Para quem procura unir descanso, belezas naturais, boa culinária e diversão a dica é conhecer Vitória, capital do Espírito Santo. Essa ilha capixaba tem um charme muito especial e propicia ao turista momentos inesquecíveis.

Em qualquer época do ano, visitar Vitória é garantia de ter contato com uma paisagem única. Por isso, vale a pena prestar atenção no roteiro que preparamos com muito carinho.  

Você não vai se arrepender de seguir essa viagem conosco. Confira!

Vitória, a ilha capixaba e seus encantos

O primeiro point para os que gostam de apreciar as belezas do litoral é a Praia de Camburi.

O calçadão movimentado e a ciclovia são bons espaços para a prática de exercícios físicos. Fora isso, você também pode relaxar nos quiosques e olhar, com mais calma, as belezas da ilha capixaba.

Se é amante dos esportes náuticos, a Praia de Camburi tem escolas de kitesurf, stand up paddle e windsurf. Além disso, todas ficam perto do famoso píer de Iemanjá. Desse local, saem os passeios de escuna que mostram as maravilhas de Vitória.   

Para os que desejam um pouco de sombra e água fresca, uma excelente alternativa é a Curva da Jurema. Lá, o mar, os coqueiros, a areia e os quiosques oferecem aos banhistas um cenário especial.

Está a fim de curtir um cineminha depois de apreciar o mar da Curva da Jurema? Então, saiba que o Shopping Vitória fica bem pertinho. Lá, você também pode fazer compras e refeições.

Para os que gostam de algo mais alternativo vale a pena visitar as praias da Ilha do Boi e a do Frade, por exemplo. São locais mais tranquilos e sem a presença de quiosques. Mas os ambulantes mostram presença e oferecem lanches para os banhistas.

A ilha capixaba também valoriza o cuidado com o meio ambiente. Uma prova é o projeto Tamar, cujo foco é preservar as tartarugas marinhas. O local fica na Enseada do Suá e pode ser visitado de terça a domingo.

Balada

Não é só as praias e as belezas naturais que encantam os turistas em Vitória. Para os baladeiros, o Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, é uma excelente opção, por exemplo.

São muitos bares e restaurantes que se destacam pela sofisticação e o bom atendimento. Porém, se você quer algo um pouco mais alternativo, o lugar ideal é a Rua da Lama, em Jardim da Penha.

A região é frequentada por muitos jovens e pelo público LGBT, o que garante muita diversidade. Inclusive, os bares e restaurantes são bastante requisitados e têm boas opções para os clientes.  

Culinária da ilha capixaba

Quando estiver em Vitória, você com certeza vai ouvir esta frase: “Moqueca é capixaba, o resto é peixada!”

A moqueca capixaba é feita com diversos temperos, com destaque para o coentro. Além disso, não usa azeite de dendê e leite de coco, que compõem a moqueca baiana.

Outro diferencial das moquecas feitas na ilha capixaba é o fato de elas serem preparadas nas panelas de barro. Esse item se tornou até patrimônio cultural do Espírito Santo.

Para ver como essas panelas são produzidas, visite as “Paneleiras de Goiabeiras”, cujo artesanato é de encher os olhos.

Se tiver interesse em apreciar a culinária local, não deixe de saborear a Torta Capixaba. Feita à base de frutos do mar, esse prato faz a alegria dos capixabas, principalmente, na Semana Santa.

Muitos restaurantes e quiosques de Vitória oferecem moquecas e tortas capixabas. Ou seja, não há desculpa para não conhecer essas iguarias.  

Vila Velha

Gostou das nossas dicas sobre como aproveitar as maravilhas da ilha capixaba? Então, é bom saber que há mais sugestões para curtir com facilidade as belezas do Espírito Santo.

Saindo da capital Vitória basta pegar a 3ª ponte, cujo visual é lindo, para chegar a Vila Velha. Lá, fica uma das principais atrações turísticas do estado: o Convento Nossa Senhora da Penha.

No município, há diversas praias para você relaxar em terras capixabas, como as praias:

  • da Costa;
  • Itaparica;
  • Itapoã;
  • Ponta da Fruta.

Para quem gosta de um pouco de aventura, é bom ir ao Morro do Moreno. Lá, é possível praticar rapel e caminhar nas trilhas.

Outra dica imperdível é ir à fábrica de Chocolates Garoto, que é um símbolo da cidade. Além disso, é uma oportunidade de despertar o seu lado chocólatra.

Guarapari, a praia “internacional” de Vitória

Areia Preta, Guarapari
Areia Preta, Guarapari


Com certeza você já deve ter ouvido falar de Guarapari, trata-se do balneário mais conhecido do Espírito Santo e com fama internacional. A 60 quilômetros da capital Vitória, a Cidade Saúde é a alegria dos que adoram curtir diferentes tipos de praia.

Uma das mais famosas praias de Guarapari é a da Areia Preta, cujas areias monazíticas despertam a atenção dos turistas.

Ainda de acordo com o estudo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), essas areias exóticas previnem doenças, como o câncer de mama.

Pertinho da Areia Preta fica a praia das Castanheiras, que apresenta um visual muito bonito e águas calmas.

Por outro lado, se está à procura de um pouco mais de agito, recomendo ir à praia da Bacutia. Visto que o local é frequentado por jovens e conta com um belo calçadão, ideal para andar de bike.

Um lugar interessante para curtir a dois é a charmosa praia de Meaípe. As ruas de areias, as castanheiras e o mar calmo tornam esse ponto turístico ideal para relaxar a mente.

Praia do Morro e arredores

Agora, se você está à procura de uma praia que tem de tudo e mais um pouco, a dica é ir à Praia do Morro, em Guarapari. Ela é muito frequentada pelos mineiros, principalmente, em alta temporada.

Nas proximidades do Hotel Porto do Sol até a parte central, o mar é agitado. Consequentemente, essa área é a mais procurada por sufistas e pelos que gostam de mergulhar nas ondas.

O calçadão, os quiosques, os bares e restaurantes à beira-mar dão um charme especial para essa praia. Ou seja, oferecem aos visitantes boas oportunidades de curtir o sol com tranquilidade.

Para quem gosta de stand up paddle e de andar de caiaque, a Praia do Morro é o local perfeito. Na parte final, o mar é muito tranquilo e permite também dar boas voltas de jet ski, por exemplo.

Se tiver disposição, não deixe de ir ao Morro da Pescaria, que fica ao lado da Praia do Morro. Ele dá acesso à Praia do Ermitão por meio de uma trilha de 1,2 quilômetros.

A Praia do Ermitão conta com um bar e restaurante. A areia e o mar são simplesmente encantadores, o que torna esse local simplesmente imperdível.

Logo, o que não vai faltar são opções para você se divertir em Vitória e nas cidades ao redor, não é mesmo? Caso pretenda fazer uma viagem para curtir praias fora do comum, a ilha capixaba é uma excelente opção! Você não vai se arrepender.

Por isso, é bom se organizar para curtir esse passeio ao máximo. Planeje sua viagem com as melhores opções de preço com antecedência e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Partiu Vitória?

Comments are closed.