Mais do que R$ 257,25, o verdadeiro valor do passaporte é fazer você rodar por aí conhecendo culturas novas. Ele te tira da zona do conforto e abre portas totalmente desconhecidas.

Pois é, e vai ser com ele que você viajará por aí fazendo updates das suas experiências de vida.  

Já pensou em visitar o deserto do Saara? A Torre Eiffel? Tomar piña colada no Caribe? Ou enfrentar o frio dos países nórdicos? 

Então, o passaporte é o botão “iniciar” da sua aventura para todos esses lugares. 

Você já havia pensado nisso? Não precisa se preocupar, vem comigo que vou te mostrar o valor de um passaporte, como solicitá-lo e ainda 5 curiosidades sobre o documento.

Qual o valor do passaporte brasileiro?

Para além do dinheiro, você pode pensar no valor do passaporte brasileiro como a possibilidade de visitar 153 países diferentes, sem problemas. 

Sim, com ele você não precisa de visto para visitar várias cidades. Veja a lista completa.

Agora, vamos ver como tirar o passaporte e aproveitar essa vantagem?

  1. Reunir os documentos: No site da Polícia Federal você preenche uma triagem que vai definir quais documentos precisa entregar.

    No geral são: documento de identificação, como RG e CPF, Certidão de Nascimento e Comprovante de Endereço.
  1. Preencher Formulário: com a documentação em mãos, é a hora de acessar o formulário online e se cadastrar.
  1. Pagar boleto: depois você paga a guia de recolhimento com o valor do passaporte.
  1. Agendar atendimento: neste passo, você entra no seu cadastro e vê se o boleto foi compensado. Se sim, beleza! Basta escolher um local próximo a sua casa e agendar o atendimento.
  2. Capturar fotos e impressões digitais: no dia combinado você vai até o local, entrega os documentos, tira as fotos e impressões digitais.
  1. Consultar andamento: pelo site você acompanha o processo.
  1. Retirar o passaporte: é só ir até o posto de atendimento e ter o passaporte em mãos.

Prontinho, com este passo a passo geral, você tem uma noção de como obter o documento.

Problemas com o documento de viagem

Se você é viajante de longa data ou gosta de passear com a família, vale a pena ter atenção especial ao documento

Digo isso porque já vi muita gente passando apuros na estrada. Certa vez, uma amiga minha, por exemplo, precisou tirar o passaporte no exterior porque durante um almoço ele foi furtado. Não quero te assustar, pois dificilmente alguém vai te abordar e levar seu passaporte.

Mas é preciso guardar ele com segurança, como numa doleira. E sempre tenha uma cópia dele contigo para casos de emergências. 

Você pode me perguntar: tá, mas porque alguém ia querer meu documento se é a minha cara que está nele?

A resposta é que o povo brasileiro é muito diverso, por isso qualquer um pode se passar por nós. Isso faz com que o nosso passaporte seja o mais caro no mercado negro e o mais visado pela malandragem.

Mudou de aparência? Mude o Passaporte

Mudou de aparência, mude o passaporte

Há alguns países que são bem chatinhos quando o negócio é imigração, então já anota a dica para não passar perrengue: se a sua aparência mudar (corte de cabelo, barba, cirurgia estética, dentre outras situações, o seu passaporte precisa de uma atualização também).

A Inglaterra e os Estados Unidos são os países mais rigorosos neste aspecto. Então, cortes de cabelos e novas tatuagens podem ser as desculpas perfeitas para eles negarem a sua entrada.

Não espere o Passaporte perder a validade

Embora tenha a validade de 10 anos, você só vai conseguir viajar com ele por 9 anos e 6 meses. Faltando um semestre para o vencimento você precisa solicitar um novo.

Infelizmente, a maioria dos países não vai aceitar sua entrada se o vencimento estiver próximo. 

Já anota outra dica aí: caso seja um aventureiro de plantão, esteja atento às páginas do passaporte. Há países, a maioria dos africanos, que carimba o visto na página inteira. Por isso, veja sempre se há espaços para carimbos novos. 

O Mochileiros sem Pautas dividiram histórias interessantes sobre perrengues com vistos, confira aqui.

5 curiosidades sobre passaporte

Agora, chegou o momento de compartilhar algumas curiosidades sobre o passaporte e te informar com ele funciona internacionalmente:

1. Selos para colecionadores

Selos no passaporte para colecionadores

Quão longe você iria por um carimbo no seu passaporte? Tem pessoas que colecionam vistos e fazem loucuras por eles.

É o caso de quem vai até a Antártida, só para ter o selo raro. Há outros lugares, como Akhzivland, uma micronação próxima ao Líbano, que também acrescenta um carimbo a coleção. 

As cidadela de Machu Picchu também oferece um carimbo especial para visitantes que entram no perímetro desse patrimônio da humanidade.

2. Viva a rainha, viva o Papa!

Passaportes especiais

A rainha Elizabeth II e o Papa Francisco são dois sortudos. Por sem quem concede os documentos, ela não precisa tirar o passaporte para viajar. E se ela precisar de um, basta pedir emprestado a um súdito.

Já o Papa, ao assumir o papado, pode solicitar o passaporte número 1 do Vaticano e desfrutar de alguns privilégios. 

A curiosidade é que o Papa Francisco decidiu ser um mero mortal como a gente e permanecer com o passaporte argentino.

3. Países que é melhor não ter o carimbo

Cuidados com vistos

Embora a viagem abra a nossa cabeça, alguns vistos podem fechar a fronteira para você. Se você deseja passear no Irã, Kuwait, Líbano, Líbia, Arábia Saudita, Sudão, Síria ou Iêmen é melhor não ter o selo de Israel.

Isso se dá devido a conflitos internos e a não aceitação de Israel como país. Caso seja seu sonho conhecer um desses países, melhor por Israel no fim da lista.

O mesmo acontece com quem quer conhecer Cuba e os Estados Unidos. É bem provável que seu visto seja rejeitado, se for ao país da América Central, você pode ter um visto fora do passaporte.

4. Passaporte Mundial

Passaporte mundial

A World Service Authority (WSA) inovou ao criar um passaporte para o Cidadão do Mundo, aquela pessoa que sente que fronteiras não podem lhe parar. Embora fosse uma ótima ideia, poucos países a levaram sério.

Por isso, o passaporte de Cidadão Mundial é aceito apenas em 6 países: Burkina Faso, Equador, Tanzânia, Mauritânia, Togo e Zâmbia. Uma pena, pois eu adoraria ter um, e você? Deixe nos comentários sua opinião.

5. Fotografia em Família

Passaporte com fotos da família pode?

Quem sente falta da família poderia levar ela no passaporte até 1914. Isso porque no início da necessidade de fotografias, qualquer uma era aceita. Imagina só?

As pessoas usavam a criatividade e colocavam no passaporte fotos com a família, com jornais, de óculos e com outros acessórios. Era uma loucura, até a Segunda Guerra Mundial ter mudado a forma da foto ser feita e acabar com isso.

Aqui, você descobriu o verdadeiro valor do passaporte. Mas você tem que combinar comigo que as experiências das viagens não têm preço, não é? 

Bom, deixo como última dica o nosso App Voalá, são preços imperdíveis de passagens, hotéis e até aluguel de carro, tudo com o máximo de praticidade. 

Baixe o aplicativo e faça todos os planos da sua próxima aventura. Não se preocupe, pois ele já está disponível na Google Play e na Apple Store.

Comments are closed.