Com milhares de casos confirmados no Brasil, o Coronavírus tem trazido mudanças emergenciais no que diz respeito à organização social, economia e, principalmente, ao turismo.

Quando os primeiros casos surgiram na China, no ano passado, muitos temiam que a doença fosse trazida ao Brasil por estrangeiros no período do Carnaval. Contudo, foram principalmente os brasileiros em recesso no exterior que facilitaram esse contágio nos seus retornos.

Diante da imprevisibilidade dos próximos meses, a dúvida de muitas pessoas é: como ficarão as viagens, devo continuar com meus planos?

Aqui neste artigo, vou trazer para você informações e notícias confiáveis, além de mais dicas para se proteger, caso seja de extrema necessidade viajar no atual momento. Mas lembro que, é importante não viajarmos neste período e praticarmos a quarentena para evitar a propagação do vírus, baseando-se sempre em fontes confiáveis como a OMS e o Ministério da Saúde.

Tudo certo? Então vamos lá.

O que é o Coronavírus?

O Covid-19 na verdade é o nome designado para a mutação atual do vírus que causa infeção respiratória e causou todo o cenário de pandemia atual. Mas na verdade, a definição “corona” diz respeito a uma certa “família” de vírus que quando observado no microscópio apresentam formato de coroa.

Confira o portal exclusivo do Ministério da Saúde. Para atualização de informações acerca da doença, este é o canal mais seguro que você pode acessar no país.

Quais são as formas de transmissão e os sintomas?

As principais formas de transmissão e contágio da doença são por contato com saliva, gotículas, através de espirro, tosse e também secreções. Há ainda a possibilidade de adquirir o vírus quando em contato com fezes e urina de pessoas infectadas.

Os sintomas apresentados são:

  • Tosse seca e reincidente;
  • Febre;
  • Coriza;
  • Dores musculares e desânimos;
  • Dores pulmonares.

Quem faz parte do grupo de risco?

Daqueles que são infectados com o Coronavírus, pelo menos 80% terão sintomas leves ou podem nem desenvolvê-los.

Contudo, é preciso ter atenção redobrada para os 20% restantes que podem ter quadros graves, com insuficiência respiratória, podendo causar morte.

Assim, os grupos que precisam ter maior cuidado com a Covid-19 são idosos acima de 60 anos, gestantes, pessoas com sistema imunológico enfraquecido, com problemas do coração e doenças crônicas, como diabetes e pressão alta.

Como se proteger em viagens?

Dicas para você se proteger caso necessite viajar em caso de urgência

Os procedimentos que devem ser aplicados durante as viagens devem ser os mesmos utilizados durante o restante do tempo:

  • Lavar a mão com água e sabão em abundância, lembrando sempre de limpar entre os dedos, o dorso e pulsos;
  • Utilizar álcool em gel 70%, no caso da não possibilidade de limpeza com sabão, e repetir o procedimento sempre que tiver contato com superfícies onde haja contato frequente de outras pessoas. Exemplos: corrimãos, maçanetas, carrinhos de mercado, etc;
  • Evitar cumprimentos que exijam toque e manter distância de pelo menos 1 metro e meio de distância, principalmente de pessoas que apresentem os sintomas citados;
  • Manter-se longe de ambientes aglomerados é imprescindível;
  • Sempre que for tossir, tapar a boca com a dobra do braço para evitar contaminar as mãos ou papel higiênico – descartar devidamente na sequência;
  • Não tocar boca, olhos e nariz sem a devida higienização das mãos.

Se estiver viajando, não compartilhe objetos e utensílios pessoais e coma alimentos bem cozidos.

Além disso, lembre-se de informar aos comissários de bordo se começar a sentir qualquer um dos sintomas.

Aqui também disponibilizamos o acesso para algumas dicas do Ministério de Saúde no caso de viagens, confira.

Vale a pena viaja agora?

Com o avanço da doença em nosso território, o governo brasileiro começou a implementar diretrizes para evitar uma contaminação em massa e surto.

Contudo, há países que já estão em estágio mais avançado de contágio e alguns até em estado de emergência.

O recomendado agora é evitar viagens que não sejam extremamente necessárias.

Além do risco iminente de ser contaminado com a doença, há a possibilidade de não conseguir retornar ao Brasil e ter que passar por quarentenas mais restritas, como é o caso da Itália.

Aqui você vai poder conferir a lista dos 27 países que estão sendo monitorados pelo governo brasileiro em relação a Covid-19.

Bem, indico a você neste momento que utilize este tempo em quarentena para programar melhor a sua viagem ou aquela dos seus sonhos – para quando esta crise passar. 

Vale muito aprender um novo idioma, exercitar aquele inglês ou espanhol meio enferrujado, tudo para chegar com maior fluência no destino que você quer, no caso, se for internacional.

Devo cancelar minha viagem?

Se você já tinha passagem marcada para os meses de março ou abril, é importante entrar em contato com a sua companhia aérea para remarcar a data.

Não é recomendado cancelar sua viagem de imediato, já que há outras alternativas como remarcação, obtenção de créditos e outras vantagens.

No caso de pessoas que programaram suas viagens para o segundo semestre de 2020, é mais importante monitorar as notícias nos próximos meses e evitar tomar uma decisão precipitada.

Qual a posição das empresas aéreas?

Em acordo, representantes do governo e as empresas aéreas como Azul, Gol e Latam, entraram com um protocolo para beneficiar aqueles que tinham passagens de voos compradas.

Conforme informações disponibilizadas pela Anac, aqueles que compraram bilhetes para datas a partir do dia 1º de março poderão fazer remarcação, com mesma origem e destino, para o período de até 1 ano levando em consideração a data do voo.

Caso o percurso não seja mais operado pela empresa, será possível solicitar créditos com validade para igual prazo.

No caso de reembolso, ele não é o mais recomendado, pois as empresas terão até 12 meses para devolver o valor.

E os cruzeiros? Continuam operando?

Os cruzeiros já haviam antecipado as ações para enfrentamento da crise do Coronavírus e não estavam fazendo trechos que compreendiam países com surtos da doença.

Agora, as operadoras já optaram por estratégias de cancelamento dos roteiros planejados para os meses de abril e maio de 2020. Algumas oferecem possibilidade de remarcação, até mesmo para o ano de 2021.

Qual o cenário em relação às hospedagens?

Hospedagens: reservas estão com flexibilidade para mudança de datas ou cancelamentos.

Em relação aos hotéis e outros tipos de acomodações, não há ainda nenhum pronunciamento oficial.

Contudo, a posição apresentada tem sido bastante compreensível, já que no geral tem havido flexibilidade em relação a mudança de datas ou cancelamento.

Os seguros de viagem cobrem os tratamentos para a Covid-19?

Embora as empresas de seguro saúde internacional estivessem resguardadas pelo fato do Coronavírus se tratar de uma pandemia, muitas delas têm se mostrado solidárias neste momento de dificuldade, e estendendo seus tratamentos para pessoas com sintomas da doença.

Caso você já tenha contratado uma empresa, entre em contato com ela e se informe sobre a cobertura ofertada, ok?

Bom, não se esqueça de compartilhar este artigo nas redes sociais para que mais pessoas possam se informar e se prevenir sobre o contexto do Coronavírus em relação a viagens.

Não esqueça de utilizar este período para realmente ficar em casa, é muito importante. 

Por último, caso queira pesquisar sobre possibilidades de viagens para depois que tudo isso passar, nosso simulador de viagens da Voalá encontra-se à disposição para você planejar sua viagem em qualquer outro momento deste ou do próximo ano.

Ah, também já estamos com nosso app disponível para Android e iOS. Planeje seus próximos sonhos para realizar.

E se puder, fique em casa, fique bem!

Comments are closed.