Para quem gosta de curtir as belezas naturais, conhecer o cerrado brasileiro é uma opção muito interessante.

A região é composta por 12 Estados (AP, BA, DF, GO, MT, MS, MG, PI, SP e TO). E conta com uma rica biodiversidade e com cenários que estimulam a ecoaventura. Ou seja, combina natureza com diversão de maneira especial. 

Acima de tudo, se você pretende fazer uma viagem para descansar, divertir e apreciar a natureza, descubra o cerrado brasileiro.   

Pensando nisso, apontaremos 5 locais que vão garantir um passeio inesquecível para você. Siga conosco nesta bela viagem!

1. Palmas (TO)

Descubra o cerrado em Palmas

A capital mais nova do Brasil é cheia de atrações para os visitantes. Há diversos pontos turísticos para apreciar as belezas naturais dessa região do cerrado. 

Por isso, uma boa dica é curtir a Praia da Graciosa, que fica às margens do Rio Tocantins. Ela é perfeita para se refrescar do intenso calor de Palmas. 

Os visitantes podem aproveitar a praia para mergulhar bastante, por exemplo. Também vale a pena conhecer o calçadão, ideal para dar boas pedaladas e andar de patins. 

Da Praia da Graciosa, o turista pode pegar um barco e ir até à Ilha da Canela. O local se destaca pelos bares e barraquinhas que ficam na água, que é muito rasa.  

Além disso, ilha também conta com uma área gramada, banheiros e um restaurante. Tudo isso para garantir um passeio tranquilo e confortável.

Para os que adoram o contato com a natureza, a dica é visitar o Parque Cesamar. Com 96.770 m² de reserva biológica, o local tem lago, orquidário, pedalinho e muitas opções de lazer. 

Se você gosta de ecoaventura, o parque tem uma pista de corrida com 2.280 metros no meio da vegetação de cerrado. Academias ao ar livre, bicicross e pistas de skate também fazem parte das atrações.

Em Palmas, há boas alternativas para hospedagem, como: Hotel Lago da Palma; Hotel Casa Grande; Ibis Styles Palmas e o Hotel 10 Palmas.

2. Bonito, o melhor destino de ecoturismo do Brasil (MS)

Descubra o cerrado em Bonito

Se você é fã de ecoaventura, não pode deixar de conhecer Bonito, município localizado no Mato Grosso do Sul.

Cachoeiras, grutas, praias e trilhas tornam o local o perfeito para o turismo de aventura no Cerrado.

Durante as férias, os visitantes podem se divertir com várias atividades, como mergulhos, arvorismo, rapel, rafting e tirolesa. 

As belezas naturais são simplesmente encantadoras. Para constatar isso, é necessário apenas ficar atento à claridade das águas dos rios e das lagoas e à biodiversidade. 

Então, se você está a fim de curtir a natureza, vale a pena visitar Bonito. O município já foi eleito diversas vezes o melhor destino de ecoturismo do Brasil. 

Para facilitar a vida dos turistas, é possível comprar um voucher único para entrar em todos os parques. 

A recomendação é visitar Bonito no período de dezembro a março, melhor época para apreciar as belezas naturais da região. 

O Hotel Pousada Surucuá, o Hotel Fazenda Rio Formoso e o Zagaia Eco Esporte são alternativas de hospedagem, em Bonito.

3.  Brasília (DF)

Descubra o cerrado em Brasília

A capital do Brasil oferece aos turistas boas oportunidades para curtir as belezas naturais, sabia?

Localizada no cerrado, Brasília tem como um dos pontos de área verde mais interessantes o Parque da Cidade.

Chamado de Parque Sarah Kubitscheck, o local conta com 4,2 km² repletos de natureza. Lá, os visitantes podem praticar esporte e fazer piqueniques para apreciar a beleza da região.

Além disso, o parque também sedia muitos eventos culturais e tem uma excelente infraestrutura, com banheiros e lanchonetes. 

Os turistas ainda podem relaxar nas tendas de massagem. Sem dúvida, o parque é uma ótima opção de lazer.   

Se você for a Brasília, não perca a oportunidade de visitar a Lago Paranoá. Considerado o cartão postal do Distrito Federal, o local oferece passeios de barco inesquecíveis.

O Paranoá também é muito frequentado pelos que gostam de velejar e praticar o stand up paddle. Se você quer sair da rotina, não deixe de conhecer o lago. 

Para você ficar bem hospedado em Brasília, indicamos estes hotéis: Esplanada Brasília Hotel; Nobile Suítes Monumental; Allia Gran Hotel Brasília Suítes e Windsor Brasília Hotel.

4.  Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT)

Faz parte da lista de um dos locais mais belos do cerrado brasileiro. Afinal, é cercado de belezas naturais impressionantes.

Cachoeiras, nascentes, mirantes, relevo com lindas formações rochosas são alguns dos atrativos da região.

Então, para quem adora a natureza, saiba que o local tem nada mais nada menos do que 40 sítios arqueológicos.

Em primeiro lugar, parque se destaca pelos cânions e pela cachoeira Véu de Noiva, que tem 86 metros de queda e águas cristalinas.

Além disso, há várias espécies de aves, canoagem, trilhas, rafting e rapel fazem parte das atrações turísticas mais apreciadas.

O contato pleno com a natureza é um dos aspectos que tornam a Chapada dos Guimarães um ótimo roteiro.  

De certo, os amantes da ecoaventura têm boas opções para se hospedar em Cuiabá, que fica a 60 km da Chapada. 

Indicamos os hotéis Amazon Plaza, Deville Prime Cuiabá e o Delmond. Afinal, você precisa de energia para curtir essa viagem de forma plena.  

5. Caldas Novas (GO)

Descubra o cerrado em Caldas Novas

A cidade goiana é conhecida pelas famosas águas quentes. Além disso, tem pontos turísticos para os que gostam de sair da rotina.

Um deles é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas que fica a cinco quilômetros do centro do município. Ele apresenta duas trilhas, que proporcionam aos visitantes um contato direto com a fauna e flora da região.

Com o apoio de guias, os turistas aproveitam o passeio pelas trilhas para conhecer cachoeiras e mirantes de rara beleza. 

Certamente, outro local recomendado para os amantes da ecoaventura é o Parque Lagoa Quente de Pirapitinga. Nele, fica o Poço do Ovo, uma das nascentes mais quentes do Brasil, cuja água chega a 57 graus.

Além disso, também vale destacar o clube Lagoa Termas Parque que oferece contato com belezas naturais e nascente termais. Quem gosta de atrações radicais pode curtir torres “perigosas” e toboáguas. 

Para repousar, a cidade de Caldas Novas tem muitas opções de hospedagem. Três bons exemplos são o Alta Vista Thermas Resort, o Hotel Hotsprings e o Prive Thermas Hotel. 

O Cerrado brasileiro é um local com belezas naturais imperdíveis e atrações fantásticas para os que adoram a ecoaventura.

Em conclusão, se você está em busca de uma viagem especial, vale a pena fazer uma pesquisa no nosso site agora mesmo!

Comments are closed.