Algumas pessoas chamam os Lençóis Maranhenses de “o deserto do Brasil”. Porém, isso só se relaciona com as belas dunas de areia branca e fina, pois a realidade é que chove bastante na região, o que possibilita a formação das belas lagoas de água doce. 

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica no nordeste do Maranhão e o melhor acesso é pegar um voo para São Luís, que fica a 250 km de distância.

De lá, você pode alugar um carro e realizar o trajeto para uma das 3 cidades mais próximas para se hospedar e dar início ao seu passeio no paraíso. 

A área do parque é de 155 mil hectares, cheio de dunas, lagoas, mangues e rios, formando uma paisagem singular que hoje é conhecida em todo o mundo. 

Hoje eu quero te incentivar a conhecer mais sobre essa parte tão rica do Brasil localizada no Maranhão. Por isso, separei tudo o que você precisa saber para começar seus preparativos para visitar os Lençóis. 

Aproveite o conteúdo e prepare-se para salvar todas as dicas! 

Quando viajar?

O ponto mais importante é a data da viagem, afinal, apesar de fazer calor durante todo o ano no Nordeste, existe o período de chuvas e seca. Por isso, é importante estar atento e se programar bem. 

A melhor época para viajar para os Lençóis é quando as lagoas estão cheias. O período de chuvas tem início em meados de dezembro e se estende até junho, sendo que fevereiro, março, abril e maio marcam o auge das chuvas. 

Por isso, o ideal é viajar entre julho e agosto, onde as chuvas estão praticamente no fim, e os dias mais azuis e ensolarados, sem perder a cheia das lagoas. Até outubro, ainda é possível pegar lagoas mais cheias perto da cidade de Atins. 

De antemão, planejamento com antecedência é essencial para garantir bons preços caso você decida viajar entre julho e agosto, pois é alta temporada, e coincide com as férias escolares, o que aumenta muito a procura pelo destino. 

Como chegar e onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses?

Existem três cidades que são a porta de entrada para o parque: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. 

O mais comum é chegar por Barreirinhas e, de lá, iniciar o passeio. Além disso, é a cidade que conta com o maior número de pousadas, hotéis, restaurantes e agências de turismo para a contratação dos passeios. 

Apesar da recente fama do destino, ele ainda é pouco explorado e a infraestrutura para o acesso aos Lençóis ainda está em construção. 

Por isso, você pode realizar a viagem por conta própria ou, se preferir, pode contratar um pacote de passeios que vai organizar todo o roteiro e hospedagens para você. 

Minha dica é que você programe o período suficiente para passar pelo menos 2 noites em cada uma das 3 cidades. Afinal, o parque é muito grande e cada local possui passeios em particular que valem a pena uns dias de viagem a mais. 

Não é necessário um carro 4×4 para chegar nas cidades saindo de São Luís, pois as estradas são boas e asfaltadas. Porém, para se locomover no parque, é preciso sim um carro 4×4 com snorkel, experiência nas dunas e na areia fina, além de uma autorização do ICMBio, o que torna a viagem muito burocrática. 

Por isso, sugerimos que você contrate os passeios pela praticidade e conforto. 

O que fazer?

Os Lençóis possuem centenas de lagoas e muitas delas são catalogadas. Por isso, existem aquelas mais famosas, como: 

  • Lagoa Azul
  • Lagoa Bonita;
  • Lagoa das Emendas;
  • Lagoa da Betânia;
  • Lagoa da Gaivota;
  • Lagoa da Andorinha

Essas lagoas ficam localizadas nas cidades de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, respectivamente. 

Em Atins, não deixe de fazer o Circuito da Lagoa das Sete Mulheres com a Lagoa da Capivara, assim como a Lagoa Tropical com a Lagoa da Lorena

Na hora de fechar os passeios, tudo é combinado e existem opções para todos os gostos. 

Separar se vai em um período do dia ou o dia todo, sozinho ou com amigos, vai te ajudar a definir os roteiros de visitação baseados no tamanho do grupo.

Por fim, tente fechar aqueles que fazem paradas em mais locais para você aproveitar todo tipo de interação com esse paraíso.

Antes que eu me esqueça, a parte favorita dos viajantes é assistir ao pôr do sol nas dunas. Com toda certeza essa é uma experiência que você vai querer viver!

Quanto custa uma viagem para os Lençóis Maranhenses?

Uma viagem para os Lençóis Maranhenses não é tão barata, principalmente pelo fato de que a melhor época para ir ao destino é em alta temporada. 

Mas, você consegue hospedagem, alimentação e passeios por um preço modesto. 

Podemos colocar em média um valor de R$100,00 por passeio em grupo. 

Caso você tenha possibilidade de gastar mais, sempre valerá a pena contratar passeios particulares.

Com certeza será especial aproveitar as lagoas sem ninguém por perto, com flexibilidade de horários. 

Além disso, caso seu orçamento permita, chegar aos Lençóis por Barreirinhas em um voo vindo de São Luís, te dará uma vista área simplesmente inesquecível. 

Por que conhecer os Lençóis Maranhenses?

Se depois de ler tudo isso, você ainda não estiver convencido de conhecer os Lençóis, uma última coisa que posso te falar é: essa região é uma das jóias mais preciosas do Brasil

Não existem arrependimentos ao escolher esse destino para viajar, seja em férias, lua de mel, viagem em família ou mochilão. 

Além disso, é importante valorizarmos nossas riquezas e incentivar o turismo para regiões e cidades que dependem exclusivamente dele. 

O ecoturismo é a nova tendência para o futuro dos viajantes e você, com certeza, não vai querer ficar de fora. 

Para conseguir o melhor em produtos para sua viagem, como pacotes de viagem, hospedagens, seguro viagem e aluguel de carro, acesse o site da Voalá.

Comments are closed.