Em sua próxima viagem a Ilhabela você vai encontrar praias incríveis, vida marinha, solzão e cachoeiras.  Esse paraíso no litoral norte de São Paulo atrai diversos turistas, por que não ser o próximo?

Com mais de 40 praias, 365 cachoeiras e diversas trilhas, esse arquipélago já entrou no gosto do brasileiro. Tem gente que adotou Ilhabela como casa de veraneio, como Li Borges e Caio Simões, do canal Checkins pelo Mundo.

O casal afirma que nas primeiras oportunidades dirigem até lá para aproveitar as belezas naturais. E você, conhece essa ilha cheia de segredos?

Não? Já pega a roupa de banho e vem comigo conhecer a Ilhabela que pode ser a parada na sua próxima Viagem.

Por que o nome Ilhabela?

Foi em 1502 que Américo Vespúcio descobriu esse arquipélago, como era costume na época, ele batizou o local com o nome do santo do dia São Sebastião.

O explorador ainda confessou que o destino poderia ser o mais próximo de qualquer paraíso na terra. Mas foi em 1805 que a ilha se tornou um município e foi chamada de Vila Bela da Princesa, para homenagear a primogênita do rei D. João.

Os moradores contam uma anedota em que a princesa estaria passeando de barco pela região, quando espantou e disse: Oh! Mas que bela ilha! Assim batizando a região como nome.

Tem ponte para Ilhabela?

Ponte para Ilhabela

Para chegar até esse pedaço do paraíso é preciso se deslocar pela Rodovia de Tamoios até a cidade de São Sebastião. Dali, é preciso tomar a balsa que chega até a ilha.

É verdade que não há uma ponte ligando os dois municípios, isso porque o canal de São Sebastião tem um tráfego intenso de animais marinhos. Construir uma ponte teria sérios impactos no meio ambiente, e espantaria as baleias, por exemplo.

Além disso, o canal é atravessado por navios cargueiros da Petrobrás e Cruzeiros que aportam na ilha. Ou seja, a ponte teria que ser muito alta e a obra seria caríssima.

Mas não se preocupe, a balsa consegue atender bem os moradores e turistas. Ela funciona 24 horas por dia, sendo que os pedestres não precisam pagar pela travessia.

Próxima viagem: cuidado com os borrachudos!

É só você dizer que está indo para Ilhabela que alguém já vai aconselhar: cuidado com os borrachudos! Sim, o fato de o município ter uma grande reserva de Mata Atlântica ajuda na proliferação desses insetos.

Para se proteger não adianta usar o repelente comum, aposte em misturas feitas com óleos corporais e citronela. Leve sempre um ótimo repelente para a evitar os borrachudos.

Onde se hospedar em Ilhabela?

 Onde se hospedar em Ilhabela

Como diz a prefeitura local, a cidade tem todo o aparato para receber os turistas.

Entretanto, os dois locais mais estratégicos para se hospedar podem ser no Perequê, que é tido como o centro da Ilha, ou na Vila, uma região histórica que é o ponto forte da vida noturna.

Mas saiba que há acomodações para todos os gostos, há que fique em hostels, camping, em condomínios e casas ecológicas. 

Pesquise aqui diversas opções de hospedagem em Ilhabela.

Ah! Aproveitando, eu recomendo que alugue um carro para sua estada na ilha, aliás, você pode fazer a reserva do seu carro para Ilhabela pelo nosso site. 

Com um automóvel vai ser mais fácil se deslocar e chegar até os locais secretos que falarei a seguir.

Se quiser os melhores hacks para viajar de carro, leia este artigo aqui.

As principais praias

Para começar os pontos turísticos em Ilhabela precisamos falar de alguns locais badaladíssimos para fazerem parte de seus passeios.

Praia Grande

É uma das mais conhecidas e point de quem gosta de nadar, se bronzear e fazer uma caminhada pela orla.

Além disso, a estrutura da Praia Grande é muito boa, contando com restaurantes, quiosques, guarda-sóis, ducha de água doce e algumas quadras esportivas. Há quem goste de ir para se jogar do píer.

Realmente muita aventura!

Praia do Curral

Praia do Curral

Está viajando com crianças?  A Praia do Curral é perfeita, pois as ondas não são tão grandes, ela não enche tanto. Sem falar que a água é azulzinha.

Então, tire um tempo para relaxar na areia, bebendo uma água de coco, enquanto as crianças fazem castelinhos.

Praia da Feiticeira

Praia da Feiticeira

A melhor pedida para os casais, pois a praia da Feiticeira é mais deserta e conta com um cenário incrível com palmeiras e mar translúcido. 

Aproveite para tirar belas fotos em casal!

Praia da Ilha das Cabras

Ilha das Cabras em Ilhabela

Coloque na sua lista se você estiver afim de mergulhar com animais. Lá na Ilha das Cabras dá para encontrar tartarugas, estrelas e cavalos marinhos. 

Além de muitos peixinhos coloridos, então, já vai com o snorkel e a gopro.

Cantinhos secretos para sua próxima viagem na Ilhabela

Tendo cerca de 350 quilômetros quadrados, não seria surpresa saber que há muitos pontos turísticos escondidos pela Ilhabela

Isso significa que você pode usar todo seu espírito de explorador para encontrar esses cantinhos secretos.

Piscinas naturais ao sul

Piscinas naturais de Ilhabela

Em meio a diversas rochas, um poço deu lugar a essas piscinas naturais que são pouco conhecidas. Ainda assim, devido ao caminho estar dentro de um condomínio, há uma boa estrutura para chegar até essa preciosidade.

Ah! Prefira ir pela manhã para encontrar a maré mais baixa. No mais, é só colocar esse endereço no GPS: 

Av. Governador Mário Covas Júnior, 12300 – Urubu, Ilhabela – SP CEP 11630-000.

E já sabe, não é? Posta fotos lá no Instagram marcando a Voalá.

Cachoeira do Gato

Cachoeira do Gato

Há muitas quedas d’água conhecidas, como a Cachoeira de Paquetá que tem vista para o mar e borda infinita.

Dentre as menos conhecidas está a Cachoeira do Gato. Mas ela não é para todos, por isso, prefira ir com um guia.

Coloque ela no seu passeio pela praia de Castelhanos que está na região oeste da Ilha, para chegar lá contrate um passeio de Jeep ou faça a trilha de 17 km. 

Depois disso, se direcione até o canto do Gato, uma praia pequenina, por lá você verá a placa para a cachoeira. Agora basta seguir em meio à Mata Atlântica, a trilha é leve e demora cerca de 40 minutos até chegar à cachoeira.

Praia da Fome

Praia da fome

A Praia da Fome é uma das mais bonitas e está escondidinha. Para chegar é preciso ir de barco. Mas vale muito a pena, já que você poderá ver golfinhos e até baleias pelo caminho.

O cenário é paradisíaco e a água é cristalina, então lembre-se de levar seus materiais de mergulho.

Cachoeira da Água Branca

Cachoeira Água Branca

Por último, não podemos esquecer do Parque das Cachoeiras. Andando por ele dá para encontrar muitos poços naturais.

Mas o destaque está para o poço mais alto, nele há uma piscina que foi represada e as formações rochosas criaram um tobogã natural. É o local perfeito para aproveitar a natureza e relaxar.

Quer saber onde eu encontro tantas informações exclusivas? É na Embarque Voalá, nossa newsletter especialista em viajantes de plantão.

Assinando-a, você recebe regularmente as melhores dicas e pacotes de viagens.

Aproveite, sinta e viva esse paraíso!

Comments are closed.