Existem muitas dúvidas para pais de primeira viagem sobre quais são os melhores lugares para viajar com bebê e como realizar a viagem de forma segura e divertida. 

Com toda certeza viajar com bebê, especialmente se for de colo, é um desafio. Mas, isso não quer dizer que não seja possível, muito menos que é prejudicial para a criança. 

Muito pelo contrário, um momento de descontração, fora da rotina, pode estimular de diversas formas o desenvolvimento emocional e social dos pequenos. 

O principal ponto de atenção para os papais que querem levar seus filhos para uma viagem é: antecipação. 

Você realmente precisa estar preparado para qualquer tipo de situação, afinal, o seu bebê depende unicamente de você para ajudá-lo a superar qualquer adversidade da viagem, seja com o clima, com transporte, com alimentação, com hospedagem, etc. 

Além disso, é fundamental ter uma conversa sincera com o pediatra para buscar recomendações específicas de alimentos, assim como receitas de remédios que podem ser necessários em caso de emergências. 

Por isso, nós da Voalá viemos te ajudar a planejar a viagem perfeita, mostrando os melhores lugares para viajar com bebê para curtir a sua paternidade e transformar o seu filho em um viajante júnior. 

Cuidados com a criança durante a viagem

A primeira recomendação é que os bebês tenham pelo menos 3 meses de vida, seja para viajar de carro ou de avião, mesmo com a permissão das cias aéreas para que os mesmos viagem com no mínimo 7 dias de nascimento. 

A partir dos 3 meses os bebês já tomaram as primeiras vacinas e estão menos suscetíveis à doenças contagiosas, por estarem com seu sistema imunológico um pouco mais desenvolvido. 

No caso de viagens de avião, especialmente se for a primeira vez, é preciso estar bem preparado e ciente de que será uma experiência desagradável para o bebê e que pode gerar boas horas de choro, pois a diferença de pressão causa dor nos ouvidos dos pequenos.

Por isso, já faça uma lista de brinquedos atrativos e um estoque de mamadeiras e\ou prepare a mamãe para amamentar bastante. Tudo isso vai deixar o bebê mais confortável. 

Crianças a partir dos dois anos costumam ficar mais agitadas devido ao ambiente diferenciado e à grande quantidade de pessoas dentro do carro ou, aeroporto e voo. 

Nesse caso, alguns desenhos e jogos educativos em dispositivos eletrônicos podem ser uma boa alternativa. 

Planejamento de viagem e checklist

Para te ajudar a organizar tudo para viajar com seu bebê, vamos separar o planejamento por partes, para que o entendimento seja mais claro e completo. 

1. Alimentação:

Crianças são mais sensíveis à alimentação e devem ser expostas ao mínimo possível de industrializados e fast food, assim como alimentos demasiados em açúcares ou gorduras.

Eles causam problemas intestinais indesejados, especialmente se ela não consome esses mesmos alimentos no dia a dia. 

Para os que ainda estão exclusivamente em aleitamento materno, nossa dica para as mamães é: opte sempre por comidas frescas e uma boa ideia é combinar o preparo das refeições nos restaurantes no momento de fazer o pedido. 

Nos cafés da manhã de hotéis, é possível pedir o preparo individual de ovos mexidos e você sempre pode combinar com o chef ou garçom para realizar uma refeição diferenciada para seu filho. 

Tenha também alguns snacks saudáveis em mãos, como frutinhas secas, chips naturais que possam servir de lanches, especialmente em momentos de transporte. Eles vão te ajudar a manter o seu bebê bem alimentado. 

2. Mala 

Não importa a idade, o recomendado é que você tenha sempre 3 mudas por dia para a criança. Elas brincam muito e se sujam bastante. Por isso, ter roupas sobrando sempre é uma boa escolha. 

Lembre-se sempre de levar uma manta, casaco quente e chinelos, pois as crianças sentem as temperaturas com mais sensibilidade, então mesmo que esteja quente, ela pode sentir frio ou calor. 

E o mais importante se seu filho ainda usar fralda: leve muitas! Nem sempre será possível ir em uma farmácia ou em um mercado. Esteja prevenido com um kit bem completo de fraldas, pomadas e lenços umedecidos. 

3. Medicamentos

Por serem mais sensíveis, é muito comum as crianças precisarem de alguns medicamentos em uma viagem, seja para um resfriado ou um desconforto intestinal, é importante estar pronto para as emergências. 

Por isso, converse com o pediatra para que ele faça uma lista dos medicamentos essenciais, assim como a posologia e formas de uso no caso de alguma eventualidade. 

Ele também pode fornecer a receita médica para a compra de antibióticos e outros remédios eficazes para casos de infecção. 

4. Documentos

Por último, e não menos importante, estão os documentos da criança. Por isso, separe uma pastinha com a certidão de nascimento, cartão de vacina e todos os outros documentos que você julgue importante. 

Caso seja possível, você pode fazer uma carteira de identidade ou passaporte para seu filho, mesmo que para uma viagem dentro do Brasil um documento com foto é importante para garantir a segurança do seu bebê.

Lugares para viajar com bebê

Dentre os lugares mais populares para viajar com bebês e curtir a paternidade, estão as cidades com maior infraestrutura turística. Confira nossa seleção dos 3 melhores destinos para pais de filhos pequenos: 

  1. Maragogi

É uma cidade de clima agradável e com lindas praias, é tranquila e tem poucos habitantes. Maragogi, no estado de Alagoas, possui uma excelente infraestrutura de hotéis e pousadas para fornecer tudo o que você precisa para uma estadia segura e confortável. 

Além disso, o destino é de fácil acesso a partir do aeroporto de Maceió, a poucas horas de carro. 

  1. Gramado

Não é novidade que Gramado, principal cidade turística da Serra Gaúcha, é um destino incrível para famílias com crianças. 

Lá, você pode desfrutar de uma estrutura hoteleira completa, assim como realizar diversos programas divertidos para as crianças, como uma visita ao Mini Mundo e à Vila do Papai Noel caso você visite durante o evento “Natal Luz”. 

  1. Penha, Santa Catarina

A cidade que abriga o parque Beto Carrero World também é a escolha ideal para viajar com seu bebê. 

Apesar da maioria dos brinquedos terem idade e altura mínima, o parque conta com diversas peças de teatro, desfiles e atrações para bebês e crianças de colo, tornando a experiência dos pequenos bem divertida. 

A cidade é muito tranquila e possui uma estrutura completa para uma viagem segura, confortável e tranquila. 

Fazendo as malas

Chegou a hora de planejar a sua viagem! 

Assim que escolher o destino, não deixe de conferir todas as informações e recomendações pertinentes sobre o controle da pandemia da Covid-19, assim como o funcionamento dos estabelecimentos e atrações que você irá visitar.

Fique atento também à reserva de cadeirinha caso você vá alugar um carro. Esse item é essencial. 

E, para conseguir as melhores promoções e viajar com seu filho com toda a segurança, acesse o nosso site e monte seu pacote com passagem e hospedagem!

Comments are closed.