Já anota aí porque você deve fazer um seguro viagem: ele é o melhor amigo de todo viajante. Se você quer viajar de cabeça fresca, sem se preocupar com o que pode acontecer se vai ficar doente ou ter a bagagem extraviada, vem comigo.

Longe de mim desejar que qualquer coisa de ruim aconteça, mas imagina só: ter uma intoxicação alimentar, fraturar algum osso ou contrair uma doença local? Se prevenir é melhor do que pagar pra ver, não é mesmo?

Quando você contrata este tipo de serviço, ele permite que em situações de urgência e emergência sejam acionados médicos e hospitais para garantir sua segurança, dentre outros benefícios que dependem da empresa ou do seu contrato.

Bem, é por isso que preparei este artigo. Aqui vou te explicar justamente o porquê é interessante e super válido fazer um seguro viagem.

O que o seguro viagem cobre?

O atendimento médico é gratuito no Brasil, principalmente devido ao SUS. Mas a maioria dos países possui sistema de saúde pago. O que significa que uma dorzinha de dente pode te custar caro, e o pior: são gastos em dólares, euros ou libras.

A melhor dica que posso dar nessas horas, para economizar dinheiro em relação à saúde e aproveitar qualquer viagem com conforto, é contratar um seguro viagem que seja em conta para você.

O serviço vai cobrir:

  • Extravio, perda ou roubo de bagagem;
  • Consultas médicas;
  • Emergências, cirurgias e tratamentos;
  • Custo com medicamentos;
  • Fiança em caso de detenção policial;
  • Encargos com advogados;
  • Suporte odontológico;
  • Indenização em caso de morte ou invalidez;
  • Traslado do corpo.

Quer saber como economizar mais? Veja as 4 dicas para conseguir passagens aéreas mais baratas.

Seguro viagem ou Assistente de Viagem?

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre a diferença entre seguro ou assistente de viagens. Cada um depende muito do seu perfil. Se você gosta de escolher o tipo de atendimento, o hospital e médico, dentre outros.

O seguro viagem é feito para você, mas ele efetuará o reembolso. Ou seja, você paga todos os custos hospitalares durante a viagem e no retorno a companhia te repassa a quantia gasta.

Já no assistente de viagem, você aciona a empresa e ela paga todo o atendimento feito. Mas você não tem direito de ir à clínica de sua preferência.

A situação é diferente, claro, em casos de emergências que geralmente o hospital mais próximo é acionado.

Para todas as situações, você precisa sempre guardar os recibos, cupons, notas fiscais, atestados, laudos e outros documentos passados pela unidade de saúde. Eles serão essenciais no momento de solicitar o reembolso com a empresa.

O que influencia no valor do seguro?

As principais variantes que incidem no valor de seu seguro viagem são:

  • Idade;
  • Doenças pré-existentes;
  • Destino;
  • Tipo de viagem;
  • Duração.

Em todo caso, sempre pense que você estará economizando ao não ter que pagar preços altos por imprevistos.

Além disso, se você for praticar esportes radicais como snowboard, esqui, bungee jump, etc, é melhor contratar uma franquia que cubra esses tipos de atividades, né?

Outra dica é sempre verificar a questão do seguro em viagens nacionais. Se você contratá-lo é possível ter indenização em caso de perda de bagagem ou conseguir ressarcimento em caso de perda do voo.

Veja também: viajar de carro ou avião: dicas para a sua viagem em grupo.

O PB4: assistência gratuita no exterior

A sua viagem é marcada para Cabo Verde, Itália ou Portugal? Então, utilize o benefício do PB4. 

Alguns acordos entre o Brasil e esses países permitem que o cidadão brasileiro, que tenha eles como destino, seja atendido como um membro local.

O contrato do PB4 é gratuito e a tarifa que você pagará nas consultas é o mesmo que um cidadão do país pagaria. Em Portugal, por exemplo, há um limite de 50 euros no total da conta. Os documentos necessários para solicitar o PB4 são:

  • RG.;
  • CPF;
  • Passaporte Válido;
  • Comprovante de Residência.

Quer saber mais? Acesse aqui para ver todos os detalhes.

Como contratar um seguro viagem?

Contratar seu seguro viagem é uma tarefa bastante fácil. A primeira forma de fazer isso é com uma agência de viagens de sua preferência.

Há ainda cartões de crédito que permitem que você utilize o seguro deles, caso compre as passagens aéreas com o cartão.

Fique atento se as condições do contrato estão de acordo com a sua viagem: tem um valor de cobertura adequado, meios de comunicação fáceis e vale durante todos pontos pelos quais você passar.

Hoje em dia, pela internet você também consegue comprar seu seguro de maneira simples e confiável. Inclusive, antes mesmo de comprar aconselho você a fazer pesquisas e cotações online, o que já é possível na maioria dos sites (por aqui, recomendo a Bancorbrás Seguro Viagem).

Dessa maneira, ao solicitar seu seguro, esteja de olho na cobertura que o país pede. Se vai para aqueles pertencentes ao Acordo de Schengen, por exemplo, precisa de uma franquia de pelo menos 30.000 euros.

Sendo assim, não esqueça de imprimir e levar o contrato consigo, além de deixar uma cópia com uma pessoa no Brasil, beleza?

Para acionar o seguro será necessário fazer uma ligação para a empresa e explicar o motivo da solicitação, além de mencionar a unidade de saúde que vai te atender ou pedir que eles te direcionem.

Leia também: Cancelar ou adiar viagens, saiba o que fazer para evitar prejuízos.

Essencial para quem viaja o ano inteiro

Espero que você tenha percebido a importância e o porquê é válido incluir o seguro no planejamento das suas viagens a partir de hoje.

Sabe o que mais pode ser uma baita de uma ajuda na sua organização? Acompanhar a Embarque Voalá.

Ela é a nossa comunicação exclusiva para te deixar por dentro de tudo sobre viagens. Se você quer se programar, pesquisar e viajar, cadastre-se para receber promoções e dicas selecionadas pelas nossas agentes de viagem.

Gostou deste artigo? Compartilha também, vale a pena dar essa dica para todos seus amigos e familiares que viajam bastante 😉

Comments are closed.