Em nosso último destino da série Roteiro de fim de semana eu trouxe para você Lavras Novas, o destino perfeito para casais em busca de romantismo, tranquilidade e ecoturismo. 

Com um clima interiorano, frio durante o inverno e com paisagens belíssimas, a cidade é um distrito de Ouro Preto e fica a apenas 112 km de Belo Horizonte, possui opções de lazer para diversos estilos de viagens e orçamentos.  

Lavras Novas fica localizada no Parque Nacional do Itacolomi e seu nome verdadeiro é Lavras Novas do Coronel Furtado. Teve sua fundação oficial em 1716 e carrega a história de muitos escravos que foram libertados por seus senhores que não possuíam condições de mantê-los. 

Dessa forma, eles se estabeleceram no local com suas famílias e viviam de agricultura de subsistência de chás, artesanato e o comércio madeireiro. 

Hoje, a cidade conta com uma calorosa população de 1.500 habitantes e possui uma ótima infraestrutura para os turistas. 

Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber para o seu fim de semana no interior mineiro!

Onde se hospedar em Lavras Novas 

Mesmo sendo um pequeno distrito de Ouro Preto, Lavras Novas possui uma grande quantidade de pousadas que atendem a todos os gostos e bolsos, das mais simples até as mais luxuosas.

Como a cidade é pequena, localização não é um fator determinante na hora de escolher onde se hospedar. Mas, se tiver opção, escolha ficar na avenida principal, onde você pode acessar tudo a uma pequena distância a pé. 

Aliás, por lá, você vai encontrar diversos restaurantes, bares e a famosa Igreja Nossa Senhora dos Prazeres. 

As principais e mais bem avaliadas hospedagens em Lavras Novas, são: 

  • Pousada Vista Alegre;
  • Carumbé Chalés;
  • Chalé Vista Encantada; 
  • Chalé Céu e Terra; 
  • Pousada Solar dos Anjos; 
  • A Pousada Quinteto das Cores;
  • Pousada Vila Mineira. 

O que fazer em Lavras Novas

O que fazer em Lavras Novas

Antes de falarmos sobre as atividades de ecoturismo, quero mostrar alguns pontos turísticos interessantes para visitar em um dos dias do seu roteiro de fim de semana. 

Grande parte das cidades interioranas de Minas Gerais possui uma carga histórica curiosa e detalhista, da qual vale a pena tirar um tempo para conhecer. 

Aliás, aproveite para fazer alguns desses passeios a pé, assim você aproveita melhor o clima de interior e pode tirar ótimas fotos nesta cidade instagramável: 

  • Observar as lixeiras em formato de vaquinhas na rua;
  • Andar por toda a Avenida dos Prazeres, onde está localizada a Igreja citada anteriormente;
  • Visitar o Mirante da Rua da Fonte; 
  • Conhecer o Vilarejo de Chapada, com população de aproximadamente 65 pessoas. 

Por ser uma cidade pequena, o objetivo da viagem deve ser descanso, tranquilidade e, principalmente, estar em meio à natureza. Esse é o ponto mais forte de Lavras Novas. 

Agora, vamos falar sobre as melhores atividades de ecoturismo da cidade. Lembre-se, no verão costuma chover nessa região, o que pode tornar alguns dos locais perigosos. Ou seja, esteja atento às condições climáticas no período da sua viagem. 

Mirante da Pedra

Chegar a esse mirante garante uma bela vista da cidade, depois de passar por um caminho belíssimo, decorado por cachoeiras. 

Para chegar lá é possível ir a pé, contando com uma distância de 1 km desde o final da Avenida de Nossa Senhora dos Prazeres. A estrada é de terra, mas a dificuldade do percurso é pequena.

Cachoeiras

Namorados

A primeira cachoeira da nossa lista fica a 5.5 km de distância da avenida principal e possui uma linda prainha, formada por uma pequena queda d’água. Excelente para banho e para iniciar os passeios de ecoturismo. 

Em contrapartida, o acesso é por estrada de terra com condições ruins, por isso, opte por alugar um carro 4×4. 

Três Pingos

Essa cachoeira é um pouco mais próxima, cerca de 4 km a partir da avenida. Seu acesso é bem difícil de carro, porém, é possível ir a pé para aqueles que gostam de fazer trilha. 

A cachoeira tem esse nome pois possui 3 pequenas quedas, que formam um pequeno poço viável para banho. Além disso, é pouco movimentada, propiciando bons momentos de descanso e ótimas fotos. 

Pocinhos e Rapel

Essas duas cachoeiras ficam a 500 m de distância uma da outra e são bem próximas do centro da cidade. 

A Pocinhos oferece piscinas rasas e transparentes perfeitas para banho. Já a cachoeira Rapel é uma das mais lindas de Lavras Novas, com grandes cascatas. Entretanto, seu acesso é extremamente difícil, sendo altamente recomendado ir com um guia experiente. 

Pontos de atenção ao viajar para Lavras Novas

Pontos de atenção ao viajar para Lavras Novas

Além das condições climáticas, como foi citado, existem itens importantes para serem considerados no seu roteiro de fim de semana. 

A cidade não possui postos de gasolina, bancos, caixas eletrônicos e nem farmácias. Por isso, vá com o tanque cheio e com uma quantia em dinheiro que cubra os gastos do fim de semana, mesmo que você também leve seus cartões. 

Para fechar, prepare um kit emergência com todos os medicamentos essenciais e que funcionem caso você se machuque ou passe por problemas comuns de viagens, como: enxaquecas, dores musculares ou intoxicações alimentares. Nunca se sabe. 

Colocando o check nesses itens, você está pronto para um relaxante fim de semana de renovação das energias em Lavras Novas, destino que finaliza nossa série: Roteiro de Fim de Semana. 


Para receber mais destinos e dicas de viagem, faça parte da nossa comunidade Embarque Voalá e fique por dentro de todas as nossas promoções e novidades. Visite nosso site e encontre os melhores preços para pacotes com hospedagem, passagem aérea e aluguel de carros!

Comments are closed.