Aqui você vai encontrar dicas para destinos próximos a São Paulo que vão te surpreender, seja pela aventura ou pela sensação de liberdade que estes 7 lugares proporcionam.

Sabemos que a rotina das grandes cidades costuma enfraquecer o espírito aventureiro de seus habitantes. Por isso, muitos viajantes buscam destinos alternativos para curtir novas aventuras em meio à natureza e preservar seu instinto de liberdade. 

Podemos unir esses fatos com o crescimento do ecoturismo e a pandemia do coronavírus, que vem despertando o desejo pela saúde mental e espiritual. 

E, é claro, as viagens fazem parte disso, fornecendo novas experiências individuais e coletivas, para os que viajam sozinhos ou em família. 

Como estamos falando de uma viagem “bate e volta”, é importante que as cidades sejam acessíveis e próximas, para que os viajantes aproveitem ao máximo o destino escolhido.

Então vamos conhecer os lugares?

1. Ubatuba

Ubatuba é um pequeno município no litoral, localizado a 246 km da capital paulista. A cidade praiana une tudo o que um bom aventureiro gosta: paisagens belíssimas e praias paradisíacas. 

Por isso, em seu fim de semana por lá, aproveite para fazer a trilha das Praias Desertas. Lá, você vai percorrer a pé uma trilha de 10 km de faixa litorânea atravessando a Serra do Mar.

Além de se encantar ao longo desse trajeto, você vai ter a oportunidade de conhecer 7 praias que vão te deixar de queixo caído.

Então já sabe, né? Prepare o filtro solar, boné e tênis para iniciar sua caminhada pela Praia da Fortaleza até a Praia da Lagoinha.

Aliás, por se tratar de uma trilha longa, recomendamos que seja feita por pessoas com melhor condicionamento físico. 

Agora, caso você queira se aventurar apenas na caminhada de ida, pode voltar de barco para o início da trilha, sem precisar percorrer mais 10 km para retornar. 

2. Esportes radicais em Monte Verde

Para mudar os ares, no interior de Minas Gerais está a cidade de Monte Verde, a 164 km de São Paulo.

A cidade é famosa por ser considerada a “Campos do Jordão de Minas”, pois conta com cenários românticos belíssimos, friozinho europeu, bar de gelo e muito fondue. 

No entanto, essas não são as únicas coisas para fazer por lá, veja bem.

Na Fazenda Radical, você pode ter um final de semana recheado de esportes e aventuras, como: UTV, passeio de quadriciclo, tirolesa, rapel, arvorismo, tiro com arco e flecha, escalada e muitos outros. 

Além disso, é importante ressaltar que a Fazenda Radical também possui opções de atividades para crianças, sendo ótimo para um fim de semana em família.

3. Brotas

Brotas é conhecida como a capital da aventura não é à toa. A 247 km de São Paulo, a cidade possui aventuras para todas as idades, como: 

  • Rafting, a atividade mais famosa de Brotas no Jacaré. No Baixo Jacaré, as corredeiras mais emocionantes e no Alto, as menores, destinadas às crianças;
  • Tirolesa;
  • Canionismo, uma descida de rapel ao lado da queda da cachoeira Santa Eulália, também permitida para crianças;
  • Quadriciclo; 
  • Arvorismo.

Se você conseguir se planejar bem, consegue realizar todas as atividades em apenas um fim de semana. Mas, sei que a vontade de voltar será grande!

4. Aventura em Pedra Bela

Se você gosta de tirolesa, com certeza Pedra Bela será a sua primeira viagem de final de semana.

A 140 km de São Paulo, Pedra Bela possui a maior tirolesa da América Latina, com 1.900 metros.

Você faz o percurso sobrevoando um lindo vale e tem direito a um belo banho na Cachoeira Cristal no final do passeio. 

Alguns pontos importantes para levar em consideração: 

  • Você pode descer a tirolesa sozinho ou em dupla; 
  • Para chegar lá, é necessário subir uma escada com muitos degraus. Então, prepare o tênis e a garrafinha de água!

5. Paraquedismo em Boituva

Quem não tem vontade de experimentar um salto de paraquedas?

Pertinho da capital paulista, a 120 km, está Boituva, a cidade do paraquedismo no estado de São Paulo. 

Lá, você pode viver essa aventura com muita segurança e contar com empresas de credibilidade no setor. Inclusive, o salto individual é sempre feito em dupla com um instrutor experiente. 

Mas, se você for uma pessoa corajosa, também pode fazer o curso e se tornar apto a saltar sozinho.

6. Ilhabela

Esse paraíso localizado no litoral paulista, a 202 km da capital, conta com uma das mais belas praias do sudeste brasileiro. 

Ilhabela é um município muito diferenciado e geralmente é frequentado por famosos e artistas, visto que o acesso é um pouco mais difícil e o custo da viagem, um pouco mais elevado. 

Caso você possua um orçamento maior, com certeza terá uma experiência memorável: praticar mergulho em um mar com imensa riqueza marinha. 

Em Ilhabela, é possível fazer o batismo de mergulho, onde você mergulha junto com um instrutor, sendo uma ótima opção para os iniciantes ou menos corajosos. 

Avistar tartarugas não é algo raro, então aproveite! 

7. São Roque

Bem pertinho de São Paulo, a 54 km, está a cidade de São Roque, onde está localizado o incrível Ski Mountain Park, na Estrada da Serrinha, km 3. 

Esse parque é um paraíso para famílias e conta com diversas atividades, como: 

  • Arvorismo;
  • Passeio a cavalo; 
  • Paintball;
  • Patinação;
  • Escalada; 
  • Alpinismo; 
  • Tirolesa;
  • Teleférico; 
  • Tobogã;
  • Arco e flecha e 
  • As primeiras pistas de esqui indoor no Brasil! 

Além disso, também é possível praticar o snowboard, outro esporte de inverno na Ski Mountain, com uma descida de 3 mil metros quadrados e 400 metros de comprimento. 

Organizando sua próxima aventura

Ao escolher o seu destino, lembre-se sempre de pesquisar o funcionamento dos estabelecimentos e parques devido à pandemia da Covid-19, assim como as novas regras, cuidados e restrições. 

Se você não for alugar um carro, é importante estar com a revisão em dia para poder viajar tranquilo, sem se preocupar com grandes imprevistos. 

Caso prefira alugar um carro, acesse o site da Voalá, lá você encontra as melhores opções para a sua viagem, incluindo sua hospedagem. 

E, se você quer receber mais dicas de viagem, roteiros e promoções, cadastre-se grátis na Embarque Voalá, nossa comunidade VIP exclusiva para viajantes. 

Comments are closed.