Tá a fim de visitar um lugar com atrações turísticas interessantes durante o ano inteiro? Vou te falar, se você ainda não conhece Brasília, saiba que vale muito a pena conhecer cada cantinho da nossa capital. A cidade, apesar de jovem entre as centenárias brasileiras, proporciona aos visitantes uma programação variada durante o ano inteiro.

Em qualquer época, independentemente de ser Carnaval, Páscoa (inclusive abril é o mês de aniversário da cidade) ou até Ano Novo, Brasília sempre vai ter algo de interessante para fazer, a cidade exala cultura e diversão.

Bom, já que você está aqui para conhecer mais e saber o que aproveitar em relação ao potencial turístico da capital do Brasil, sugiro acompanhar o nosso roteiro. Há atrações para todos os gostos. Descubra Brasília agora mesmo!

Arquitetura Única

Para os amantes de História e Arquitetura, ir à Brasília é uma obrigação prazerosa e, com certeza, enriquecedora. A cidade tem a maior área do planeta tombada pelo Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

O projeto inicial da capital foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, e os edifícios mais importantes projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Para quem adotar conhecer monumentos históricos, vale a pena iniciar o passeio pela Esplanada dos Ministérios. Não deixe de visitar o Museu Nacional Honestino Guimarães, que recebe várias exposições de arte contemporânea e moderna.

Também é bom conhecer a Catedral Metropolitana de Brasília. A arquitetura e as esculturas de anjos no teto, de Alfredo Ceschiatti, chamam muito a atenção dos turistas. O local pode ser visitado todos os dias da semana.

Centro do Poder

Há um quilômetro da Catedral, no sentido Praça dos Três Poderes, fica o Palácio do Itamaraty. As visitas podem ser feitas em turmas de passeios com guias, após agendamento. É possível percorrer o interior do Palácio e conhecer mais a histórias do Brasil. Afinal, o visitante tem contato com objetos e obras de arte que abordam momentos importantes para o País.

Muito perto do Itamaraty, sede da diplomacia brasileira, está o Congresso Nacional. A sede do Poder Legislativo também pode ser visitada.

Outra atração imperdível para os turistas é a Praça dos Três Poderes. Nela, estão o Palácio do Planalto (sede do Poder Executivo) e o Supremo Tribunal Federal. Nessa praça, fica um dos símbolos mais marcantes da capital: a escultura Os Guerreiros. A obra, de Bruno Giorgi, ainda é conhecida como Dois Candangos.

Não deixe de visitar o Museu Histórico de Brasília, também denominado de Museu da Cidade. Ele se caracteriza por preservar trabalhos que abordam a trajetória da construção da capital. E pode ser visitado de terça a domingo, das 9 às 18 horas.

Descubra Brasília também visitando o Espaço Lúcio Costa, que homenageia o urbanista responsável por projetar a cidade.

O local consiste em uma construção subterrânea, que apresenta a Maquete de Brasília e uma galeria. Nesta, estão cópias de croquis e do Relatório do Plano Piloto. O Espaço Lúcio Costa está aberto para visitação de terça a domingo, das 9 às 18 horas.

Brasília tem Carnaval sim!

É muito legal conhecer as atrações culturais de Brasília. Porém, a capital do Brasil tem muito mais a oferecer. Se você também gosta de muita animação, conheça Brasília de forma diferente e viva o Carnaval de rua, de antemão já digo: é inesquecível.

Em 2020, são mais de 100 blocos que vão animar os foliões. Há alternativas para dançar e curtir diversos ritmos musicais e festas, além é claro, dos blocos mais tradicionais da cidade. Assim, os amantes do samba, axé, rock e sertanejo podem encontrar o local certo para aproveitar a folia.

Essa diversidade torna o Carnaval de Brasília uma grande atração para turistas do Brasil e do exterior. E, para manter a organização da capital, os blocos têm horários estipulados para encerrar as atividades. Nas quadras residenciais, a animação termina às 20 horas.

Nas áreas comerciais, a folia dura o dia inteiro e acaba às 22 horas, mas, na Praça dos Prazeres e no Setor Comercial Sul, as festas vão até as 2 horas ou mais.

No Complexo Cultural Funarte, é montada uma grande estrutura para abrigar os megablocos, que atraem mais de 30 mil pessoas. Lá, os foliões podem se divertir até a meia noite. O local é de fácil acesso e tem muita segurança.

Aproveite a vida noturna

Para a turma que deseja seguir o lema “descubra cada cantinho do quadradinho”, é obrigatório buscar um programa diferente, há opções para quem quer curtir sozinho, com amigos e programas familiares também.

A capital federal conta com bares de alto nível, onde há drinques especiais feitos por renomados mixologistas, cervejas de todas as partes do mundo, além de uma gastronomia variada que não deixa nada a dever para outras grandes cidades.

Os bares de Brasília se destacam pelos ambientes acolhedores e pelas decorações temáticas. Tudo isso é para você ficar mais à vontade e disposto a conhecer outras pessoas além de curtir músicas ao vivo.

Para ajudar você a ter uma experiência marcante, fizemos uma pequena lista com os seguintes bares e pubs que vão te surpreender:

  • Dudu Bar;
  • Bar Brasília;
  • Eskina Bar;
  • Muv Gastrostore;
  • Veltet Pub;
  • O’Rilley Pub;
  • UK Brasil Pub;
  • Toinha Brasil Show;
  • London Street Pub;
  • Amsterdam Wine Garden & Bier Garden;
  • Fausto & Manoel;
  • Abençoado Bar e Restaurante;
  • Bar Brahma;
  • Primeiro Cozinha de Bar;
  • Piratas Bar;
  • Bar Santa Fé;
  • New Mercadito Bar e Restaurante;
  • Outro Calaf;
  • Versão Brasileira.

Com certeza, você tem excelente opções para curtir a vida noturna em Brasília. Basta se programar e aproveitar esse “mar” de possibilidades e diversidade.

Brasília ao ar livre

Caso tenha já passado por Brasília, você sabe que é possível curtir vários momentos especiais ao ar livre. A cidade possui uma diversidade de parques, passeios e atividades a céu aberto.

Uma alternativa muito bacana é o Cine Drive-In (o único do país), que oferece atrações diferenciadas para os frequentadores. No lançamento do filme Star Wars: A Ascensão Skywalker houve concurso de cosplayers e quiz sobre a obra.

As crianças também puderam se divertir com o “duelo” de sabres de luz. Curtir cinema ao ar livre é um programa bem legal em Brasília.

Vale destacar que a capital federal conta com 52 parques ecológicos e urbanos para curtir a natureza. Um deles é o Jardim Botânico de Brasília, que tem como atrativos:

  • Biblioteca da Natureza;
  • Orquidário com mais de 3 mil espécies;
  • Jardim de Cheiros, que oferece contato com plantas aromáticas, comestíveis, condimentares e medicinais;
  • Trilhas ecológicas;
  • Parque infantil.

Podem ser feitas visitas guiadas com prévio agendamento. O local fica aberto de terça a domingo, das 9 às 17 horas. Também não deixe de passar no Jardim Zoológico de Brasília. Ele conta com 826 animais, divididos em 185 espécies.

Camping, borboletário, área para piquenique, playgrounds e lago artificial fazem parte das atrações. O local pode ser visitado nos feriados e de terça a domingo, das 9 às 17 horas.

Parque da Cidade Sarah Kubitschek

Descubra Brasília de forma plena ao visitar o Parque da Cidade, o maior parque urbano do planeta. Ele tem vários atrativos, sendo ideal para a prática do esporte. O local tem quadras de vôlei, basquete e futebol. Além disso, conta com pistas de cooper e ciclovia.

A alegria da criançada é garantida com parque de diversões. Lago artificial, quiosques e área para atividades culturais também chamam a atenção dos visitantes. O Parque da Cidade está aberto todos os dias, das 5 horas à meia noite. A entrada é franca.

Ermida Dom Bosco

Caminhadas, trilhas, passeios de bicicleta são algumas opções para você no Parque Ecológico Ermida Dom Bosco. Lá fica o Lago Paranoá, ideal para dar uma boa mergulhada e recarregar as energias.

Andar de skate, praticar esportes náuticos e fazer piquenique com as crianças são mais opções de lazer. Há também uma capela no parque, muito frequentada pelos turistas.

Se já tiver com viagem marcada para Brasília, não deixe de passar no Pontão do Lago Sul, maior centro de lazer do Distrito Federal.

A programação cultural e esportiva é intensa com shows, feiras e exposições o ano inteiro. O amplo estacionamento, a variedade de bares e restaurantes, o belo pôr do sol e vegetação proporcionam bons momentos.

Festas juninas e eventos são comuns nos principais parques de Brasília. É a garantia de aliar contato com a natureza e diversão. Para não sair da rota do turismo ecológico, aproveite também a visita à capital do Brasil e conheça outros lugares especiais.

Em Goiás, há pontos turísticos maravilhosos, como a Chapada dos Veadeiros e as cidades de Formosa, Pirenópolis e Caldas Novas.   

Eventos imperdíveis em Brasília? Temos!

Brasília tem atrações para os turistas e uma agenda repleta de eventos. Para quem procura unir lazer, música e gastronomia, uma excelente dica é o Na Praia. Em 2019, o evento aconteceu de julho a setembro, com 43 dias de programação.

Com atrações musicais para todos os gostos, o Na Praia acontece no Lago do Paranoá. É construída uma praia artificial em que toda a areia usada é doada para revitalizar os parquinhos da cidade.

O Na Praia também é conhecido por ser, desde 2017, o maior evento com lixo zero no mundo. Ou seja, reúne diversão e sustentabilidade de maneira única.

Cidade Multicultural

A vida cultural de Brasília é bem agitada. Shows e peças de teatro estão na programação do Centro de Convenções Ulisses Guimarães. Grandes nomes da MPB (Fábio Júnior, Djavan, Nando Reis etc.) vão fazer shows neste ano no local. Orquestras sinfônicas e humoristas também pisam no palco para proporcionar grandes momentos à plateia.

Para quem realmente gosta de música, é obrigatório passar na capital em abril. No dia 25, acontece e Villa Mix Brasília 2020, considerado o maior festival de música do País.

A edição deste ano vai ser no Estádio Nacional Mané Garrincha. E vai contar com Kevinho, Wesley Safadão, Simone e Simaria, Matheus e Kauan, entre outros. Sem dúvida, não dá para perder!

Brasília, sem dúvida, é uma cidade com muitas atividades interessantes. Para quem deseja visitar a cidade no Ano Novo ou no Carnaval, há muitas alternativas para entretenimento.

Para os que estão a fim de aproveitar as atrações da capital federal, é bom dar uma passada em nosso site e reservar passagens e hospedagens de acordo com a sua preferência. Afinal, você merece curtir a vida em lugares especiais, e posso te dizer, Brasília é incrível!

Comments are closed.