Só quem entende de viajar e já passou por diversas experiências pode te dar as melhores dicas de viagem para ajudar na sua trip.

Pois é, algumas pessoas tentam te aconselhar, mas só neste artigo você pode conferir dicas de coisas que eu senti na pele. É claro, com muito humor e otimismo.

Arrasta uma cadeira, pega uma bebida e vem conversar comigo. Hoje, eu vou te mostrar as 23 dicas de viagem que nunca te disseram.

 1. Compartilhe seu roteiro com familiares

Principalmente se estiver viajando sozinho. Deixe que alguns amigos ou familiares saibam qual seu voo, os destinos e os hotéis que vai passar. Além disso, se estiver com receio, é só compartilhar a localização em tempo real.

Essa dica é boa também se estiver viajando com os filhos e com namorado(a), pois evita que “se desencontrem” durante a estadia. Caso esteja viajando com os amigos, marquem pontos de encontro em determinados horários do dia.

Compartilhe-seu-roteiro-com-familiares

 2. Ter seguro viagem

Com saúde não se brinca! Então, jamais esqueça de contratar um seguro viagem, para caso tenha algum imprevisto.

 3. Tenha sempre internet

Igualmente, ficar sem conexão pode ser um tiro no pé. , Então, sempre procure um chip local ou ative o roaming de seus dados móveis. Assim, você se mantém online, consulta o GPS, se comunica facilmente,  e, claro, posta as melhores fotos.

Pra sua sorte, eu também já fiz uma pesquisa completa sobre o tema e compartilhei aqui.

 4. Se camufle

Dependendo do horário, alguns ambientes podem ser perigosos para turistas. Determinadas áreas no centro no período da noite ou lugares isolados podem te deixar vulnerável.

Paris, por exemplo, tem estações de metrô menos movimentadas que podem ser arriscadas depois do pôr do sol. O centro do Rio de Janeiro também é outro exemplo de lugar onde é necessário ter atenção.

Nestes momentos, o melhor a se fazer é o que chamo de “camuflagem”. Observe como os moradores agem e tente copiar o comportamento (colocar a bolsa na frente do corpo, não usar o celular, andar mais rápido etc.)

Garanta sua segurança!

 5. Mergulhe na cultura local

Permita-se aproveitar sem se preocupar em demasia. Há culturas extremamente diferentes da do Brasil. Então, coma com hashis, tome banho turco, caminhe nos mercados de rua e aprenda as danças regionais.

Mergulhar na cultura agrega muito a sua bagagem de vida e vai valer a pena, já que logo logo você estará de volta a sua rotina.

6. Experimente comidas típicas

Dessa vez, eu recomendo enfaticamente que você tire um dia para fazer um tour gastronômico ou mesmo provar as comidas das barraquinhas das praças.

Em lugares com “higiene duvidosa”, como Índia, prefira comer em estabelecimentos bem avaliados e coisas quentes (o calor mata os germes).

 7. Dicas de viagem: contrate um guia

Se está indo para uma cultura muito diferente, prefira que um guia local que te apresente a cidade. Eles sabem se deslocar em praticamente todos os bairros e podem te surpreender com as recomendações.

Marraquexe é um bom exemplo disso, quem não conhece a cidade pode se perder facilmente na Medina (região antiga), enquanto quem mora lá caminha sem dificuldades. Só tenha certeza que o guia é realmente habilitado para a função.

Contrate um guia

 8. Saiba recusar serviços

De maneira alguma deixe que alguém te vença pela insistência. Seja em ocasiões em que você não quer comprar um souvenir, ou nas quais não deseja comprar um passeio ou trocar moeda.

Se imponha, diga não e mantenha sua posição. A personal organizer Bete Farias dá algumas dicas de como recusar de maneira educada.

Uma vez eu estava no Marrocos, lá eles têm o costume de fazer pinturas em henna nos viajantes. Uma moça me disse que seria um presente e começou a pintar meu braço. Depois que terminou a pintura ela quis cobrar pelo serviço.

Eu rodei a baiana e disse que não ia pagar, ela havia me dado de presente!

 9. Leve sua camisa da seleção brasileira

Brasileiro é amado em todo canto do mundo. É só você falar de onde veio que vão começar a falar sobre futebol.

Então, já esteja com a camisa da seleção e vai descolar os melhores passeios, além de fazer amigos e conquistar a simpatia das pessoas com mais facilidade. 

É sério, já aconteceu de eu ter meus 15 minutos de fama por estar com a camisa. Da mesma forma, tenha camisas extras, caso tenha a intenção de trocar com os amigos que fizer durante a viagem.

10. Mantenha cópias dos documentos

Essa é uma das dicas de viagem mais importantes, atenção!

Seja em PDF no celular, na nuvem ou em papel guardado em uma pasta. Tenha a segunda via de tudo. Nunca se sabe!

11. Pesquise fundo na internet

Atualmente, com o mundo digital, só não busca detalhes quem não quer. Assim, acesse blogs, perfis no Instagram, Grupos no Facebook, ouça podcasts

Ou seja, se informe sobre o destino, não pesquise apenas o superficial!

12. Leve seu lenço, canga ou tecido

Vai viajar para a praia? Opa, então uma canga vai ser uma ótima companheira. Dá para esticá-la na areia, fazer amarrações, transformar em uma bolsa ou até estancar sangue de cortes se algo acontecer.

Pois é, comprei a minha no Algarve e uso até hoje. Mas você pode adquirir um longo tecido em uma loja perto da sua casa e usar do mesmo jeito.

13. Guarde dinheiro para emergências

Não saia gastando todos os seus “dinheiros” por aí. Assim, tire uma pequena parte para os imprevistos.

O mochileiro profissional e escritor, Mayke Moraes, já contou que guardava dinheiro em um compartimento secreto em seu cinto.

Dicas de viagem: Guarde dinheiro para emergências

Fonte: Dh Gate

14. Chegue durante o dia

Nada de programar sua chegada ao destino pela noite ou madrugada. O mais indicado é pela manhã mesmo. Porque durante o dia é mais fácil organizar as coisas, fazer check in e comprar passeios.

15. Cuidados com a bagagem

Tenha muita parcimônia ao organizar sua bagagem. Já falei como montá-la de um jeito tranquilo.

Entretanto, vale reforçar a dica de viagem: leve uma mala leve, com espaço para trazer lembrancinhas. Além disso, confira sempre os itens permitidos para não ter que abandonar perfumes e outras coisas pelo aeroporto.

Uma boa ideia é colocar etiquetas de frágil na bagagem. Aparentemente, isso faz com que ela seja tratada com mais “carinho” e seja colocada primeiro na esteira. 

16. Evite o “vou de táxi”

Nada contra os taxistas, mas muitas vezes é mais em conta usar transporte público e aplicativos.

Sem falar que determinados destinos têm motoristas que gostam de levar a melhor no turista, ou seja, fazem caminhos errados de propósito para ganhar mais dinheiro.

17. Atenção às trilhas

Certamente, é melhor fazer as trilhas em dupla ou grupos, principalmente em locais que você desconhece. Você ainda pode:

  • Contratar um guia.
  • Se aproximar de um grupo que está fazendo o mesmo percurso.
  • Chamar o namorado ou a namorada para te acompanhar na empreitada.
  • Ver vlogs da trilha no Youtube.
Atenção às trilhas

18. Dicas de viagem: paciência, use ela a seu favor

Essa dica vai, principalmente, para quem viaja com a família, amigos ou cônjuge. Todos precisam entrar em sintonia para aproveitar a viagem.

Dessa forma, é preciso fazer algumas concessões e abrir mão de atrações turísticas pelo “bem maior”.

Vale a pena ter momentos do dia em que grupos menores fazem atividades diferentes. É sério, além de aliviar certas tensões, vai render boas histórias.

19. Esteja de olho na bateria

Carregue o celular, câmera, notebook, tablet e outros acessórios. Também leve power banks e baterias reservas.

20. Toda segunda-feira é uma sexta-feira 13

Pois é, para quem está viajando a segunda não é o dia mais indicado. Dependendo da cidade que vai, os voos encarecem e, além disso, esse é o dia que os museus, galerias, teatros etc. usam para fazer manutenção e limpeza.

21. Faça dos lenços umedecidos seus aliados

Os lencinhos de bebê podem salvar a vida. Eles substituem papel higiênico nas paradas, serve para limpar a oleosidade da pele e ainda alivia o calor, dependendo do ambiente (eu usei no deserto).

22. Coloque o passaporte em saco plástico

Fazer isso evita que ele molhe, suje, entre em contato com alguma substância e protege dos furtos.

23. Tenha sempre um livro em mãos

Você vai agradecer por essa dica quando tiver que esperar longas horas no aeroporto, na fronteira ou no trânsito. Sim, o livro pode ser a companhia perfeita para essas horas.

De preferência um título que seja leve e descontraído, pode ser um romance, um livro de viagens, de crônicas ou de piadas.

Dicas de viagem: tenha sempre um livro em mãos

Olha só, vou confessar que tenho muito mais cartas nas mangas para dar um up na sua viagem. Vou compartilhar mais delas na Embarque Voalá.

Não conhece ela? É nosso clã dos viajantes, no grupo rola dicas, relatos e promoções para quem sabe que essas são experiências que fazem a gente pensar fora da caixa.

Se cadastra lá para a gente continuar nossa conversa. Por falar nisso, já mostra esse artigo pros seus amigos. Nós da Voalá queremos cada vez mais gente na estrada. Isso mesmo! Menos destinos, mais viagens!

Comments are closed.