Se você é apreciador(a) de vinhos, com certeza já ouviu a palavra: enoturismo. Pois bem, apesar de ser um conceito que vem crescendo a cada dia, inclusive entre a população jovem, muitos ainda não sabem o que realmente significa. 

Enoturismo é basicamente o turismo voltado para vinhos. Mas, não se trata apenas de degustação, ele inclui também passeios pelas vinícolas e demonstrações do processo produtivo dos vinhos, entre outras experiências.

Essa parte é muito interessante, pois, grande parte das vinícolas do Brasil e do mundo possuem suas fábricas dentro da própria vinícola. 

Nelas, é possível ver os barris, as máquinas e entender como a uva sai do pé, é engarrafada para comercialização e chega às taças de todos os lugares do mundo.

À primeira vista, muitas pessoas pensam que para conhecer boas vinícolas e apreciar bons rótulos é preciso viajar para o exterior, certo?

Mas, de antemão já falo, em nosso país existem vinícolas excelentes e com reconhecimento internacional!

Por isso, eu trouxe para você 4 destinos brasileiros para realizar sua viagem de enoturismo. Um brinde e aproveite a leitura!

1. Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul 

Nossa primeira parada é no Vale dos Vinhedos, localizado na Serra Gaúcha, que não é uma cidade, mas uma microrregião, com cerca de 80 km² e paisagens exuberantes.

A região fica entre as cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi, famosa pelo espumante Garibaldi. Ela também é próxima de Gramado

E aí, que tal uma super road trip sulista, hein? Fica a dica. 

Seguindo, o Vale dos Vinhedos é a única região que, dentre os produtores brasileiros, alguns possuem certificação de origem. Dessa forma, eles seguem rigorosos padrões de qualidade, higiene e produção dos vinhos. 

Aqui vale a sua atenção: se você tem vontade de conhecer as parreiras cheias, acompanhar a colheita de uvas e um clima mais quente, programe-se para viajar de dezembro a março. 

Agora, caso queira experimentar o clima frio do sul em uma viagem mais romântica, viaje de junho a agosto. 

Não deixe de conhecer: 

  • A Vinícola Casa Valduga; 
  • Vinícola Pizzato;
  • Vinícola Marco Luigi. 

2. Enoturismo no Vale do São Francisco, em Pernambuco

Em meio ao sertão nordestino está o Vale do São Francisco, onde é realizada 15% da produção total de vinhos do Brasil. Além disso, a região é reconhecida mundialmente pela qualidade das frutas produzidas, onde grande parte é exportada. 

Devido ao intenso calor da região, os produtores utilizam as águas do Rio São Francisco para irrigação e conseguem realizar até 2,5 colheitas por ano, com muito investimento na qualidade dos vinhos.

Inclusive, as diferentes épocas do ano contribuem para vinhos com diferentes características na região.

Na primeira metade do ano, quando as noites são mais frias, o tempo de maturação das uvas é prolongado, resultando em vinhos mais encorpados e equilibrados. 

Em contrapartida, na metade mais quente, as uvas amadurecem mais rápido, resultando em vinhos com aroma e acidez mais marcantes. 

3. Casa Nova, Bahia 

O estado do acarajé também possui um famoso destino brasileiro para o enoturismo: as vinícolas de Casa Nova.

Essas vinícolas também são regadas pelas águas do Rio São Francisco e produzem vinhos, espumantes e sucos de uva de altíssima qualidade.

As principais vinícolas da região são: a Ouro Verde e a Terra Nova, que recebem visitas de mais ou menos 2.500 turistas por ano.

Outro passeio interessante é o Vapor do Vinho, realizado em catamarã no Rio São Francisco, com degustação de comidas típicas, vinhos, espumantes e outros produtos da região.  

A melhor forma de visitar a cidade de Casa Nova, é por Petrolina, em Pernambuco, que fica a 57,3 km de distância. 

Caso você pretenda realizar uma road trip pela Bahia, de Salvador para Casa Grande o trajeto é de 574 km pela BR-407 passando por Feira de Santana, Sr. do Bonfim e Petrolina. 

4. Enoturismo em São Roque, São Paulo 

São Roque é uma cidade no interior de São Paulo, fundada em agosto de 1657 pela família de Pedro Vaz de Barros e tribos indígenas, que iniciaram o cultivo de trigo e uva quando se estabeleceram no local.

Tempos depois, a cidade recebeu imigrantes da Itália e de Portugal que ajudaram a transformar a cidade de São Roque na Terra do Vinho.

Isso se deu após a construção de seus depósitos, adegas e a plantação de imensos vinhedos por lá.

Porém, apenas em 1864, São Roque foi reconhecida como município, e em 1990 foi transformada em uma Estância Turística. 

Hoje, a cidade possui uma Rota do Vinho, que pode ser acessada por 3 caminhos: a Estrada do Vinho, a Estrada dos Venâncios e a Rodovia Quintino de Lima.

Todos esses caminhos convergem em várias vinícolas e possuem mais de 30 estabelecimentos comerciais com um roteiro completo para o enoturismo, com restaurantes, empórios, adegas e fazendas. 

A cidade está localizada a 60 km da capital paulista. 

Caso decida realizar um tour de enoturismo na cidade, não deixe de conhecer a Vinícola Bella Aurora, a Quinta do Olivardo, a Vinícola Canguera e o centro gastronômico Vila Don Patto. 

Planejando sua viagem

Assim que escolher o seu destino, não deixe de pesquisar bastante as rotas, além de realizar as reservas de passagens aéreas e hospedagens antecipadamente.

Caso seu destino seja no sul, lembre-se que os meses de dezembro e janeiro são de alta temporada.

Lembre-se também de levar malas grandes, se tiver oportunidade, para trazer souvenirs e garrafas de vinho de diferentes produtores para compor a sua adega pessoal.  

Curtiu essas dicas deliciosas? No site da Voalá, você encontra tudo o que precisa para sua viagem e com as melhores condições, inclusive aluguel de carro e seguro viagem. 

Fique por dentro do turismo no Brasil e no mundo, saiba das novidades, receba promoções e conteúdos exclusivos de viagem: inscreva-se grátis na nossa lista VIP Embarque Voalá e boas viagens!

Comments are closed.