Uma excelente opção de viagem é aproveitar para conhecer as principais ilhas no Brasil após se vacinar contra o coronavírus. 

Assim como nós, você também deve estar com muita saudade de viajar, certo?

Por isso, pensando em te dar ideias e inspiração para a sua primeira viagem pós-pandemia, que tal colocar no seu planejamento da futura viagem uma visita a uma das ilhas mais incríveis do nosso país?

Muitas pessoas desconhecem as ilhas brasileiras e nem imaginam que destinos paradisíacos podem ser encontrados em poucas horas de voo. 

Sendo assim, separamos uma lista com as principais ilhas para conhecer no Brasil, para quando você já estiver imunizado contra a Covid-19, claro 😉 

Mas primeiro, vamos saber como anda a situação do turismo e das viagens pelo nosso país.

Como está a situação do turismo brasileiro

Muitas pessoas já voltaram à rotina de viagens pelo Brasil e já existem algumas cidades que estão liberando estabelecimentos comerciais com as devidas restrições e cuidados.

Mas lembramos que este ainda não é o melhor momento para se aventurar em viagens, principalmente de longa distância.

Ainda mais quando pensamos em ilhas e cidades do interior, precisamos levar em conta a pequena quantidade de habitantes, recursos e acessos que existem nesses locais. 

Por isso, para se programar para conhecer as ilhas brasileiras, recomendamos que espere, primeiro, a imunização.

Dessa forma, você estará protegendo a si próprio e aos habitantes locais.

Mas, vamos lá? Agora você vai conhecer as melhores ilhas no Brasil para visitar e se encantar na sua primeira viagem depois da vacina.

As melhores ilhas brasileiras para conhecer 

1. Fernando de Noronha

O primeiro lugar não pode ser outro, é o conjunto de ilhas mais famoso do Brasil, localizado no estado de Pernambuco. Noronha está no topo da nossa lista!

A ilha de Fernando de Noronha é um dos destinos mais procurados no Brasil, inclusive no turismo internacional. 

O arquipélago é uma grande reserva de proteção ambiental e guarda uma das praias mais lindas do mundo: a praia do Sancho

Além disso, possui um dos mais famosos cartões postais brasileiros, o Morro Dois Irmãos. 

Para viajar ao arquipélago, é importante fazer um bom planejamento, pois não há voos diretos. Geralmente, conexões em Natal ou Recife são necessárias. 

Programe-se com antecedência para garantir bons valores de passagem e hospedagem, pois é um destino caro.

Se você precisa de ajuda para planejar sua viagem a Noronha, não deixe de conferir este artigo especial sobre o destino.

 2. Ilha Grande, Rio de Janeiro

A Ilha Grande se localiza no litoral sul do Rio de Janeiro e faz parte do município de Angra dos Reis. É formada por 187 pequenas ilhas, com diversas cachoeiras, praias, trilhas e o melhor: grandes áreas de Mata Atlântica preservadas.

Atenção, lá não é possível entrar de carro e nem há sinal de internet. Esteja atento e prepare-se para fugir da rotina e se conectar à natureza.

Dentre os locais mais visitados do destino estão a Praia do Aventureiro, com seu coqueiro caído em um ângulo de 90º e a Lagoa Azul, com tons de azul semelhantes ao mar do Caribe. Lá, é um excelente ponto de snorkeling.

Para aqueles que buscam mais tranquilidade e privacidade, há a Praia de Lopes Mendes com acesso apenas por trilha. Ela possui uma extensa faixa de areias brancas e um mar raso indescritível.

3. Ilha do Mel

A Ilha do Mel, no estado do Paraná, é um paraíso ainda pouco explorado no Sul do Brasil.

Lá ainda é um lugar intocável, literalmente, e é formado por 11 praias de águas tranquilas, repletas de grutas e mata preservada.

Com certeza é um local perfeito para relaxar e aproveitar o que a natureza tem de melhor.

Por isso, caso você queira começar a planejar sua viagem para a Ilha do Mel, clique aqui. 

O local é pequeno, com cerca de 25 km de praias desertas e algumas vilas pouco povoadas. 

É importante ter em mente que o número máximo de visitantes por dia é de 5.000 pessoas, como sempre falamos, programe-se com antecedência.

E antes que esqueça, dentro da ilha não são permitidos veículos automotores e veículos de tração animal. Tudo isso é para manter o local preservado e manter o meio ambiente o menos intocado quanto for possível.

4. Morro de São Paulo

Se tem um lugar que todo mundo precisa conhecer, é Morro de São Paulo. Esse pequeno destino fica na ilha de Tinharé, na Bahia

A ilha do Morro de São Paulo conta com 5 praias, sendo a Primeira e a Segunda Praia – são chamadas assim – as mais famosas e movimentadas por conterem a maior parte da  infraestrutura turística, diversidade de hotéis, restaurantes e lojas. 

As praias da ilha são de águas claras e cristalinas com enormes piscinas naturais, onde é possível realizar snorkeling. Além disso, há passeios diários que levam a outras partes da ilha, como Moreré, em Boipeba. 

O acesso não é muito fácil, mas é possível chegar à ilha de catamarã ou balsa, direto de Salvador. Há ainda a possibilidade de ir ônibus até Valença e solicitar uma lancha rápida – aqui o trajeto é um pouco mais demorado. 

Sob o mesmo ponto de vista, ambas as formas possuem preço mais acessível do que chegar à ilha de voo privado. 

Ainda em relação a preços acessíveis, a Ilha oferece opções de restaurantes, hotéis e hostels para todos os tipos de gostos e orçamentos. 

E se posso recomendar um hotel, com certeza é a Vila dos Orixás Boutique Hotel & Spa!

A hospedagem fica na Praia do Encanto e possui excelentes opções de quartos, vista para o mar e até piscina privativa. 

Trata-se de uma das melhores hospedagens da região, local tranquilo e com um atendimento super atencioso, lá é perfeito para casais e para quem quer relaxar corpo e mente, é uma hospedagem bem intimista, vai fazer você se sentir em casa.

Você encontrar esse hotel especial pra mim e outras opções de hospedagem em nosso planejador de viagens

5. Ilha de Marajó 

Para fechar em altíssimo nível nossa seleção de ilhas no Brasil – para conhecer após se vacinar – indicamos a Ilha de Marajó, no Pará.

Essa ilha, com toda certeza, é o destino certo para aqueles que gostam de conhecer e desbravar o “novo”. Portanto, é a que mais foge do normal das outras ilhas brasileiras. 

A título de curiosidade e para incluir na lista de motivos para visitar o local, a Ilha de Marajó é o maior arquipélago flúvio-marítimo do mundo

Isso mesmo! É onde rio e oceano se encontram, formando praias de água salobra, isto é, não tão salgadas quanto o normal de uma praia. 

A Ilha é o ponto de encontro do Rio Amazonas, do Rio Tocantins e do Oceano Atlântico. Lá, o mar é calmo e é possível passear por mangues belíssimos. 

Uma outra curiosidade muito interessante é a enorme quantidade de búfalos, tanto nas fazendas, quanto no meio das cidades. Não se assuste se não avistar nenhum cachorro de rua, mas sim, “búfalos de rua”. 

Planejando sua viagem

Assim que escolher o seu destino, não se esqueça de pesquisar sobre todos os protocolos e cuidados que devem ser tomados para a viagem, além de tomar nota sobre o funcionamento de todos os estabelecimentos. 

Agora, aproveite para visitar o site da Voalá e iniciar o seu planejamento de viagem pós-pandemia. 

Faça todas as pesquisas de hospedagens, trajetos, reservas de passagens, inclusive aluguel de carro e seguro viagem, tudo com as melhores condições para o seu orçamento, em um único lugar.

Inclusive, convido você a fazer parte da Embarque Voalá, a nossa comunidade exclusiva de viajantes, basta se cadastrar gratuitamente aqui e aproveitar todos conteúdos e promoções exclusivas, mensalmente! 

Comments are closed.