Tempo de leitura: 14min 45sec

Com a retomada do turismo, diversas pessoas já estão começando a planejar a próxima viagem de férias ainda em 2022. 

Chegamos em um certo ponto de controle da pandemia, a vacinação está muito avançada e, em paralelo à queda nos números de casos, a vontade de viajar só aumenta. 

Por isso, nós da Voalá queremos te ensinar a como programar uma viagem incrível, desde a escolha do destino, reserva de passagens e hospedagens até documentos necessários e como montar a mala ideal. 

Além disso, também vamos deixar para você os principais destinos brasileiros desejados para 2022, escolhidos a dedo e pensados para o viajante pós pandemia, que busca segurança e maior contato com a natureza. 

Vem com a gente? Aproveite a leitura! 

A importância de realizar um planejamento de viagem

O intuito de realizar uma viagem é se divertir, descansar, passar um tempo de qualidade com a família, dentre outras milhares de coisas que nos fazem bem. 

Porém, sem um planejamento, muitos imprevistos que poderiam ser evitados podem causar desgastes e gastos desnecessários. 

Dessa forma, ter controle sobre as variáveis e estar preparado para todos os cenários, garante uma viagem mais tranquila e econômica. 

O primeiro passo do planejamento é saber a data da viagem, pois apenas assim podemos escolher o destino e avançar no planejamento. Afinal, precisamos levar em consideração o clima e se a visita ocorrerá em alta ou baixa temporada. 

Conseguir conciliar a data das férias com a baixa temporada é o mais aconselhável caso você queira aproveitar as atrações com mais exclusividade ao mesmo tempo em que economiza nas reservas e passeios. 

Mas, se você tem o intuito de conhecer pessoas novas ou gosta das cidades mais agitadas e movimentadas, viajar durante a alta temporada é o mais indicado.

Confira alguns dos destinos mais desejados para esse ano: 

  • Alter do Chão, no Pará; 
  • Campos do Jordão, em São Paulo; 
  • Chapada dos Veadeiros, em Goiás; 
  • Fernando de Noronha, em Pernambuco;
  • Florianópolis, em Santa Catarina.

Com a data definida e o destino escolhido podemos avançar. 

Planejamento financeiro

Depois de definir a data e o destino da sua viagem de férias, é importante estipular um orçamento. 

Por meio dele, será possível pensar nas opções de hospedagens e passeios que estarão no roteiro e encontrar a melhor maneira para otimizar os gastos. 

O planejamento financeiro deve englobar: 

  • Custo das passagens;
  • Custo das hospedagens;
  • Custo da alimentação; 
  • Custo do transporte na viagem; 
  • Custo dos passeios;
  • Custos extras, compras, etc; 
  • Reserva de emergência. 

Não deixe de separar uma quantia de reserva para emergências, ela é essencial. O planejamento financeiro pode ser o mais “chato” de fazer. Mas, sem ele, pode acreditar, você gasta mais e pior. 

O grande objetivo aqui é gastar menos e gastar melhor. Por isso, se dedique e não pule essa parte. 

Não se esqueça do seguro viagem, item indispensável para garantir a segurança de cada participante da viagem. 

Roteiro de viagem

Sem dúvidas, essa é a melhor parte em planejar uma viagem: montar o roteiro

Caso você vá viajar em casal ou família, convide os participantes para ajudarem nessa fase. Afinal, viajando em grupo, é importante que o roteiro contemple atividades e atrações onde todos possam se divertir. 

Aqui, você pode usar toda a sua imaginação criando rotas, pesquisando locais e as melhores opções de atividades em cada destino. Só não se esqueça de anotar tudo em planilha ou em algum aplicativo. 

Aliás, existem alguns aplicativos que podem ajudar muito na montagem do roteiro. Os principais são: 

Google Maps: 

O Google Maps é um aplicativo onde você pode montar todas as suas rotas, calcular distâncias e o tempo gasto de deslocamento dentro de alguma cidade em qualquer meio de transporte disponível, seja de carro, transporte público ou caminhada a pé. 

Além disso, é possível salvar os locais que serão visitados em listas personalizadas. Por exemplo, você pode criar a lista “Rio de Janeiro” e lá, salvar todos os locais que quer visitar. 

O mais legal é que você consegue fazer o download da área e utilizar o maps mesmo sem internet. 

Trip Advisor: 

Este aplicativo é o melhor amigo dos viajantes. Nele, você encontra as avaliações de praticamente todas as atrações, restaurantes e pontos turísticos da cidade. 

É uma ótima maneira de garantir as melhores atividades do roteiro baseado nas avaliações de milhares de outros viajantes. 

Primeiras reservas da sua viagem de férias

Quando falamos em viagem, a antecedência é uma das principais palavras de ordem. 

Com antecedência, você garante os melhores preços e as melhores condições de pagamento. 

Por isso, logo que a data e o destino estiverem definidos, é importante você buscar as passagens aéreas ou o aluguel de carro se você for realizar uma road trip

Depois das passagens, é importante também escolher a hospedagem que atende ao estilo da sua viagem. Viagem em casal, talvez uma pousada mais intimista. Viagem em família? Um resort é uma excelente opção com atrações para todas as idades. 

No site da Voalá você consegue fazer todas as suas reservas em um só lugar, com segurança e agilidade. 

Quando as reservas principais estiverem feitas e a data da viagem estiver mais próxima, mais ou menos 20 – 25 dias, é importante começar também a fazer reserva de passeios e atrações. 

Essa antecipação faz a diferença na economia de tempo nas filas para comprar ingressos e, algumas vezes, pode garantir preços melhores também. 

Fazendo as malas e separando os documentos

O grande dia se aproxima e chegou a hora da parte final do nosso planejamento de viagem: fazer as malas e separar os documentos necessários. 

Aqui, a dica de ouro é: conforto e praticidade. Escolha sempre peças neutras, fáceis de combinar e confortáveis. Mas, não se esqueça de separar apenas as roupas e sapatos que você realmente gosta de usar. 

Foi-se o tempo em que os viajantes carregavam aquelas malas imensas, cheias de roupas. A moda agora é levar o mínimo de bagagem possível para tornar a viagem mais leve, funcional e evitar taxas desnecessárias com excesso de peso.

 Não se esqueça dos seus documentos, especialmente se estiver viajando com crianças. Coloque no seu checklist: 

  • Carteira de motorista ou RG; 
  • Certidão de nascimento, se estiver viajando com criança;
  • Certidão de casamento; 
  • Certificado de vacinação contra a Covid-19. 

Agora, é só partir para o destino com muito mais segurança, sem se preocupar com imprevistos. 

Viu só? Programar uma viagem de férias pode ser bem mais simples e divertido do que você imaginava.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e se inscreva no nosso Embarque Voalá, onde você pode ter acesso aos melhores conteúdos, dicas e promoções de viagem. 

Comments are closed.