Viajante 4.0 é um termo usado, desde antes da pandemia da Covid-19, para nomear o viajante ultraconectado. Porém, em um mundo – quase – pós pandêmico, aceleraram-se os ritmos de mudanças e prioridades de consumo desse viajante. 

E é sobre isso que vamos conversar hoje!

O avanço exponencial da tecnologia deixou as pessoas cada vez mais imediatistas e exigentes em todos os tipos de produtos e serviços, no turismo e na hotelaria não seria diferente. 

Unindo isso à pandemia, que revelou traços naturalistas, sustentáveis e responsáveis no viajante 4.0, originou-se um perfil de viajante extremamente preocupado com experiências, com o meio ambiente e com serviços simplificados, além de digitalizados.

Dessa forma, todas as marcas e empresas que lidam com o segmento de viagens precisam estar prontas para oferecer tudo que o novo viajante busca.

Para facilitar o seu entendimento sobre as características do novo viajante, vamos separar os tópicos mais importantes e falar sobre as prioridades de consumo no mercado de viagens. Vem com a Voalá!

Menos burocracia, mais digitalização

Os viajantes 4.0 estão em busca de valores sólidos, responsabilidade social e ambiental. Ou seja, os pertencentes a esse nicho querem viver experiências únicas, especiais, e fogem de burocracia.

Bem, já faz algum tempo que a automatização de serviços chegou no turismo, certo? Um bom exemplo é o próprio embarque nos aeroportos. 

Antes, precisávamos chegar com 3 horas de antecedência, passar pelos guichês, encarar aquelas enormes filas para receber os cartões de embarque. 

Hoje, por exemplo, podemos simplesmente fazer o check-in pelo aplicativo da companhia aérea, e usar o próprio cartão de embarque disponibilizado para embarcar.

Mais rápido, mais fácil, mais sustentável! 

Até mesmo em viagens internacionais, na saída do Brasil, não é mais necessário passar pelos guichês, visto que os novos passaportes são eletrônicos. 

Sendo assim, para embarcar você só precisa pressionar seu passaporte na máquina e ficar posicionado em frente a câmera. O processo não dura 2 minutos. E cá pra nós, otimizar o tempo no aeroporto é valioso.

Outro ponto a ser observado como uma vantagem dos processos automatizados em tempos de pandemia é o baixo contato com outras pessoas. 

Por outro lado, não estamos dizendo que elas não são mais necessárias. Porém, é mais vantajoso colocá-las para coordenar a operação dos serviços do que executá-los. 

Tudo isso torna o serviço mais eficiente e mantém o distanciamento social – tendência que como mencionamos aqui, permanecerá mesmo no pós-pandemia. 

Sustentabilidade para o viajante 4.0

Outro reflexo importante é o da necessidade de processos, produtos e serviços mais sustentáveis. 

A pandemia da Covid-19, no auge da quarentena mundial, revelou o quanto nós não preservamos o meio ambiente e como ele seria se não fossem tantas intervenções em prol do desenvolvimento econômico e evolução do mercado em geral. 

Aliás, há algum tempo percebemos que as pessoas estão percebendo o quão importante é a preservação, estão mais interessadas e se envolvendo em assuntos sobre natureza, além de colocarem em suas prioridades de viagem destinos relacionados ao ecoturismo.

Outra característica desse público é a importância que eles dão em relação às empresas, suas reputações, credibilidade e postura.

Nesse sentido, boa parte busca entender como as cias aéreas, hotéis, passeios, restaurantes e empresas de aluguel de carro se posicionam e o que elas fazem para fortalecer a preservação ambiental e a sustentabilidade do local onde estão inseridas.

Conseguimos observar esse tipo de posicionamento em diversos restaurantes de Santa Catarina. Na Praia do Rosa (próxima a Garopaba), por exemplo, existem diversas mensagens conscientizando sobre lixo e incentivando cada um a levar o seu lixo para casa. 

Além disso, grande parte dos quiosques e restaurantes já estão trocando os descartáveis por produtos renováveis e reutilizáveis como copos retornáveis, assim como canudos comestíveis, feitos de macarrão e outras soluções.

Claro que implementar esses processos e produtos pode ser mais caro, mas, a verdade é que o viajante 4.0 não se incomoda em pagar um pouco mais para ter isso. 

Lembre-se: experiência é tudo para esse tipo de turista!

Agora, vamos falar sobre experiências no próximo tópico 😉 

Experiências personalizadas para o viajante 4.0

Os modelos de viagens convencionais, especialmente aqueles roteiros programados e impressos por agências, já não são atrativos para o novo viajante.

O que isso quer dizer?

Que não importa se ele vai a Paris e não vai conhecer o Louvre, ou, ir ao Rio e não conhecer Copacabana. O que o novo viajante quer é fazer algo totalmente novo. Ou seja, um roteiro pensado exclusivamente para ele, com experiências que fujam do convencional. 

Esse é um dos motivos pelos quais destinos de ecoturismo estão sendo mais cotados para as viagens a partir deste ano, assim como países, digamos, “exóticos”, que valorizam o contato com as culturas locais, como em países africanos e asiáticos.

Com isso, as pessoas estão buscando conexão, não apenas online, mas cultural, local e pessoal. Elas querem fazer parte de onde visitam, aumentando a sensação de “estarem vivas” 

Sendo assim, investir em programas e experiências locais diferenciadas como: aulas de culinária, tour guiado, aula de artesanato e refeições com famílias locais estão no topo da lista de prioridades para o viajante 4.0.

Saúde e medidas de segurança

O distanciamento social é uma medida que vai perdurar e já sabemos disso. Agora, não temos tanta certeza sobre a permanência do uso de máscaras, mesmo que em alguns países asiáticos isso já seja uma prática comum desde antes da pandemia.

Outras medidas adotadas para a realização de viagens que agradam o viajante 4.0 são: 

  • A organização real das filas nos embarques e desembarques;
  • Higienização dos ambientes;
  • Distribuição de mesas em restaurantes;
  • Limite seguro de pessoas por estabelecimento, dentre outras.

Apesar de algumas pessoas acharem que essas medidas geram desconforto e baixa otimização de tempo, na realidade, elas estão tornando as pessoas mais conscientes.

Educar e desenvolver a empatia é uma das principais funções das marcas e empresas, principalmente neste atual momento.

Do mesmo modo, o setor de hotelaria começou a prestar seus serviços de café da manhã de forma mais eficiente, com vários hotéis prestando o serviço de buffet com “fila de espera” para não causar aglomerações. 

Inclusive em outros locais, o café é servido à la carte, onde você seleciona os alimentos que deseja e os garçons trazem à sua mesa.

E aí, será que você se encaixa no perfil do novo viajante?

Como você pode ver, grandes mudanças estão acontecendo e a experiência de viajar tem se tornado cada vez mais personalizada. 

Sendo assim, conte com a Voalá para ajudar você a realizar viagens de forma completa, com exclusividade e te levando a viver grandes experiências. 

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Vai viajar em 2021? De Voalá é muito melhor 😉

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