A realização da maior festa popular do país, o Carnaval 2021, ainda está obscura devido à pandemia da Covid-19. 

Não é para menos, afinal, se trata de um evento movido por aglomerações e que demanda grandes preparativos como os ensaios das escolas de samba, confecção das fantasias e demais atividades que envolvem muitas pessoas e setores. 

Algumas cidades brasileiras, como Salvador e São Paulo, “bateram o martelo” para a realização de seus grandes eventos no mês de julho do próximo ano. As demais cidades “referências” do feriado, como o Rio e Recife, ainda não publicaram uma decisão.

Agora, em relação ao Carnaval de rua no Rio de Janeiro, já está confirmado que não haverá em 2021.  

Por essas incertezas e mudanças, neste conteúdo, quero te dar algumas opções para você aproveitar o feriado de Carnaval de um jeito diferente. 

Continue a leitura e boa viagem! 

Porque aproveitar o Carnaval viajando para locais isolados

Fugindo do conhecido motivo que é a pandemia, viajar para locais isolados não é apenas uma opção para viajar em segurança, mas também uma oportunidade para desbravar locais inusitados e pouco visitados do nosso país a fim  de desfrutar de momentos em conexão com a natureza.

Além disso, depois de um ano tão carregado de acontecimentos inesperados e negativos, espairecer longe do clima das folias pode ser uma boa alternativa para renovar os ares. 

Melhores destinos para passar o Carnaval no Brasil

Domingos Martins – Espírito Santo 

Domingos Martins é um belíssimo destino localizado nas montanhas capixabas com paisagens espetaculares, cachoeiras e florestas. 

Antes de mais nada, é o destino ideal para uma road trip, afinal, existem diversos locais para explorar ao redor da cidade, como: Matilde, Pedra Azul e Castelo, outras pequenas cidades da região.

Se estiver com tempo, aproveite para fazer paradas na estrada e aproveitar o melhor que a natureza tem a oferecer.

Para complementar a viagem, faça um “bate e volta” em Guarapari, que está há 100 quilômetros de Domingos Martins.

Portanto, finalize seu feriado saboreando a famosa moqueca capixaba no Moqueca do Pescador

Carnaval em Domingos Martins

Foz do Iguaçu – Paraná

Por outro lado, se você quer realmente um destino fora do normal, Foz é o lugar certo para você

O Parque Nacional do Iguaçu é a atração ideal para fazer você se conectar com a grande imensidão da natureza. 

Com o fim do período de chuvas, as cataratas estão em sua melhor forma. Ou seja, prepare-se para sair com a alma lavada, literalmente! 

Ademais, aproveite também para fazer compras na vizinha, Ciudad del Este, no Paraguai, ou jantar um bom churrasco argentino em Puerto Iguazú, caso a situação nas fronteiras já esteja normalizada. 

Além das belíssimas Cataratas e da Usina de Itaipu, visite o Parque das Aves e o Marco das 3 Fronteiras. Já pensou em estar em 3 lugares ao mesmo tempo? Lá é possível. 

Se você curtir um friozinho, vale a pena conhecer os bares de gelo da cidade também. Tome uma coca cola bem gelada e vivencie temperaturas negativas sem sair do Brasil! Vá de jeans comprido e sapato fechado, casacos e gorros estão inclusos no valor dos ingressos.

Se for possível, aconselhamos alugar um carro – para aqueles que precisam pegar um avião – ou ir em automóvel próprio para desfrutar ao máximo o feriado de quatro dias. 

Feriado em Foz do Iguaçu

Carnaval 2021 na Chapada Diamantina

Esse é o destino para os aventureiros e amantes de ecoturismo! A Região do Parque da Chapada Diamantina é aquele tipo de lugar em que não existe a possibilidade de ficar entediado. 

Além das paisagens literalmente exuberantes, existem diversas atividades que podem, inclusive, preencher um mês de viagem: cachoeiras, grutas, trilhas, gastronomia e um povo muito hospitaleiro.

Dentre os principais passeios, estão

  • Gruta da Lapa Doce;
  • Mergulho no Rio Pratinha;
  • Gruta do Poço Encantado; 
  • Cachoeira da Fumaça;
  • Tomar banho nas piscinas naturais do Vale do Capão;
  • Visitar o Cemitério Bizantino; e
  • Relaxar na cachoeira do Buracão.

Aproveite também para assistir o pôr-do-sol apaixonante no Morro do Pai Inácio, dar um belo mergulho nas águas vermelhas da chapada para renovar as energias, passear pelo centro da cidade e comer uma boa comida baiana. 

Carnaval 2021 na Chapada Diamantina

São Paulo

Sim! A megalópole brasileira entra na lista de lugares para viajar no Carnaval por sua diversa gama de atividades e atrações, mesmo em tempos de pandemia. 

Acima de tudo, São Paulo é cosmopolita e oferece todos os tipos de atividades e passeios para uma viagem completa: shoppings, centros históricos, parques, museus, igrejas, mercados, além de excelentes restaurantes e hotéis. 

A vantagem de visitar o destino no Carnaval é que, neste período, a cidade está consideravelmente mais vazia, o que permite experiências bem mais agradáveis, excluindo a parte ruim da cidade – que é seu trânsito e seu intenso fluxo de pessoas.

Da mesma forma, outro ponto positivo é que grande parte das atrações são gratuitas, o que pode permitir um investimento maior em hotéis mais completos e experiências gastronômicas mais refinadas.

Para aqueles que não abrem mão do clima urbano, coloquem “Sampa”na sua lista. 

São Paulo

Belo Horizonte

Definitivamente, a capital mineira também é um ótimo destino urbano para viajar no Carnaval em 2021, mesmo que os bloquinhos de rua estejam suspensos. 

Com uma grande gama de atrações, BH se destaca por ser o tipo de destino que possui ótimo custo-benefício para orçamentos menores, além de ser uma cidade que mistura cultura cosmopolita com a interiorana. 

Por exemplo, comece visitando a Praça do Papa e tome um coco bem gelado apreciando uma vista incrível da cidade. Depois, faça um passeio pela Lagoa da Pampulha, conheça o Mercado Central e a Capela Curial de São Francisco de Assis. 

Para um almoço descontraído ou uma noite bem divertida, vá ao Mercado da Boca e escolha uma das inúmeras opções de restaurantes do local. Aliás, se você curte experimentar pratos diferentes, recomendo o Uluru, com uma deliciosa gastronomia australiana. 

Nem preciso dizer, aproveite para comer em restaurantes típicos e tomar aquele café de padaria que só os mineiros possuem: pão de queijo, bolos, roscas, biscoitos e aquele “cafezinho doce”. 

Agora, se estiver de carro, não deixe de visitar Inhotim, um dos mais incríveis museus contemporâneos do mundo com seus jardins e áreas verdes. 

Por fim, se topar um bate e volta, a cidade de Ouro Preto, localizada há 100 quilômetros da capital, também é uma excelente opção de passeio. 

Carnaval em Belo Horizonte

Escolhendo seu destino para o Carnaval 2021

Como você pode ver, mesmo com os eventos comuns de todo ano cancelados ou suspensos, ainda existem excelentes opções para curtir o Carnaval fora de casa e com segurança. 

Nesse sentido, aproveite a oportunidade para conhecer lugares que nunca visitou e vivenciar novas experiências, seja em  ambiente urbano ou  em meio à natureza. 

Saia do normal! 

Antes de tudo, lembre-se sempre de pesquisar para se certificar sobre o funcionamento das hospedagens e atrações, além de planejar a compra das passagens ou pacotes para garantir as melhores condições. 

No meu site, você encontra tudo o que precisa para sua viagem, inclusive aluguel de carro e seguro viagem, item indispensável durante a pandemia. Confere lá!Vai viajar? Vai de Voalá! 

Comments are closed.