Em nosso último artigo da série Viajando sem Sair de Casa eu quero deixar uma lista bem completa de 8 livros sobre viagens para você viajar por diversos locais, imersos em cultura e imaginação. 

A leitura é um hábito que abre portas para o conhecimento e é claro que isso se aplica a viagens. Dizem que o melhor jeito de aprender é refletir sobre a experiência de outras pessoas e em como vamos agir de acordo com o resultado que elas já obtiveram. 

Dessa forma, por que não passear por locais já mapeados onde um autor decidiu criar uma história? Por isso, guarde essa lista de forma muito especial e inicie sua jornada pelo mundo no conforto do seu sofá ou da sua rede. 

Te desejo uma excelente viagem!   

1. Sob o Sol da Toscana 

Sob o Sol da Toscana, escrito por Frances Mayes, é um relato da vida da autora quando decidiu deixar sua vida e carreira em São Francisco e partir para um novo lar no interior da Itália. 

Após comprar uma casa, Frances inicia uma reforma e retrata com muitos detalhes toda a sua vida e sua percepção da região, a Toscana. 

Podemos destacar como a autora descreve a geografia, a paisagem, o dia a dia e, principalmente, a culinária genuína do local. Só de pensar a fome começa a apertar o estômago, afinal, a culinária italiana não é famosa sem motivo.

O livro é uma boa indicação para quem pretende visitar a região ou para aqueles que gostariam de se apaixonar por um lugar e só depois colocá-lo em sua lista de viagens. 

2. Cem dias entre céu e mar 

Esse livro conta a história de Amyr Klink, um curioso morador da cidade de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, que possui grande amor pela navegação. 

Diante disso, ele narra como elaborou o plano perfeito para atravessar o Atlântico em um barco a remo, por exatamente 100 dias. Pensa, que aventura!

Esse livro é um ótimo encorajador para aquelas pessoas que se sentem receosas em ir atrás de seus sonhos, mostrando que qualquer pessoa é capaz de conquistar seus objetivos, mesmo diante das grandes ondas e tempestades da vida. 

3. Livros sobre viagens: Pelas trilhas de Compostela

Se você é um viajante de carteirinha, com certeza já ouviu falar sobre o Caminho de Santiago, em Santiago de Compostela, na Espanha. 

Essa viagem é uma longa peregrinação que acontecia desde o século IX e que tinha como objetivo venerar as relíquias do apóstolo Santiago Major. Dessa forma, o caminho se tornou famoso e até hoje muitas pessoas viajam para a Espanha a fim de realizar essa longa caminhada. 

Além disso, pelas Trilhas de Compostela é um livro cômico, cheio de histórias animadas e personagens inusitados narrados por um peregrinador incomum, que é o próprio autor do livro. 

Ele realiza a caminhada pelo Caminho do Norte e relata toda a sua experiência durante a travessia de 800 km. 

4. As viagens de Alice

Esse livro conta a história de Alice, uma jornalista que, após realizar uma super viagem pela Europa em busca de autoconhecimento, deixa tudo para trás, pede demissão e parte para uma volta ao mundo. 

Esse livro é interessante, pois o roteiro elaborado por ela segue intuitivamente suas paixões e seus hobbies, levando-a desde Cuba, até Kyoto, no Japão. 

E claro, conta com um romance para apimentar a história. 

5. Viajando sem sair de casa com On the Road

Pé na Estrada ou On The Road é um encorajamento para sair da zona de conforto, testar seus limites e ir em busca do desconhecido. 

Em uma viagem no estilo mochilão, dois amigos abandonam suas rotinas e partem para uma aventura com poucas roupas e pouco dinheiro, com muito romance e muitos perrengues. 

Tenho certeza que você irá se divertir muito com o enredo cheio de poesias e paisagens pela América do Norte.

6. Mas você vai sozinha?

Esse livro conta como a autora Gaía realizou diversas viagens pelo mundo, rompendo as barreiras do machismo e da dificuldade em ser uma mulher solteira e sozinha fora de sua nação. 

A autora conta com muitos detalhes, humor e naturalidade sobre suas desventuras, aventuras, companhias, problemas e superações. 

O livro perfeito para aquelas mulheres que vivem se perguntando se devem ou não, se conseguem ou não realizar uma viagem pelo mundo sozinhas. 

7. Mar Morto

Esse livro, escrito por Jorge Amado, é um romance que gira em torno do relacionamento entre Guma e Lívia, dois baianos apaixonados. 

Ele também contextualiza a vida dos marinheiros que residem no cais e que têm sua sobrevivência baseada na pesca em alto mar. Mas que nem sempre voltam, devido aos problemas e às tempestades. 

Para quem gosta de viajar pelo Brasil e, principalmente, de um bom romance praiano, esse livro é a escolha certa para começar a planejar sua viagem para Salvador

8. Walden

Para finalizar a nossa lista, Walden ou a Vida nos Bosques é um livro escrito por Henry David Thoreau, que relata todo o período em que viveu sozinho em meio à floresta do lago Walden, onde construiu sua própria casa e alimentava seu corpo e seu espírito da natureza. 

É um dos livros sobre viagens mais interessantes, pois o autor descreve com muitos detalhes os motivos que o levaram a tomar essa decisão, sendo o principal deles, o desejo de se afastar um pouco da sociedade capitalista. 

A forma como descreve seu dia a dia e as características do ambiente ao seu redor também conseguem passar para o leitor toda a sua sensibilidade e emoção naquilo que está vivendo. Com certeza, é uma leitura transformadora. 

Espero que você tenha gostado da nossa série Viajando Sem Sair de Casa, dos livros sobre viagens e que você possa ir para lugares que nunca imaginou conhecer. 

Para receber mais dicas de viagem, roteiros e promoções, cadastre-se na Embarque Voalá e fique por dentro de todas as nossas novidades. 

Comments are closed.