Presidente Figueiredo é o destino recém descoberto que está fazendo sucesso na lista dos amantes do ecoturismo. A cidade amazonense, em meio à Floresta Amazônica, é conhecida como a incrível terra das cachoeiras.
Com mais de 100 cachoeiras catalogadas, a cidade localizada a cerca de 107 km de Manaus. Trata-se do local ideal para aqueles que buscam um refúgio ou novas aventuras no meio da maior floresta tropical do mundo, a nossa Amazônia.
Para todos aqueles com viagem marcada para a capital amazonense, é válido separar pelo menos uns 4 dias para aproveitar a visita a Presidente Figueiredo.
E, para os que não conhecem, o clima é extremamente quente e úmido. Por isso, separe alguns repelentes para utilizar durante a viagem, pois serão essenciais para os passeios dentro da floresta.
Agora, que tal começar a planejar a viagem? Neste artigo você vai encontrar dicas sobre o que fazer, quais cachoeiras visitar e muito mais!
Aproveite a leitura e boa viagem!
Sobre a cidade de Presidente Figueiredo
Presidente Figueiredo tem uma área de 24.781 km ² que concentra reservas ecológicas, reserva indígena, área de mineração e hidrelétrica, além de suas incontáveis cachoeiras.
A vegetação é de Floresta Tropical e o terreno possui áreas bastante acidentadas. A temperatura média anual está em torno de 25ºC e 35ºC com clima quente e úmido, como citado anteriormente.
O turismo é uma atividade que gera muita renda, visto que muitas das cachoeiras se encontram em propriedades privadas, sendo importante para a manutenção da economia local.
Além das cachoeiras, o município amazonense também possui diversas corredeiras e cavernas onde é possível realizar rapel e rafting.
Lá também possui infraestrutura completa para turistas, como: restaurantes, hotéis, passeios guiados e o CAT (Centro de Atendimento ao Turista).
A melhor época para visitar o Amazonas é na seca, entre maio e setembro, assim você aproveita mais o dia e os banhos nas cachoeiras ficam mais seguros.
Na época de chuva, chove diversas vezes ao dia e aumentam as cheias, elevando o risco de enxurradas.
O destino é ideal para ser visitado em conjunto com a cidade de Manaus, devido à proximidade e à oportunidade de fazer uma viagem bem diversificada e divertida.
O que fazer na cidade de Manaus
Para uma experiência plena, sugerimos que tire no mínimo 3 dias para conhecer a famosa capital do Amazonas. Assim, você terá tempo para conhecer todas as atrações, realizar alguns passeios e provar o legítimo guaraná.
Os principais pontos turísticos da cidade são: o Centro Histórico, o Teatro Amazonas e a Praça São Sebastião, onde você pode almoçar um típico peixe do Amazonas no restaurante Tambaqui de Banda, o mais famoso da região.
Além disso, visite também o Mercado Municipal, a Arena da Amazônia e reserve parte do dia para passear pela praia da Ponta Negra, uma das praias de água doce da cidade, às margens do Rio Negro.
Continuando, experimente visitar a Praia Dourada e a Praia da Lua, outras duas excelentes e conhecidas opções de praia de água doce em Manaus.
Mas atenção, para a Praia da Lua é preciso planejamento, pois só é possível acessá-la de barco, saindo da Marina do Davi.
Se você tiver mais dias disponíveis, tire um dia completo para visitar a Praia da Lua partindo da Marina do Davi, de lá também saem barcos para o nado com botos e para a aldeia indígena, um PASSEIO INESQUECÍVEL!
É passeio obrigatório!
Um passeio obrigatório é conhecer o famoso Encontro das Águas, a impressionante junção do Rio Negro e do Rio Solimões, que forma o Rio Amazonas.
Acredite, vale muito a pena, principalmente pelo fato de que as águas não se misturam, fazendo com que o contraste possa ser visto a quilômetros de distância.
Para fechar, não se esqueça de visitar a Zona Franca de Manaus, uma das zonas industriais mais famosas do Brasil, onde você pode fazer diversas comprinhas, especialmente de eletrônicos.
Para partir ao próximo destino, Presidente Figueiredo, você pode alugar um carro e percorrer o caminho de aproximadamente 100 km pela rodovia AM-240 ou pegar um ônibus até o município, que tem um trajeto de duas horas e a passagem custa por volta de R$50.
O que fazer em Presidente Figueiredo
Caso você decida alugar um carro para realizar os passeios, recomendamos que alugue um 4×4, é indispensável.
Se essa opção não for possível, contrate passeios ou guias que podem ser fechados no CAT (Centro de Atendimento ao Turista) da cidade.
Existem algumas trilhas para acessar grande parte das cachoeiras, por isso, tênis e roupas confortáveis são a escolha certa para sua mala. Mais uma vez, não esqueça dos repelentes.
Para iniciar sua aventura visite a Cachoeira do Mutum, ela possui uma formação muito curiosa que favorece o nado. Lá, além da bela queda d’água, conservam 10 piscinas naturais no formato de jacuzzis.
Se você gosta de acampar e levar seu equipamento, lá também é permitida a prática de camping. Que experiência hein?!
Caso você decida fazer o passeio por meio de excursão, que é uma excelente opção para quem está com pouco tempo, há uma opção com duração de 2 dias e com um pacote que dá direito à hospedagem, almoço, taxas de entradas das atrações e café da manhã nas pousadas.
Procure a Biotur Amazonas para mais detalhes e saiba onde é possível pegar um transfer direto da cidade de Manaus.
Com a excursão, além da Cachoeira do Mutum, você vai conhecer as principais atrações de Presidente Figueiredo. Lugares como:
- Caverna Maroaga;
- Gruta da Judeia, Cachoeira Santuário;
- Corredeira do Urubuí;
- Cachoeira de Iracema Falls;
- Gruta Palácio Galo da Serra;
- E a Cachoeira da Pedra Furada.
Agora, caso decida ir sem excursão e goste de esportes radicais, pode praticar rafting no Parque do Urubuí, uma das paradas citadas no roteiro do passeio.
Além disso, é possível praticar rapel na Cachoeira do Tucano, o principal ponto para a prática do esporte na cidade. Aproveite para contratar o serviço de Guia e professor da modalidade no CAT.
Planejando a viagem
Dessa forma, como você já está “careca” de saber, antecedência é a chave para conseguir as melhores oportunidades para as reservas de suas viagens.
No site da Voalá você encontra todo o necessário para realizar uma viagem segura e descomplicada: passagens, hospedagens, aluguel de carro.
Ah, lembre-se que a gente também tem seguro viagem, item indispensável para uma viagem de ecoturismo repleta de aventura.
A depender da quantidade de dias, você pode acrescentar mais tempo na cidade de Presidente Figueiredo. Coloque como desafio conhecer todas as cachoeiras da região, já pensou?
Aproveite para se inscrever na nossa Embarque Voalá e ficar por dentro de todos os nossos conteúdos e dicas de viagem exclusivas para assinantes.
Por fim, lembre-se de checar as medidas de segurança e restrições nas cidades, além de sempre estar atento aos cuidados pessoais devido à pandemia da Covid-19.
Comments are closed.