Já pensou sobre o que fazer no Carnaval de 2020? Se está com dificuldades de responder, vamos te dar aquela ajuda. Afinal, queremos que você aproveite a folia de forma inesquecível. Para isso, destacamos 4 alternativas para fugir do roteiro comum.

Você vai perceber que é possível pular na festa mais popular do Brasil, em cidades diferentes do circuito tradicional. Confira!

Fortaleza

O que fazer no Carnaval na capital do Ceará? Saiba que o Ciclo Carnavalesco de Fortaleza tem shows com artistas renomados e muitos desfiles de blocos de rua. A cidade tem seis pontos importantes para a concentração de foliões, que são:

  • Avenida Domingos Olímpio;
  • Bar da Mocinha;
  • Mercado da Aerolândia;
  • Mercado dos Pinhões;
  • Praça do Ferreira;
  • Praia de Iracema.

A capital cearense é um dos destinos mais procurados para comemorar o carnaval. Ela fica atrás somente do Rio de Janeiro, Recife e Salvador. 

Fortaleza conta com um ciclo carnavalesco, que começa no período pré-carnaval, um mês antes da folia oficial. A cidade conta com mais de 60 blocos na prévia do carnaval. Se você quer se divertir no carnaval, veja as atrações desse período na capital do Ceará.

Baqueta

Esse bloco tem 260 percussionistas, sendo que a maioria são mulheres. O repertório está mais concentrado no samba carioca. Para quem gosta das músicas mais tradicionais do carnaval do Rio, vale a pena “se jogar” no Baqueta. 

Unidos da Cachorra

Desde 1998, esse bloco tem conquistado muitos foliões. O percurso é concluído na Praia de Iracema, um dos principais pontos turísticos de Fortaleza.

Luxo na Aldeia

Criado em 2006, esse bloco tem como particularidade o fato de não promover desfiles. As músicas são apresentadas em um palco, como se fosse um show.

O repertório conta com maracatu, frevo e samba, sendo as canções criadas por compositores cearenses. O Luxo na Aldeia faz a alegria dos amantes da boa música, no Mercado dos Pinhões. 

São Paulo

Você pode até não acreditar, mas a folia corre solta na capital paulista. Em 2020, São Paulo terá 860 blocos de rua, que vão desfilar de 15 de fevereiro a 1º de março. Segundo a prefeitura, houve um aumento de 37% do número de blocos inscritos em relação a 2019.

Logo, com tanta disposição dos foliões, há muito o que fazer no Carnaval da capital paulista. Basta você se programar e ter bastante fôlego. 

Para você pular muito em São Paulo, mostraremos algumas opções muito interessantes. Acompanhe! 

Bloco Ritaleena

Como o próprio nome sugere, o bloco faz uma homenagem à cantora Rita Lee. O bloco mescla marchinhas tradicionais do carnaval com as canções mais conhecidas da compositora. 

Essa mistura se destaca pela criatividade e por fazer a alegria dos foliões. 

Acadêmicos do Baixo Augusta

Vale a pena fazer parte desse bloco, que se concentra na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação. 

As atividades seguem até a Rua Xavier de Toledo. Há muitas atrações de renome nacional, o que garante a satisfação dos foliões. Criado em 2009, o Baixo Augusta busca valorizar o carnaval de rua e celebrar a diversidade. Outro ponto forte é estreitar os laços entre os moradores da região. 

Bloco Amelie Pulando

Já pensou pular carnaval ouvindo uma mistura de canções carnavalescas com música francesa? Então, não deixe de conferir o bloco Amelie Pulando. O nome faz uma referência ao filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”.

A animação dos foliões fica por conta da banda Quartier Latin. Sem dúvida, é uma alternativa interessante para sair do roteiro tradicional

São Luiz do Paraitinga (SP): O que fazer no carnaval?

Outra opção para curtir a folia de maneira diferente é a cidade de São Luiz do Paraitinga. Ela fica a 171 quilômetros de São Paulo. Marchinhas e os blocos de rua, como o Juca Teles e o Maricota, fazem a festa dos foliões. 

Além disso, você também pode conhecer o centro histórico do município, que é um Patrimônio Cultural Nacional. 

A cidade é conhecida por diversas manifestações culturais. Dois bons exemplos são a Festa do Divino e a Congada. Isso torna o município um dos principais centros de cultura caipira de São Paulo. 

São Luís, Maranhão. Que Carnaval!

Além das belezas naturais e da rica culinária, a capital do Maranhão é repleta de manifestações culturais. Ou seja, há muitas atrações para optar sobre o que fazer no carnaval.

O carnaval de rua é bastante organizado e animado, com os blocos e escolas de samba. Nesse período, as festas tradicionais da região também fazem a alegria dos foliões. 

No centro histórico de São Luís, a animação é tanta que as atividades terminam após a quarta-feira de cinzas. Mas não é só a folia que agita o carnaval na capital maranhense. Há manifestações culturais que merecem a sua atenção.

Por isso, destacamos algumas delas. Veja!

Bumba-meu-boi

Se você for a São Luís e não conhecer essa tradição cultural, é como se não tivesse visitado a cidade. O bumba-meu-boi é um espetáculo tão especial, que foi elevado a Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira.

As comunidades promovem os trabalhos em torno dessa festa, que é feita praticamente o ano inteiro. O ápice dessa manifestação cultural é durante as comemorações da festa junina. 

Tambor de Crioula

É uma manifestação exclusiva do Maranhão, que também tem o título de Patrimônio Imaterial Brasileiro, concedido em 2011. O ritmo alegre, as roupas coloridas e o rosto sorridente dos participantes são aspectos marcantes do Tambor de Crioula.

Em qualquer época do ano, você encontra em São Luís apresentações desse belo símbolo da cultura local. 

Reggae

São Luís é a capital brasileira desse estilo musical que contagia milhões de pessoas no mundo inteiro.

Há diversas festas pela cidade com reggae para você dançar bastante. O ritmo musical é tão marcante na capital maranhense, que ela é chamada de “Jamaica brasileira.”

Brasília

O que fazer no carnaval na capital do Brasil? Você pode até não acreditar inicialmente, mas há muitas atrações para curtir essa festa popular, em Brasília. 

O Parque da Cidade, por exemplo, tem uma programação extensa com shows. São 6 dias de muita alegria, com atrações de vários estados brasileiros. 

Outra opção para quem gosta de curtir a folia de maneira especial é o carnaval cultural. Promovido no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), ele tem concursos de fantasia e apresentações musicais com frevo e maracatu. 

Bloco das Divinas Tetas

Para quem gosta de algo mais alternativo, essa é uma excelente opção. O bloco se destaca pelas músicas que priorizam as composições da Tropicália dos anos 60 e 70. 

Babydoll de Nylon

É considerado o bloco de carnaval mais badalado de Brasília. Chega a reunir aproximadamente 60 mil pessoas, na Praça do Cruzeiro.

No site da Voalá, você pode encontrar passagens aéreas e hospedagens para Fortaleza, São Paulo, São Luís e Brasília.

Você percebeu que há muito o que fazer no carnaval nessas cidades, não é mesmo? Então, planeje o seu roteiro para curtir a folia de forma plena.

Então, se gostou desse artigo, compartilhe nas suas redes sociais e já convide seus amigos para combinarem de curtir um carnaval inesquecível!

Comments are closed.