O turismo em família é, provavelmente, a principal atividade realizada por casais com filhos, sejam eles grandes ou pequenos. 

A possibilidade de viajar proporciona excelentes experiências emocionais e sensoriais para os pequenos que, além de se divertirem, estão se desenvolvendo com uma visão mais ampla e realista sobre a sociedade como um todo. 

Porém, não são todos os destinos que podem ser adequados para uma viagem em família. Afinal, é essencial que os locais escolhidos para visitar tenham atividades e atrações divertidas, tanto para os pais quanto para os filhos. 

Sendo assim, neste artigo, eu quero te apresentar as 5 melhores cidades para fazer turismo em família no Brasil. Prepare as malas e aproveite a leitura! 

1. Gramado

A cidade de Gramado, na serra Gaúcha, é uma das cidades mais visitadas do Brasil, tanto por brasileiros quanto por turistas internacionais. 

É uma cidade realmente diferenciada quando pensamos em turismo brasileiro, visto que toda a sua arquitetura e cultura foram fortemente influenciados pela cultura européia, especialmente alemã e italiana. 

A cidade se destaca pelo clima, extremamente frio no inverno, remetendo aos países do norte e, também, pelo evento Natal Luz, onde toda a cidade é decorada e diversos eventos natalinos são realizados durante o mês de dezembro. 

As atrações principais da cidade são a Aldeia do Papai Noel, o Mini Mundo, as fábricas de chocolate e o Snowland, o primeiro parque temático com neve artificial da América Latina. Lá, é possível realizar diversos esportes de inverno como esqui, snowboard e patinação no gelo. 

Além de tudo isso, você pode curtir um clima mais quente e levar suas roupas de praia para visitar o Acquamotion, o primeiro parque aquático coberto e temático do Brasil.

Dessa forma, Gramado é um destino ideal para viajar em família, especialmente com crianças pequenas. 

Para complementar o passeio, na cidade de Canela, você também pode aproveitar o Museu de Cera, o Museu do Automóvel, o Parque do Caracol, o Mundo a Vapor e o novo parque dos dinossauros.  

Além disso, também vale a pena visitar as cidades de Nova Petrópolis, onde está localizado o Parque da Aldeia do Imigrante. Lá, é possível conhecer toda a história da imigração alemã para o sul do Brasil, vendo artefatos guardados e fotos reais. 

É possível também apreciar diversas iguarias da culinária alemã, como a apfelstrudel, em portugês: torta de maçã.  É um passeio muito interessante tanto para os pequenos, quanto para os adultos. Vale a pena! 

2. Fortaleza

Pensou na praia com a família? Fortaleza com certeza é um dos primeiros destinos que virão à mente. 

Todo adulto, criança e adolescente precisa ter a experiência de curtir o Beach Park, um dos maiores parques aquáticos do Brasil. 

O complexo conta com hotéis, restaurantes e uma infinidade de brinquedos e atrações aquáticas para todas as idades. Dentre elas, está o Insano, o toboágua mais alto do parque, com 41 metros e uma rampa vertical que simula uma queda livre. Você tem coragem? 

Fora do Beach Park, na capital cearense, também é possível aproveitar diversas atrações, como a Praia do Futuro, que conta com excelente estrutura para famílias, com piscinas e playgrounds. 

Para fechar a viagem, se sua família gosta de ecoturismo, visite o Ecopoint, um imenso parque com área verde, fazendinha, piscina e zoológico. Um paraíso para as crianças. 

3. Turismo em família na cidade de Penha, Santa Catarina 

Penha é um destino muito escolhido para viagens em família. Afinal, é a casa do grande Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina. 

Hoje, o complexo conta com diversas atrações além dos brinquedos, como peças de teatro, musicais, zoológico e vários desfiles, como os que ocorrem nos parques da Disney. 

Existem pacotes de ingressos para passar o dia no parque, onde você encontra restaurantes, lanchonetes e diversas lojas de souvenirs. 

Se você gosta de curtir as atrações com menos filas, programe-se para visitar o parque durante a semana. E, se estiver de carro, aproveite para descer rumo ao sul e visitar as cidades de Balneário Camboriú e Florianópolis. 

Apesar de serem cidades urbanas, são muito agradáveis e tranquilas para passear com a família. Caso esteja viajando no verão, não deixe de conhecer as praias de Bombinhas e a Praia do Rosa, em Garopaba, a 80km ao sul de Florianópolis. 

4. Caldas Novas

A cidade goiana também está na lista das melhores cidades para viajar com a família, especialmente se você gosta de viajar de carro e curte o clima interiorano. 

Mas não se engane, apesar de ser no interior, Caldas Novas é uma cidade com diversas atrações e movimenta um grande número de turistas durante o ano. 

Além disso, Caldas Novas, no geral, é um excelente destino para orçamentos mais limitados, com opções de resorts a preços bem acessíveis. 

A principal atração da cidade é o Hot Park, um parque aquático de águas termais localizado em Rio Quente, bem próximo à cidade de Caldas, o primeiro resort do mundo da categoria. 

Se existir a possibilidade, a melhor opção de viagem é fechar um pacote all inclusive, onde você pode curtir seus dias de férias com a família sem se preocupar e pode curtir o dia inteiro com todas as refeições inclusas. 

5. Turismo em família na Praia do Forte, Bahia

Se a sua família está buscando um destino para aproveitar dias tranquilos, já prepare as malas para passar as férias na Praia do Forte. 

Com uma boa quantidade de hotéis e resorts, o destino é perfeito para alguns dias de descanso, praia e muita comida gostosa. A maioria dos hotéis possui pacotes all inclusive com excelente custo benefício. 

Dentre os mais buscados, estão os resorts da rede Iberostar, que contam com uma ampla estrutura de lazer para adultos e crianças, além de ótimos restaurantes. 

A Praia do Forte também possui uma unidade ativa do Projeto Tamar, que visa proteger e cuidar das tartarugas marinhas, muito presentes na região. 

Aproveite para mostrar aos seus filhos a importância da preservação ambiental. 

Planejando a viagem 

Após escolher seu destino, não deixe de pesquisar sobre as novas regras de funcionamento dos estabelecimentos, além das recomendações de segurança devido à Covid-19. 

Além disso, programe-se para garantir tudo o que você precisa para a sua viagem antecipadamente. Assim, você consegue as melhores condições e preços. 

No site da Voalá, você consegue suas passagens aéreas, hospedagem, aluguel de carro e seguro viagem, tudo em um lugar só. Aproveite! 

E, para ficar por dentro de nossas promoções, conteúdos e dicas de viagem, cadastre-se em nossa Embarque Voalá. 

Até a próxima, viajante!

Comments are closed.