Tempo de leitura: 9min 24sec

É muito difícil conhecer alguém que não ama as Festas de São João. Canjica, pipoca, quadrilha e fogueira estão, sem dúvida, na lista das coisas que os brasileiros mais amam em nossa cultura. 

As festas de São João, ou Festas Juninas, são bastante populares em todo o país. Porém, sua origem é uma herança de tradição romano-germânica que, posteriormente, foi aderida pelo cristianismo para celebrar os dias de Santo Antônio, São João Batista e São Pedro, comemorados nos dias 13, 24 e 29 de junho, respectivamente. 

A cultura destas festas chegou ao Brasil com a colonização portuguesa, no século XVI. 

Por todo o Brasil, é possível aproveitar as festividades juninas contando com as particularidades de cada região e é claro que nós, da Voalá, vamos te contar quais os melhores destinos. 

Continue a leitura!

Festas de São João no Nordeste

Começando pela região central das Festas Juninas, onde temos grandes festas ao som de muito forró. 

Grande parte das capitais fica enfeitada com bandeirinhas coloridas e em diversos locais é possível ouvir o famoso pé-de-serra e as quadrilhas. 

Porém, é a cidade de Campina Grande, na Paraíba, que leva o título de maior São João do Brasil. Durante todo o mês de junho é possível assistir às atrações, como o Casamento Coletivo no Dia de São João, as quadrilhas e o Expresso Forrozeiro, que nada mais é do que um trem com variados shows em cada um de seus vagões. 

Como principais pratos típicos, as festas do Nordeste oferecem curau, canjica, bolo de milho, pipoca e milho cozido. Já deu água na boca, né? 

Festas na região Norte

No Norte do Brasil as Festas Juninas são diferentes, pois, ao invés de quadrilha, a dança típica é o Carimbó e nas cidades de Belém, Parintins e Manaus é a Dança do Boi Bumbá, que surgiu de uma lenda sobre um boi que ressuscitou.

As festas de Bumba Meu Boi são grandes e, na cidade de Parintins, acontece o Festival Folclórico da cidade, uma festa popular onde os bois Garantido e Caprichoso disputam com alegorias e encenações, semelhantes aos desfiles de Carnaval. 

Além disso, o Bumba Meu Boi foi tombado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela ONU e pela UNESCO. 

Durante a noite, temas regionais são muito explorados e é possível conhecer mais sobre as lendas amazônicas, histórias indígenas e a história do próprio Boi Bumbá. 

Outra temática muito interessante, são as lendas sobre o Boto-Cor-de-Rosa, que durante o dia é um boto, mas durante a noite, se transforma em homem e sai em busca de mulheres para seduzir. 

Dentre as principais comidas típicas desta região, estão vatapá, cuscuz, mingau de milho, caruru, maniçoba e o tacacá.

São João na região Sudeste 

Na região Sudeste também é possível aproveitar bons arraiás, especialmente em Minas Gerais, onde acontecem as maiores e mais animadas festas. 

O principal atrativo das festas de São João em Minas é a inconfundível culinária. Pamonha, milho verde, cachorro quente, pipoca e, é claro, o delicioso pão de queijo, que vale puro, com churrasco, com linguiça ou com queijo.  

A principal festa do estado é o Arraiá de Belo Horizonte, que reuniu cerca de 120 mil pessoas em sua maior edição, no ano de 2016. Durante as festividades, existem diversos concursos de quadrilha e grandes shows. 

Já no Sul de Minas, os concursos giram em torno das fogueiras. Na cidade de Ingaí, uma fogueira de 32 metros de altura é construída com 40 metros de madeira de eucalipto, o cenário perfeito para uma típica Festa de São João.

 

Festas Juninas no Sul do Brasil

Se você gosta de pinhão e de quentão, o Sul do Brasil é o local que você deve escolher para aproveitar as festividades de São João. 

Durante o mês de junho, quadrilhas e fogueiras são comuns por toda a região e, especificamente no Rio Grande do Sul, os trajes típicos ganham características especiais, como a bombacha. 

Para animar as noites, muito xote gaúcho, vaneirão e chamamé, ritmos herdados da cultura germânica predominante na região. 

É importante ir preparado para o frio, pois o inverno na região Sul realmente lembra o inverno europeu. Na verdade, você vai se sentir com um pé na Alemanha e na Itália. 

E aí? Já está pronto para escolher seu destino favorito para o São João? No site da Voalá você encontra tudo o que vai precisar para sua viagem, inclusive pacotes com preços especiais! 

Aproveite para compartilhar esse conteúdo com todos os seus amigos que amam uma boa festa junina e nos siga nas redes sociais.

Comments are closed.