Visitar a Chapada dos Veadeiros já é um sonho de viagem no imaginário de inúmeros brasileiros. O local se tornou popular e é visto como um lugar para se conectar com a natureza e uma viagem para dentro de si mesmo. 

Pois bem, o destino goiano está localizado a 230 km de Brasília e 400 km de Goiânia. Por isso, é necessário ir de carro ou alugar para realizar o trajeto até as cidades de São Jorge, Alto Paraíso e Cavalcante. 

Dentre as maiores riquezas do destino está sua grande infinidade de cachoeiras, trilhas e paisagens naturais, fauna e flora típicas de um cerrado selvagem e intocado, todas em uma área preservada que soma 240.611 hectares. 

A princípio, pode parecer uma viagem para quem gosta da tranquilidade de estar em meio à natureza, mas a Chapada abraça também os aventureiros e aqueles que gostam do clima interiorano cheio de barzinhos, cerveja gelada e companhias agradáveis. 

Assim também, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros atrai diversos tipos de viajantes e conta com atrações únicas, capazes de encantar todos aqueles que se dispõem a conhecer suas belezas e fascínios. 

Então, se você ainda não conseguiu se decidir sobre viajar ou não para a Chapada, trouxe para você 3 motivos perfeitos para começar a planejar sua viagem agora mesmo. Aproveite a leitura!

1. Conheça as cachoeiras mais lindas que você verá em toda a sua vida

Santa Bárbara, Catarata dos Couros, Cachoeira do Segredo, Almécegas e Cristais são apenas algumas das inúmeras cachoeiras e quedas d’água que você vai encontrar e se apaixonar na Chapada dos Veadeiros. 

Muitas dessas cachoeiras, como a Santa Bárbara, exigem a presença de um guia e cobram entrada dos turistas. 

Mas, não deixe isso te desanimar, a verdade é que todos os passeios valem a pena e, fazer com um guia, pode te ajudar a aproveitar as atrações com muito mais segurança e tranquilidade. 

Importante: lembre-se sempre de usar roupas confortáveis, preferencialmente tênis e calça para as trilhas, muito protetor solar, boné, roupa de banho por baixo e, se for possível, aqueles calçados especiais para entrar dentro das cachoeiras.

Caso você tenha preferência por ver as cachoeiras e poços cheios, vá entre outubro e abril, no período de chuvas. Porém, vale lembrar que o cuidado deve ser redobrado, pois existe o risco de trombas d’água. Por isso, contrate um bom guia!

Em contrapartida, entre os meses de maio e setembro, você vai encontrar os poços e cachoeiras mais vazios, porém, com tons maravilhosos de azul e verde, assim como águas limpas, cristalinas e geladas. 

Mergulhos? Só para os corajosos, rs!

2. Já esteve na Lua?

O Vale da Lua é uma das atrações mais visitadas da Chapada dos Veadeiros. 

O local é um conjunto imenso de formações rochosas moldadas pelas corredeiras de águas do rio São Miguel, que dão uma aparência semelhante ao solo lunar. 

É como estar em um passeio, literalmente, na Lua, com o bônus de lindas águas cristalinas passando pelos buracos cavados em uma bela paisagem de cor acinzentada e totalmente cinematográfica. 

Aqui, não é obrigatório o acompanhamento de um guia, porém, lembro novamente que fazer o passeio sendo acompanhado garante mais segurança e otimiza o tempo.

Além disso, você tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o local e sua história, aprendendo com um especialista daquela região.

3. Aproveite o melhor do interior goiano

O clima do interior é inigualável e a Chapada dos Veadeiros oferece uma atmosfera muito agradável e especial para seus visitantes. 

Sendo assim, não espere por vida noturna agitada, balada e alta gastronomia. 

Mas, vá ciente de que encontrará bons bares, restaurantes, música ao vivo, cerveja gelada, o melhor da culinária goiana e um bom vinho para os dias frios. 

Dica: dentre os pratos principais e obrigatórios estão o frango com pequi, a pamonha, o tutu de feijão, a galinhada, a paçoca e o frango com guariroba. 

Com um clima aconchegante, estar na Chapada é como um abraço confortável de várias pessoas que fazem questão de você estar ali, afinal, o turismo é uma das maiores fontes de renda dos municípios que ficam ao redor do parque.

Onde se hospedar

A cidade mais procurada é Alto Paraíso, por ser a que possui melhor estrutura. 

Ou seja, a cidade engloba mais opções de hospedagem e atende a todos os tipos de orçamento com pousadas, hostels e campings.

Já a Vila de São Jorge é mais rústica e é o destino ideal para quem está buscando mais natureza e contato com os nativos. 

E por fim, Cavalcante é o município mais próximo da Cachoeira Santa Bárbara, que você com certeza vai querer visitar!

O ideal é que você tire pelo menos 7 dias para conhecer a região, se for possível. Assim, você consegue aproveitar um pouco de cada cidade e praticamente todas as atrações do parque. 

Porém, caso tenha menos dias, monte seu roteiro primeiro e só depois escolha a cidade que vai ficar, pois você pode se hospedar na que oferecer a melhor logística para os seus passeios. 

Algumas das melhores opções de hospedagens em Alto Paraíso, são: 

Planejando sua viagem

Te convenci? Eu sabia! 

Mas a verdade é que não precisa de muita conversa para querer conhecer a Chapada. Basta mostrar um desses atrativos que já é suficiente para despertar a vontade de viajar e relaxar.

Sendo assim, entre já aqui no site da Voalá para aproveitar nossos pacotes e garantir suas passagens aéreas, hospedagem e aluguel de carro, essencial para uma viagem segura e confortável

Lembre-se de pesquisar bem e entrar em contato com todos os estabelecimentos que deseja visitar para se informar sobre as novas regras sanitárias e de segurança devido ao coronavírus. 

E, se você quer receber os melhores conteúdos de viagem com dicas, roteiros, promoções e muito mais, cadastre-se na Embarque Voalá! 

Comments are closed.