteriormente podem ser consideradas suspensas.
Isso porque, segundo o Código, qualquer contrato que possa oferecer risco de saúde ao consumidor é invalidado. E é isso que o Procon está levando em consideração no momento atual.
Vou perder dinheiro?
Devido ao momento crítico atual, as saídas que estão sendo negociadas são: reagendamento, créditos para viagens futuras e reembolso.
Embora não seja obrigatório, muitas empresas estão oferecendo o reembolso sem qualquer encargo.
Nestes casos, como reitera o diretor do Procon, por se tratar de uma situação atípica, não há qualquer justificativa para ser cobrado qualquer encargo do consumidor.
De modo que todos os acordos que você fizer com as companhias não podem lhe gerar qualquer ônus.
A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) também se posicionou e explicou que os casos das agências são muitas vezes determinados pelos fornecedores, como hotéis e empresas aéreas, mas que tem solicitado que eles pratiquem cancelamentos e remarcações sem multa.
Por que o reembolso não é a melhor alternativa?
A situação atual é de muita fragilidade econômica, principalmente para o setor de turismo.
Se uma grande quantidade de pessoas começarem a solicitar reembolso de seus pacotes de viagens e hospedagem, é muito provável que o número de empresas sendo afetadas e falindo aumente.
Muitos podem pensar que o problema não vai afetar o consumidor, já que as empresas que teriam que lidar com todo os prejuízos envolvidos.
Contudo, a médio e longo prazo, uma baixa tão repentina no mercado de viagens poderia encarecer os custos de passagens de avião, hospedagem e demais atrações.
Desta forma, principalmente se você é um amante de viagens, o recomendado é não pedir reembolso, mas optar por uma das alternativas anteriores.
Lembrando, ainda, que para quem solicita o reembolso, as empresas têm o prazo de até 12 meses para fazer este estorno.
Bem, agora veja quais têm sido os esforços de algumas companhias aéreas em relação a cancelar ou adiar as viagens:
Azul
A companhia cancelou lançamento de novas rotas e determinou que voos para países como Portugal e Estados Unidos, para até final de março, são passíveis de alternativas de reagendamento para até o final de junho ou solicitação do valor em créditos.
No caso de voos nacionais até final de maio, a empresa garantiu a possibilidade de mudança de datas dentro desse período. Para datas posteriores a alternativa é solicitar o cancelamento e adquirir créditos.
Acesse aqui o site da empresa para maiores informações.
Gol
Quem tem viagem até dia 12 de abril pode remarcar no período de 1 ano. Não será cobrada nenhum tipo de multa, apenas variação de tarifa.
A política de reembolso praticada pela empresa, entretanto, está cobrando as taxas previstas no contrato. A empresa, inclusive, disponibilizou um vídeo com o passo a passo para que seja feita a remarcação e o cancelamento.
Saiba mais acessando aqui.
Latam
Devido a diminuição de pelo menos 30% dos voos internacionais da empresa, ela previu a possibilidade de remarcação, até o final do ano, para passageiros que tinham viagem marcada até final de abril. Além disso, o reembolso está sendo tarifado pela empresa conforme as cláusulas do contrato.
No caso de voos internacionais até o dia 15 de abril, o cancelamento e reembolso pode ser feito sem nenhum encargo.
Saiba mais entrando no site da Latam.
Empresas estrangeiras:
- American Airlines: Tem voos suspensos até outubro, a depender da rota. Quem comprou passagens antes do dia 1º de março pode remarcar as viagens para até um ano da data de compra ou final de 2020.;
- Lufthansa: Passagens com datas até final de abril podem ser remarcadas até 31 de dezembro deste ano, sem nenhum tipo de multa;
- TAP: Passagens com datas até 31 de maio podem ser remarcadas até o final do ano, mas precisam ter comunicadas com o mínimo de 21 dias;
- Air France: até o final de maio as passagens podem ser remarcadas sem nenhuma multa, para datas posteriores é possível solicitar o valor em créditos;
- Emirates: Viagens com datas até 31 de março podem ser remarcada pelo período de 11 meses.
E se meu problema não for resolvido?
A orientação que damos é: sempre entre em contato com a gente pelo help@vaidevoala.com.br, caso tenha feito suas reservas em nosso site. Ou, fale o quanto antes com a empresa ou agência onde você realizou a compra para resolver a situação de forma cordial.
Além disso, tenha em mente a preferência por canais eletrônicos, devido ao congestionamento das linhas. É válido também esperar, caso suas passagens não sejam para os meses subsequentes, abril, maio e junho.
No caso de abuso de taxas por conta das empresas ou falta de comunicação, é possível realizar uma reclamação no site www.consumidor.gov.br.
Depois de feita,as empresas têm até dez dias para responder. Você também pode procurar o Procon e efetuar uma reclamação. Algumas cidades como São Paulo, estão preparando ações coletivas para negociação com as empresas.
Não esqueça de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas possam entender a atual situação das viagens frente a Pandemia de Coronavírus.
Sinta-se sempre à vontade para entrar, comparar e planejar suas viagens para outros períodos do ano aqui na Voalá. Por isso, planeje seus sonhos para realizá-los muito em breve, é o que desejamos.
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