Sem dúvida, o Natal é um dos feriados mais queridos e comemorados no mundo. Vemos em filmes e seriados de diversos países, um Natal com cidades iluminadas, restaurantes lotados, decorações icônicas de renas, anjos e, é claro, o Papai Noel. 

Aqui no Brasil não é diferente, mesmo sendo um país tropical com verão no fim do ano, algumas cidades investem na realização de programações natalinas completas que atraem visitantes de todas as nacionalidades. 

Por isso, separei 5 dos melhores destinos brasileiros para você começar a programar o fim de ano com aquele gostinho de estar realmente na terra do Papai Noel, ou, de um jeito novo e inusitado. 

Aproveite a leitura e prepare o gorro e “ho ho ho”! 

Viagem de fim de ano: destinos sulistas

1. Natal Luz em Gramado

Natal Luz em Gramado

Esse com certeza é o Natal mais famoso do Brasil, realizado na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. 

As comemorações natalinas na cidade começam em novembro e terminam apenas em janeiro, com diversas atrações, como: 

  • Apresentação de corais em diversos pontos da cidade;
  • Orquestra sinfônica; 
  • Vila de Natal; 
  • O Show do Lago;

O mais legal é que mesmo em altas temperaturas, a experiência daquele Natal europeu permanece em Gramado, já que a arquitetura da cidade possui influência tipicamente alemã com belos cenários para fotos e momentos icônicos. 

Além disso, sua cidade vizinha, Canela, também conta com um fim de ano muito movimentado, oferecendo mais de 300 atrações natalinas com um verdadeiro espetáculo na decoração da cidade.

Vale fazer um roteiro de carro para conhecer as duas cidades e ter a experiência completa do Natal sulista. 

2. Campos do Jordão 

Viagem de fim de ano para Campos do Jordão

Além do Sul do Brasil, a cidade de Campos do Jordão localizada na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, também carrega o espírito natalino nas comemorações e atrai turistas de todas as localidades. 

Assim como Gramado, ela também é uma cidade típica de cenários europeus, com uma arquitetura que nos faz viajar às cidades alemãs bem interioranas. A Vila Capivari, no centro, é o bairro mais famoso da cidade. 

E é nesse cenário que acontece o Natal dos sonhos, com uma bela decoração natalina, capaz de emocionar corações de todas as idades. 

Além disso, diversos restaurantes possuem cardápios específicos para a data e as atrações incluem: paradas, desfiles, além do trenzinho que leva o Papai Noel. 

Sem dúvidas, sendo em Gramado ou Campos do Jordão, qualquer uma dessas cidades vai ser o destino perfeito para você que quer viver um Natal inesquecível! 

3. Viagem de fim de ano: Curitiba 

Natal em Curitiba

A capital paranaense também conquistou seu lugar no ranking das melhores cidades para se passar o Natal no Brasil. 

Com atrações emocionantes, o Natal de Curitiba é um grande evento que toma toda a cidade com apresentações de orquestras, grupos de teatro, exposições, túnel de luzes e claro, a chegada do Papai Noel.

Além disso, tem o belo coral infantil que canta lindas canções natalinas no Palácio da Avenida, no centro de Curitiba. A apresentação é um show à parte, especialmente para os pequenos.

Fora o clima de Natal, Curitiba é um excelente destino para os viajantes que gostam de uma capital cosmopolita, cheia de opções de passeios e excelentes restaurantes – especialmente os de comida alemã, como o Original Munich. 

Aliás, uma boa ideia é separar alguns dias para conhecer os principais pontos turísticos da cidade e seus arredores, antes ou depois do dia 25, como: 

  • Parque Barigui;
  • Jardim Botânico;
  • Museu do Automóvel;
  • Excursão de trem para Morretes;
  • Um passeio pela Feira do Lago da Ordem;
  • Museu Oscar Niemeyer, dentre inúmeras outras opções.

Curitiba é, sem dúvidas, um destino que nós, aqui da Voalá, indicamos para você curtir uma viagem de fim de ano inesquecível.

4. Blumenau 

Blumenau no Natal

Voltando ao Sul, mais precisamente em Santa Catarina, o Natal em Blumenau – cidade famosa pela Oktoberfest Brasileira – realiza o famoso: “Magia do Natal”. 

Esse evento festivo fica sediado na Vila Germânica e traz em sua programação grandes shows e desfiles. 

Há também o Espaço da Neve, a Casa do Papai Noel e o Mercado de Natal, que atraem tanto crianças como adultos pelas decorações lúdicas e atividades inclusivas para todas as idades. 

Para os mais radicais, existem opções de atividades como patinação no gelo e roda gigante. Para as crianças artistas, oficinas de pintura e bolacha. 

Dentre essas e muitas outras atividades, o Natal em Blumenau também reproduz aquele típico clima europeu que atrai pessoas de diversas localidades do Brasil. 

Com certeza, é um destino que vale a pena visitar e passar o fim de ano. 

Natal em Natal

Viagem de fim de ano: Natal

O clichê praiano no melhor verão do Brasil: o nordestino. 

As comemorações natalinas na capital do Rio Grande do Norte são agitadas e regadas a grandes espetáculos musicais, teatrais, apresentações de dança e feiras lotadas de quitutes potiguares. 

Além disso tudo, a cidade é agraciada com uma das praias mais lindas do continente sul americano, na melhor estação do ano para viajar ao nordeste. 

Ou seja, aproveite para curtir um fim de ano de praia e verão, aproveitando ótimas programações natalinas e fugindo do roteiro tradicional.

Curiosidade: você sabia que Natal recebeu esse nome porque foi fundada no dia 25 de dezembro de 1599? 

Iniciando o planejamento da viagem

Antes de escolher o destino ideal, converse com as pessoas que irão te acompanhar na viagem e opte por aquele que satisfaça a todos, e que também combine com seu estilo de vida e viagem, ok?

É importante ficar atento às orientações atuais devido ao coronavírus, além de condições de passagem e hospedagem. 

Com todas essas precauções e atenção, já é possível viajar bem e com segurança novamente. 

Atualmente, a melhor ideia é escolher um destino mais próximo e viajar de carro, essa é uma forma de se manter mais afastado das aglomerações comuns de aeroportos e aproveitar as belezas naturais das paisagens brasileiras na estrada. 

E, é claro, a possibilidade de acrescentar mais um destino ou dois no roteiro.  Quem não ama? 

No site da Voalá, você encontra diversas opções de pacotes, hospedagens e aluguel de carro para diversos destinos brasileiros. Não deixe de aproveitar nossas promoções e pacotes para as viagens de fim de ano!

* Atenção: fique atento e não deixe de conferir a confirmação das programações nos destinos devido ao coronavírus. 

Comments are closed.