A cada dia, mais pessoas se tornam mochileiros e turistas. A demanda por viagens cresceu muito nos últimos anos. Atribuímos isso à globalização e, principalmente, ao acesso à informação. 

As pessoas passaram a conhecer mais do mundo pela mídia e internet e começaram a sentir o desejo de conhecê-lo pessoalmente. 

Diante disso, as pessoas começaram a viajar mais e se dividiram em dois grupos de estilos distintos: os turistas e os mochileiros. 

É claro que ambos estilos de viajantes aproveitam da melhor forma suas viagens. 

Por isso, neste conteúdo, vamos citar as principais diferenças entre  turistas e  mochileiros, além de demonstrar as preferências e peculiaridades de viagem de cada um.

Vamos lá? 

Primeira diferença entre mochileiros e turistas: significado da viagem

Primeira diferença entre mochileiros e turistas

Antes de mais nada, para a maioria dos turistas, suas viagens significam um tempo de descanso, de tranquilidade e distância de suas rotinas de trabalho ou estudo. Além disso, parte dessas viagens se destinam às cidades mais conhecidas, sejam destinos nacionais ou internacionais. 

Já os mochileiros viajam para se tornarem parte de um local, para viverem como nativos e conhecerem não só a cultura, mas a “alma” dos lugares que visitam. 

Ademais, a maioria das viagens dos mochileiros são longas, pois, se tratam realmente, de imersões onde vivenciam a fundo as experiências dos destinos como se fossem de lá. 

Orçamento para mochileiros e turistas

Orçamento

Outra característica que chama a atenção na viagem dos turistas é que eles possuem um orçamento maior para a realização delas. Muitas vezes eles se programam para viajar apenas 1 ou 2 vezes ao ano, ou seja, geralmente utilizam suas férias.  

Unindo isso ao propósito da viagem, a maioria dos turistas consegue juntar um montante maior de dinheiro para irem ao seu destino, geralmente, único. 

Já com os mochileiros, o orçamento costuma ser mais restrito. Afinal, a frase principal que os define é: viajar mais, gastando menos. 

Sendo assim, todo o montante que eles possuem para viajar é dividido entre várias viagens e destinos alternativos. 

Hospedagens 

Hospedagens de mochileiros e turistas

Hotéis, resorts e pousadas. Essas são as palavras que o turista conhece. Sempre optando pelo conforto, facilidade e um bom café da manhã, os turistas escolhem essas opções de hospedagem mediante seus destinos. 

Geralmente, os resorts são escolhidos quando viajam para praias. 

Agora, a palavra de ordem do mochileiro é: hostel. 

Mundialmente conhecido, os hostels são hotéis onde o mochileiro aluga sua cama ao invés de um quarto inteiro. Trata-se de dividir um cômodo com outros viajantes iguais a ele. Nada de glamour, apenas um chuveiro quente e uma cama confortável, essa é a prioridade.

Além disso, os mochileiros mais aventureiros podem, geralmente, optar por campings. Isso porque essa classe de viajantes realiza roteiros  mais longos e tem sempre consigo seus equipamentos de acampar em suas mochilas. 

Alimentação

Alimentação

Se tem um lugar que os mochileiros passam longe são de restaurantes sofisticados. Como a prioridade é gastar menos e viajar mais, eles “fazem a festa” com barraquinhas de rua e comidas típicas. Priorizando comer onde os nativos e locais comem. 

Já os turistas optam pelas experiências gastronômicas e dificilmente saem de sua 

dieta rotineira, escolhendo sempre pratos com que já possuem uma familiaridade. 

Além disso, se você abrir a mochila de um mochileiro sempre verá pequenos lanches, como: frutas desidratadas, salgadinhos, biscoitos e água. Suprimentos necessários para sobrevivência e em casos de emergência. 

Esse itens nunca estarão dentro da mala ou bolsa dos turistas. Afinal, conhecer as cafeterias e lanchonetes famosas da cidade sempre está em pauta no roteiro de qualquer turista. 

Passeios

Passeios de mochileiros e turistas

Em primeiro lugar,  no roteiro dos turistas sempre constam os famosos pontos turísticos. E são sempre os locais mais bem avaliados e recomendados por sites famosos sobre viagem.

Isso não quer dizer que o mochileiro não se importa em conhecer os pontos turísticos. Mas, ele gosta de ir além: conhecer aquele bar da esquina, visitar aquela cidade do interior, se perder pelos bairros da cidade a pé ou de bicicleta.

Essa é a diversão dos mochileiros. 

Do mesmo modo, outro passeio muito comum para os turistas, são os ônibus turísticos que passam pelos principais locais da cidade. Muito difícil encontrar um mochileiro em um deles, pode acreditar. 

Bem como, se você vir  uma pessoa tirando selfies por aí, geralmente, vai se tratar de um turista. A grande parte dos mochileiros tira foto dos lugares e não nos lugares. 

Semelhanças entre mochileiros e turistas

Mesmo possuindo inúmeras diferenças, em contrapartida, mochileiros e turistas também possuem muitas coisas em comum. Inclusive, como dito anteriormente, uma mesma pessoa pode sem problema algum se enquadrar nos dois perfis. 

A semelhança mais importante é: ambos viajam para se transformar. Afinal, toda viagem, não importa para onde e como ela será realizada, é uma experiência transformadora. 

Para mais exemplos, seguem as outras semelhanças não menos importantes: 

  • Mochileiros e turistas possuem mente aberta;
  • Não são adeptos a ficar na zona de conforto;
  • Se importam em viver mais e “ter” menos;
  • São corajosos; 
  • Estão dispostos para qualquer aventura; e
  • Ambos passam perrengues.

Não importa o seu perfil de viajante, o importante é você saber aproveitar ao máximo suas oportunidades para conhecer os lugares que sempre sonhou.

Mas, em qual dos perfis você se encaixa mais? Participe da nossa pesquisa
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e convide familiares e amigos para descobrirem qual tipo de viajantes eles são.

Comments are closed.