Depois que você conhecer os museus a céu aberto desta lista, tenho certeza que vai querer explorar cada cantinho deles quando tiver a oportunidade. E pode tratar de incluir no seu roteiro, caso vá algum dia por essas cidades.

Sério, eles são impressionantes, todos estes 8 trazem uma mistura de arte e natureza, cores vivas e vibrantes e claro, o ar puro.

Você deve estar achando exagero da minha parte, né? Então, vamos conhecer esses museus agora que no caminho eu te explico o porquê de ser tão fascinante guardar um momento para visitar qualquer um deles.

Instituto Inhotim (Brumadinho, Brasil)

De início, já vou abrir essa conversa com uma preciosidade brasileira. Localizado em Brumadinho, o Instituto Inhotim está a apenas 1 hora de Belo Horizonte. 

Olha, vale muito a pena juntar a família e se aventurar sem medo de se decepcionar por aqui.

Para isso, é legal alugar um carro se você quer mais liberdade, além de ir com bastante conforto. Assim, a família passa o tempo que quiser no parque. 

Consulte os melhores preços aqui em nosso site ou app.

Bem, o museu conta com a imensidão de 140 hectares, com 450 obras de arte para colocar sua cabeça do avesso. Todos os depoimentos de quem conhece Inhotim são reveladores.

“Eu duvido que alguém vá em Inhotim e saia de lá a mesma pessoa”, diz Sérgio Sá Leitão, Secretário da Cultura de São Paulo. Ao chegar a esse museu a céu aberto você sentirá que foi transportado para outro planeta.

Além de encontrar árvores frutíferas, palmeiras, arbustos e outras plantas que compõem a vegetação de transição entre Mata Atlântica e Cerrado, você vai se misturar com a arte contemporânea das 18 salas ao longo de Inhotim.

Logo, na minha opinião, esse é um dos lugares mais incríveis que já tive a oportunidade de visitar. 

Lembro que, é meio que impossível visitar o local por completo em um dia, hein. Vale a pena reservar de dois dias, se você quer conhecer tudo desta obra-prima em forma de museu.

Oficina Brennand (Pernambuco, Brasil)

Um dos atrativos turísticos mais incríveis de Recife é a Oficina Brennand, que surgiu em meio a restos de uma olaria. Ela foi construída por Francisco Brennand que havia herdado uma antiga fábrica de tijolos e telhas de seu pai.

Com isso, em 1971, ele modificou o espaço para dar lugar ao que hoje se divide entre museu e ateliê. 

No museu você vai encontrar cerca de 2 mil obras que demonstram o percurso da vida e a essência das coisas.

Gibbs Farm (Makarau, Nova Zelândia)

A Gibbs Farm, na Nova Zelândia, vai fazer você se sentir em um sonho lúcido ou dentro de uma obra surrealista. 

Antes de mais nada, é importante informar que esse museu a céu aberto tem mais de 20 anos e possui uma extensão que equivale a 560 campos de futebol. Não é brincadeira! 

O melhor é que todas as esculturas foram feitas para, literalmente, encaixar com o relevo do local. É o caso de “Dismemberment, Site 1”, uma espécie de corneta com 25 metros de comprimento.

A diversão do museu se estende para toda a família, já que você tem a sensação das pessoas serem formiguinhas caminhando no meio dos brinquedos gigantes. 

Aproveite o vídeo abaixo para ter um gostinho do passeio e pense em se programar, é incrível:

Colina das Bruxas (Juodkrantė, Lituânia)

Que tal fazer uma caminhada dentro do folclore lituano? Conheça a Colina das Bruxas, que possui esculturas de madeiras repletas de representatividade das personagens das histórias locais.

Inclusive, foram os próprios artistas de Juodkrantė que produziram as obras. Dá para encontrar bruxas, monstros e outras 80 criaturas esculpidas e espalhadas em um imenso bosque.

Se você gosta de contos de fadas e histórias misteriosas, encante-se. Mas, é melhor ir durante o dia, né? 

Veja uma prévia do Parque e aproveite a viagem:

Aproveite e já descubra outros lugares, inspire-se! A gente inclusive já fez uma lista com os 10 melhores filmes para te ajudar a escolher lugares que você ainda não conhece.

Museus a céu aberto: no Japão tem? Sim, o Hakone Open-Air Museum (Hakone)

Em Hakone, no Japão, também é possível caminhar ao ar livre e aprender sobre arte. O museu a céu aberto é rodeado por sakuras, as conhecidas cerejeiras japonesas.

Ao mesmo tempo, ele conta com obras de arte bem diferentes, como uma torre com mosaico e duas esculturas de ovos fritos. Estranho, mas é arte, viu?

Além disso, depois da caminhada no parque você pode sentar, descansar e pôr os pés em uma “fonte” de água para relaxar como se merece. 

Veja um passeio pelo parque e diz se não te dá uma paz?

Quinta da Regaleira (Sintra, Portugal)

A Quinta da Regaleira é um lugar misterioso em Sintra, Portugal. O espaço era uma antiga fazenda e pertenceu a diversas pessoas. Mas, foi Henri Lusseau que projetou a forma atual.

Dessa forma, caminhando, você vai passar por cenários incríveis como torres invertidas e labirintos. Além disso, há um espaço dedicado a esculturas dos antigos deuses Gregos.

Você vai se sentir em um cenário totalmente medieval, é surreal.

Museus a céu aberto: o Bosque do Alemão, em Curitiba, é só diversão para as crianças

Primeiramente, saiba que Curitiba é bastante conhecida por suas atrações e espaços ao ar livre. Tem o Ópera de Arame, Jardim Botânico, Parque Tanguá e outros atrativos turísticos que misturam natureza e arte.

A minha dica vai te ajudar a aproveitar o passeio mesmo estando com as crianças. Lá se encontra é um dos museus a céu aberto mais diferentes que você vai ver: No Bosque do Alemão você faz a trilha de João e Maria. Bateu curiosidade, né?

Enfim, seguindo por ela dá para ver diversos murais com ilustrações do conto de fadas. Contudo, a surpresa está no meio do caminho, quando se chega a uma biblioteca que é conhecida como a “Casa da Bruxa”.

Ela tem histórias infantis e se você for em alguns horários, consegue ouvir histórias contadas pela própria bruxa. É uma diversão e interação incrível para as crianças. O parque também tem a Torre dos Filósofos com uma vista linda de Curitiba.

Parque Histórico de Carambeí

Continuando ainda no Paraná, você pode embarcar em uma aventura histórica e conhecer como foi a vida dos imigrantes holandeses. É do Parque Histórico Carambeí que estou falando.

Assim, a iniciativa do governo brasileiro e holandês foi de manter viva a história desse povo que contribuiu com o desenvolvimento sulista. Além de todo espaço do museu a céu aberto, você pode conferir:

  • A Casa da Memória;
  • A Vila Histórica;
  • Parque das Águas;
  • O Centro Cultural Amsterdã;
  • O Centro de Exposições.

Definitivamente, a arquitetura holandesa é diferente de tudo que você já viu, dá para notar pelos moinhos, rodas d’água e formato das portas e janelas. 

Agora, sente só o gostinho de estar lá com o vídeo abaixo:

Afinal, você ficou a fim de conhecer outros lugares incríveis como esses? 

Então faça parte do nosso grupo da Embarque Voalá, a nossa newsletter mensal que você assina de forma gratuita e tem acesso a promoções, roteiros e conteúdos exclusivos.

Mas e você? Já conheceu algum museu a céu aberto pessoalmente? 

Caso não, já coloque qualquer um desses no seu roteiro de vida porque vale muito a pena vivenciar a experiência de conhecer qualquer um deles.

Comments are closed.