Tem feriado chegando e finalmente é hora de colocar o notebook e o celular de lado para fugir da rotina! Mas não vale viajar e continuar na rotina de visitar os locais de sempre.

A riqueza cultural e histórica do Brasil é muito grande para apenas seguir a manada. 

Quer aproveitar o que o país tem de melhor e ainda curtir aquelas joias brutas que só os “locais” conhecem? Então confira 5 destinos para fugir da rotina no próximo feriado. 

  • Rio de Janeiro, onde o Brasil é mais brasileiro

Para saber tudo o que o Rio oferece seriam necessários vários terabytes de texto. Mas não se preocupe. 

Feriado no Rio

É por isso que separamos para você os “clássicos”, que são obrigatórios, as surpresas, as delícias gastronômicas e, claro, as baladas noturnas que carregam no sotaque carioca. “Partiu”?

Os clássicos

Você é capaz de imaginar alguma viagem ao Rio de Janeiro sem a vista estonteante proporcionada por suas belezas naturais? Impensável. Por isso, nada de invenções: durante o dia, aposte nos clássicos.

Isso inclui, claro, o Cristo Redentor (uma das sete maravilhas do mundo moderno), Pão de Açúcar e Maracanã. Sim, o estádio ícone do futebol brasileiro pode ser visitado mesmo em dias sem jogos. 

Se você der a sorte de estar na cidade em dia de Fla x Flu (Flamengo e Fluminense), por qual motivo perderia essa oportunidade única? Compre um assento no setor Oeste, já que o Leste, durante o dia, pega muito sol. 

As surpresas e aventuras

Por falar em sol, coloque seu boné, óculos escuros e protetor solar e vá mergulhar nas praias cariocas. Entre um mergulho e outro, embrenhe-se na selva! 

Bem… quase isso. O Rio é repleto de trilhas que deixam os aventureiros maravilhados. Ao final de cada caminhada, há sempre paisagens de tirar o fôlego.

E, com certeza, as melhores trilhas são as do morro Dois Irmãos (com vista das praias de Ipanema e Leblon no final) e do Parque da Catacumba, de onde é possível observar a Lagoa Rodrigo de Freitas do alto.

Alguns dos melhores sabores

Para comer, dê um pulinho no centro e cumpra uma tradição: tomar café da manhã na Confeitaria Colombo. Sua arquitetura Belle Époque transporta os visitantes à época de ouro na cidade maravilhosa.

Por fim, se ainda sobrar energia depois dos passeios que você fizer durante o dia, curta a noite do bairro da Lapa. Não faltam estabelecimentos com muito “samba raiz” ao vivo e opções gastronômicas!

  • Salvador, um país dentro do Brasil

Prepare-se! Salvador causa nos seus visitantes a sensação de ter sido transportado para um país distante e exótico.

Feriado em Salvador

Primeiramente, para descobrir o motivo, aproveite os dias de sol no Porto da Barra, considerado pelo jornal britânico The Guardian como uma das três melhores praias do mundo. 

Quer fugir do lugar comum? Dê um pulo na praia de Inema, a 20 km do centro da cidade. É lindíssima. Não à toa é o destino preferido de vários ex-presidentes brasileiros para passar as férias.

A poucos quilômetros dali fica o Pelourinho. Mas deixe para comprar artesanatos na “cidade baixa”, a um elevador de distância (o famoso “Lacerda”), onde é mais barato. 

Ah! No Mercado Modelo (em frente ao elevador Lacerda), há uma área escondida dos olhos dos turistas: o subsolo. 

Lá é um ambiente ao mesmo tempo lindo e sombrio, com espelhos d´água em meio à penumbra. Explore e se maravilhe com as paredes grossas e suas abóbadas de arestas. 

Agora, quando “bater a fome” (como dizem os baianos), “se jogue” no Rio Vermelho, meca da boêmia local. É lá que se vende os acarajés e abarás mais gostosos do mundo, para você aproveitar bem o seu feriado. 

  • São Paulo, a capital da América Latina

Se engana quem pensa que São Paulo é apenas uma cidade para se ir a trabalho. A mais cosmopolita das cidades brasileiras guarda muitas atrações que entretém moradores e visitantes.

Não há praia, mas quem tem tempo de praia com tantos museus para visitar? Caminhe pelo centro financeiro do País, a Avenida Paulista, e explore o Masp

Em primeiro lugar, não se trata de um museu qualquer. O espaço tem larga coleção de Van Goghs, Rembrandts, Renoirs, Monets, Di Cavalcantis e Portinaris

Falando em museu, vale a pena conferir o Museu do Futebol, no Pacaembu

Dica: durante a visita, peça para ver o interior do estádio. Há uma pequena entrada para a arquibancada, que fica meio escondida. Não deixe passar essa chance. 

Para finalizar, experimente o verdadeiro sabor paulistano.  Vá até o Mercado Municipal e peça um sanduíche de mortadela. Encerre o dia nas baladas descoladas da Vila Madalena, que vão até o amanhecer. 

  • Vitória, onde fugir da rotina no feriado é se deixar surpreender

Prepara-se para ser surpreendido! Vitória é um microcosmo do turismo brasileiro, com tudo que um viajante adora.

No quesito praia, para o feriado, não faltam opções: a de Camburi, com excelente infraestrutura, deixa qualquer um boquiaberto.

Para quem quer tranquilidade, a dica é a praia da Curva da Jurema, com águas calmas. Há ainda a praia mais urbana, a do Canto, cercada de belos prédios e ótimos restaurantes.

E por falar em restaurante, peça uma bela moqueca capixaba. Ela é bem diferente da baiana, pois não leva nem dendê nem água de coco, mas é igualmente deliciosa. 

Para finalizar, curta a noitada do Triângulo das Bermudas

Afinal, este local trata-se de uma área na Praia do Canto com tantas baladas que os capixabas costumam dizer que “se perdem” por lá. Ideal para quem quer observar como se diverte a população local. 

  • Caldas Novas é para relaxar

Relaxar é o verbo mais usado pelos turistas que visitam Caldas Novas. Não poderia ser diferente. A cidade é repleta de parques aquáticos com águas quentinhas para quem quer apenas paz e diversão.

Feriado em Caldas Novas

O mais famoso é o Hot Park, que fica dentro do Rio Quente Resorts. Este resort famosíssimo, por sinal, fica a 30 km de Caldas Novas, e vale a viagem, mesmo para quem não se hospeda lá.

Há diversos outros parques aquáticos na cidade como o Parque das Fontes (também dentro do Rio Quente Resorts); o Náutico Praia Clube, menor e mais sossegado que os vizinhos, e, o Di Roma. 

E, para comer, a tradição manda experimentar o empadão goiano. O quitute é servido com galinha e pequi, uma fruta local. O melhor local para experimentá-lo é no Empadão Goiano da Tânia.

Por outro lado, em Roma, faça como os romanos. Saia do roteiro tradicional e visite algumas feirinhas gastronômicas que acontecem na região. 

Aliás, no bairro Esplanada há duas: a Feira dos Ipês e a Feira Artesanal e Gastronômica. Ideais para quem adora comidas de rua.

Como se pode ver, opções para fugir da rotina no feriado não faltam. Está esperando o quê para se divertir?

Planeje agora mesmo sua viagem e aproveite os dias de folga!

Comments are closed.