O Rio de Janeiro por si só já é um paraíso, mas a gente aqui da Voalá quer que você fuja do roteiro tradicional. Conheça aqui os encantos da Região dos Lagos no Rio!

Pois bem, se você está procurando um lugar especial para curtir a natureza, fazer trilhas, até mesmo viver uma inesquecível lua de mel ou simplesmente aproveitar um feriadão daqueles, vale muito a pena se planejar para fazer essa viagem paradisíaca.

Desde já, informo a você que a região fica a apenas 170 quilômetros da capital fluminense. O local é um reduto de boas energias e é indicado para qualquer estilo de turismo: a beleza surreal das praias e os inúmeros atrativos encantam visitantes do Brasil e do exterior.

Por isso, para você aproveitar a Região dos Lagos de forma plena, preparei um roteiro bem legal. Contudo, vou mostrar a você os melhores e principais atrativos das cidades de Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio.

Agora aproveite a leitura e conheça muito mais sobre os encantos desses lugares especiais no Estado do Rio de Janeiro.

Aperte os cintos e confira!

Arraial do Cabo

Capital do Mergulho e Caribe Brasileiro são as denominações dessa cidade turística da Região dos Lagos. Se você pretende conhecer outras belezas do Rio de Janeiro, vale a pena visitar Arraial.

Agora, nós vamos fazer um tour nos principais picos e pontos turísticos da cidade. Esses merecem a sua atenção!

Praia do Forno

Definitivamente, essa é considerada uma das mais belas praias do estado do Rio de Janeiro. Para chegar lá, é preciso passar por uma trilha que pode ser feita em até 15 minutos.

O trajeto oferece uma visão belíssima da praia, que deixa qualquer turista de queixo caído.

Em vista disso, se você gosta de mergulho a Praia do Forno também é o local certo para a prática, por causa das águas transparentes. A tranquilidade das águas permite o banho de mar mais relaxante e você ainda pode praticar o stand up paddle numa boa.

Praia do Pontal do Atalaia

O mar azul turquesa, a areia branquinha e a famosa escadaria oferecem ao turista uma paisagem belíssima.

Você pode chegar à Praia do Pontal do Atalaia de carro ou barco. Inclusive, os dois trajetos apresentam um visual paradisíaco, sendo um destino ideal para os visitantes.

Além disso, os trampolins e trapiches são um atrativo à parte que garantem belas imagens feitas por quem circula por ali. Igualmente, vale a pena conferir a Gruta do Amor, que aparece sempre quando a maré está baixa.

Lago do Amor

Antes de tudo, já faço a pergunta:

Quer passar um momento especial ao lado de quem você ama em uma piscina natural de encher os olhos? Então, vá ao Lago do Amor. O local é famoso por proporcionar belíssimas imagens e seus visitantes tiram onda nas redes sociais.

Logo, para chegar a esse paraíso, é necessário fazer uma caminhada de até 30 minutos. Por causa das pedras íngremes e escorregadias, é recomendado ir com o guia para completar o percurso com tranquilidade.

Praia do Farol

Provavelmente, um passeio de barco pode ser a melhor pedida para você conhecer os principais pontos turísticos de Arraial.

De início, indico a escolha do percurso que passa pela Praia do Farol, ela fica dentro de uma reserva e é acessível apenas por barco. A areia é muito branca e o mar tem um azul único, além é claro da energia que emana nesse lugar.

O passeio também passa pelas praias do Pontal do Atalaia e do Forno. Além disso, proporciona uma boa oportunidade para a prática do mergulho.

Por isso, o ideal é sair bem cedo para curtir as belezas da região de forma plena.

Búzios

Com aproximadamente 20 praias, Búzios é um dos paraísos mais encantadores da Região dos Lagos. O município é uma península que apresenta praias para todos os gostos.

Pensando nisso, destaquei algumas opções de lazer que mais gosto na cidade e as que os turistas mais comentam sobre. Acompanhe!

Praias da Azeda e Azedinha

Estão localizadas no lado direito da orla do Centro de Búzios. No caminho até as duas praias, o turista passa pela Orla Bardot, conhecida internacionalmente, e pelo Porto dos Pescadores.

Para chegar a esses dois paraísos é necessário deixar o carro pouco antes de uma cancela. Em seguida, deve ser usada uma escada para descer e chegar à areia.

Sendo assim, para conhecer Azeda e Azedinha, você não precisa se preocupar, elas estão uma do lado da outra e são indicadas para os que buscam sossego. O mar calmo e esverdeado é mais um atrativo apaziguador e inesquecível.

Praias João Fernandes e João Fernandinho

Antes de mais nada, fique sabendo que as duas praias são bastante conhecidas na Região dos Lagos e chamam a atenção principalmente dos turistas estrangeiros.

Isso acontece porque elas ficam próximas dos principais hotéis e resorts de Búzios. Ambas contam com uma infraestrutura excelente e com quiosques que oferecem todo o conforto para os visitantes.

Praia da Ferradurinha

É uma praia charmosa e pequena que merece a sua visita. Afinal, o belo mar azul, as areias douradas e as rochas tornam a paisagem bastante encantadora.

Na Ferradurinha, você pode aproveitar para andar de caiaque, praticar o stand up paddle e curtir o mar no pedalinho. Os equipamentos para aproveitar essas opções de lazer podem ser alugados.

Orla Bardot

Se quiser fazer um passeio tranquilo à beira-mar, a dica é: vale muito a pena conhecer a Orla Bardot. É um dos locais mais famosos e cheios de charme na Região dos Lagos.

Há construções históricas, casarões coloniais e restaurantes. Ainda por cima você também vai poder conferir estátuas que são símbolos de Búzios, como a da atriz francesa Brigitte Bardot.

A artista gostava muito de frequentar essa região do Rio de Janeiro. Não é à toa que o turista acaba ficando fascinado pela paisagem em volta da Orla Bardot.

Centro Gastronômico Porto da Barra

Quando se trata de comer bem em Búzios, a minha dica é: vá conhecer de perto o potencial dos restaurantes da Região dos Lagos no Centro Gastronômico. É sério, é melhor você passar nesse ponto turístico.

Ele conta com um deck, onde a vista para a Praia de Manguinhos é simplesmente maravilhosa. Ah, sem falar que se você quiser curtir o pôr do sol de forma especial, o Centro Gastronômico é a opção perfeita.

Passeios Especiais na Região dos Lagos

Búzios tem mais atrações para quem pretende sair da rotina. Uma delas é o famoso passeio de escuna. Nele, você conhece as principais praias da cidade em 2h30, com direito a bons mergulhos.

Muitas agências oferecem esses passeios, o que facilita bastante na hora de aproveitar as belezas do mar de Búzios sem se preocupar.

Além disso, caso você queira um pouco mais de aventura, há também o passeio de helicóptero. Esse tipo de passeio oferece uma visão espetacular de toda a península de Búzios.

Cabo Frio

A cerca de 150 quilômetros do Rio de Janeiro, a cidade tem a melhor infraestrutura da Região dos Lagos.

Além de contar com restaurantes, hotéis, pousadas, bancos e hospitais, Cabo Frio tem vários pontos turísticos. Vou mostrar os melhores para você agora, vem comigo!

Praia do Forte

É a mais conhecida do município e tem mais de 7 quilômetros de extensão. O belo calçadão, os bares e restaurantes chamam a muito a atenção dos turistas.

Igualmente vale a pena conhecer a Praça das Águas, que tem lagos artificiais, chafariz e uma bela iluminação ao anoitecer.  

Outro ponto turístico legal é o Forte de São Matheus, que deu nome à praia e foi construído no começo do século 17. O local tinha como meta proteger a cidade de invasores estrangeiros.

Praia das Dunas

Se você adora ver grandes e lindas dunas, não pode deixar de frequentar esse paraíso de Cabo Frio.

Ainda mais, a praia recebe ondas fortes e é considerada ideal para praticar kitesurf, surf e windsurf. Portanto, para quem pretende unir aventura e contato direto com a natureza, esse point é inigualável.

Outras atrações

Em primeiro lugar, para conhecer ainda mais as belezas de Cabo Frio, não deixe de fazer um passeio de barco, que dura, em média, 2 horas.

Igualmente, para os amantes da noite a dica é: frequentem o Etílico e o Tróia Lounge Bar, para dançar e se divertir bastante.

Bem, definitivamente é fácil perceber que o Rio de Janeiro tem uma bela capital, mas, também é inegável que o Estado conta com uma imensidão de opções em cidades próximas e no seu interior.

Portanto, a Região dos Lagos é mais um paraíso carioca que está de braços abertos para todos nós!

Já ficou com vontade de planejar sua viagem para o Rio e conhecer a Região dos Lagos? Saiba que há voos diretos para a Cabo Frio, o que é uma “mão na asa” para qualquer um.

Se você curtiu o nosso conteúdo, aproveite para compartilhar nas redes sociais e incentive a sua galera ou o seu amor a viverem essa experiência única.

Enfim, o que eu posso garantir é: você jamais vai se esquecer das belas recordações, boas vibrações e do sorriso largo no rosto ao conhecer cada cantinho dessa região.

Comments are closed.