Já está planejando o próximo destino e quer dicas para viajar de carro? Você está no lugar certo.

Pegar um ônibus ou usar o avião pode ser bem burocrático e demorado. Isso, sem falar nos atrasos na decolagem. Por isso que pode ser mais tranquilo viajar de carro mesmo para algumas cidades.

Principalmente quando você não está indo a um local tão distante. 

Além disso, devido ao cenário de distanciamento, ir pela estrada pode ser mais cômodo e seguro. É o que revelou Andrea Aguiar, empresária no ramo de hospedagem, ao site Terra:

“Devemos optar primeiro por um destino mais próximo, que possamos ir de carro mesmo, e depois vamos fazer uma viagem para países vizinhos. Estou descobrindo destinos incríveis na América Latina e cada vez mais apaixonada pela região”.

Acho que você já percebeu que nosso passeio vai ser uma imersão nas road trips, não é? Então, aperta o cinto e vamos conversar sobre 11 dicas essenciais para você viajar de carro sem problemas.

Por que viajar de carro?

Ainda tem dúvidas se usar o automóvel pode ser uma boa opção? Veja alguns bons motivos: 

  • Mais liberdade: pare quando quiser, descubra cidades no meio do caminho, vá a cachoeiras, praias… viajar de carro é ter mais controle no caminho e deixar a estrada te guiar.
  • Desfrutar de conforto: você vai se sentir mais confortável por acomodar o tanto de bagagem que quiser, organizar sua própria playlist e no volume que desejar. Além disso, seu espaço não será só aqueles míseros centímetros que são disponíveis no ônibus ou no avião.
  • Saber quem vai com você: é desses que não consegue relaxar na viagem por não saber quem está ao seu lado? Isso não acontece com o carro, é você quem vai convidar os amigos e familiares para ir juntos.
  • Aproveitar as lindas paisagens do caminho: é de tirar o fôlego contemplar tanta variação de natureza. Aproveite a vista dos campos, montanhas, rios, lagos e tudo de bom que há na estrada, inclusive os lanches.

É impossível viajar de carro e não aproveitar a estrada

Embora ir dirigindo seja uma ótima opção para relaxar, não se pode negligenciar alguns cuidados:

1. Descanse o suficiente

Tenha certeza que não está sonolento, durma tempo suficiente durante a viagem e, se sentir que precisa parar, não hesite em fazer uma pausa. É melhor alongar o percurso algumas horas do que se envolver em qualquer tipo de acidente.

2. Tenha um copiloto

Quem viaja de carro sabe o tanto que é importante um copiloto. Neste caso, uma pessoa para conversar contigo, ajudar a ter atenção na estrada, regular o GPS, retrovisor e etc.

Além disso, a regra dos viajantes por terra diz que todo copiloto precisa ter  assunto e boas piadas para entreter o motorista.

3. Alugue um carro para viajar ou passear no destino em que se encontra

Ainda que você tenha o seu, o carro alugado pode ser “uma mão na roda”. Isso porque você evita desgastes no seu veículo, não precisa se preocupar com manutenção e pode escolher o que se adeque ao seu tipo de trajeto.

Sem falar que os viajantes conseguem dividir os custos de maneira justa. Isso porque ninguém vai conseguir calcular qual foi o real uso de seu automóvel, por exemplo, em relação aos desgastes dos pneus.

4. Escolha o carro que combina com seu estilo da viagem

Da mesma forma, você precisa decidir por um carro que esteja equiparado ao estilo da sua viagem

Se for passar por trechos com terra, vai precisar de tração nas 4 rodas, caso vá com muitas pessoas, é necessária uma minivan, se tem muita bagagem, um sedan espaçoso. 

Pense nestes itens ao realizar o planejamento e também se lembre de escolher um automóvel com aparelho de som. Assim, você pode, inclusive, escutar podcasts enquanto dirige.

5. Viajar de carro requer uma revisão do veículo com o mecânico

Entretanto, se achar que ir com o próprio veículo é melhor, não esqueça de fazer uma revisão com seu mecânico de confiança. O site Quatro Rodas enumerou uma série de itens que precisam ser checados, confira.

6. Atenção às rotas e pedágios

Sabia que dá para economizar no pedágio? Alguns aplicativos de GPS, como Google Maps e Waze, têm a opção de rota sem pedágio.

A única observação é consultar na internet se a sugestão do aplicativo não é mais perigosa ou tem pouca conservação das vias.

7. Às vezes carros a diesel podem ser melhores para economizar

Coloque na balança se o carro a diesel vai ser mais econômico. Eu e alguns amigos percebemos essa diferença, principalmente, ao viajar pela Europa, pois o diesel era muito mais barato que a gasolina e fazíamos mais quilômetros por litro.

Por falar nisso, você sabia que precisa de seguro saúde/viagem para visitar alguns países Europeus? Neste artigo, você vai encontrar informações completas sobre como adquirir este serviço.

8. Leia as regras de trânsito locais

Igualmente, vale revisar as leis de trânsito do destino, caso vá para outro país. Na Inglaterra e na África do Sul a mão é trocada, em alguns países da Europa a circulação do carro é sempre à direita.

9. Confirme as condições da locadora

Tenha certeza que sabe as condições de aluguel do veículo. Será que é preciso devolver com o tanque cheio ou pagar o proporcional? Você precisa levar ao lava a jato?

Ah! Lembre-se que se mais de uma pessoa vai dirigir o carro, vocês precisam acordar isso na agência e fornecer os dados do segundo motorista.

10. Kit de primeiros socorros

Para não passar perrengue, tenha seu próprio kit de primeiros socorros. Nele vai ser preciso ter medicamentos, ataduras, termômetro e antissépticos. A Fiocruz criou uma lista com todos os itens que devem constar no kit.

11. Tenha barraca e colchão inflável no porta-malas

Por último, não podemos esquecer a melhor dica para os viajantes aventureiros. Tenha a mão os materiais para fazer camping:

  • Barraca.
  • Colchão inflável.
  • Isolante térmico.
  • Saco de dormir.

Pois é, uma das facilidades é que você pode parar próximo a uma cachoeira, uma reserva e até mesmo uma floresta e passar a noite. Só tenha certeza que é um local seguro, ok?

Além disso, há diversas opções de hotéis com áreas de camping, perfeitos para aqueles que gosta do estilo roots de viajar.

Empolgado em colocar o pé na estrada? Anote aí a melhor das dicas para viajar de carro, pesquise tanto o aluguel de carros quanto hospedagens no site da Voalá, temos opções em diferentes cidades, com datas e horários flexíveis.

Lá você encontra os melhores preços e condições, sem falar que o espaço incorpora locadoras de renome e conhecidas no mercado. Agora é só você encher o tanque e cair na estrada

#Partiu desbravar o Brasil?

Comments are closed.