Aqui no Q.G. da Voalá, nós identificamos e selecionamos 7 excelentes podcasts sobre viagem, e eles vão fazer a diferença na sua vida, pode apostar. 

Acompanhar essa galera vale muito para tirar dúvidas sobre viagens, melhorar o seu planejamento, descobrir novas experiências, passar o tempo na quarentena, programar a sua próxima aventura… e por aí vai!

Bom, sem mais delongas, vem comigo e aproveita para seguir o lema aqui da Voalá: “ficar no tédio? Jamais!”

Por que embarcar na onda dos podcasts sobre viagem?

A viagem não começa quando desembarcamos do avião. Ela começa quando sonhamos com o destino, imaginamos as novas experiências e criamos coragem para pôr o pé na estrada. Os podcasts sobre viagem que vamos indicar aqui são perfeitos para isso. Por quê? 

Antes de mais nada, eles são programas de entretenimento gravados e disponibilizados em diversas plataformas, não tem desculpa para não encontrar. Além disso, com esse tipo de mídia você vai aprender muito e de forma leve sobre como explorar melhor os destinos e o mundo com apenas um clique.

Além disso, os podcasts são canais versáteis que podem ser escutados a qualquer hora do dia. Imagina só: mesmo dirigindo ou lavando louça você pode se informar sobre seu próximo destino. Excelente, né?

O mundo dos podcasts

Eles surgiram em meados de 2003, antes mesmo que os smartphones fossem criados. Você pode se sentir privilegiado em conseguir baixar em minutos. Na época do surgimento dos podcasts, seu download era pesado e eles geralmente tinham um teor beeem jornalístico.

Mas, com o passar do tempo foram criando um estilo mais despojado, principalmente com os programas que eram transmitido pelo itunes, o que facilitou a aceitação desse canal. 

Inclusive, Ben Hammersley foi quem batizou os programas em áudio com esse nome. O jornalista britânico criou o neologismo ao unir a palavra “iPod” – aparelho de ouvir músicas da Apple – com “Broadcast”, que significa transmissão em inglês. 

Mas vamos ao que interessa. Descubra um novo mundo sobre viagens e seus destinos, gastronomia, cultura, dicas de roteiros e ainda divirta-se com os perrengues destes “podcasters”.

Ah! Por falar em facilitar a vida, você já pode baixar o aplicativo da Voalá para organizar a sua próxima viagem, viu! É hotel, passagem aérea e promoções, tudo isso num só lugar e na palma da sua mão.

App disponível para iOS e Android 😉

1. Podcasts sobre viagem? Vamos começar com: Se meu mochilão falasse

Para iniciar, esse é perfeito se você gosta de saber de tudo mesmo de viagem. Mary Teles e Andrea Leonel aproveitam o “Se meu mochilhão falasse” para compartilhar suas experiências e facilitar a vida dos ouvintes que querem cair no mundo.

Aqui, você vai encontrar assuntos para todos os gostos, veja alguns dos temas que elas já trataram:

  • Viajar sozinha.
  • Voluntariado.
  • Intercâmbio definitivo.
  • Seguro viagem.
  • Planejamento e programação de roteiros da sua viagem.

São quase 30 episódios lançados que você pode acompanhar toda quinta-feira às 7h nas melhores plataformas de streaming.

Leia também: Viajar sozinho, uma experiência que todo mundo deveria ter.

2. Jogo do CoP

O Jogo do Chicken or Pasta é o tipo de Podcast que vai te levar a todos os lugares possíveis sem sair de casa. Eles não tem uma pauta fixa, o que é ótimo. 

Em uma semana você pode estar ouvindo falar sobre gastronomia e culinária local, e em outra entender quais são os problemas enfrentados nesta época de Covid, no turismo, ou qual é o futuro da hospedagem.

Coloque este podcast na sua lista, tenho certeza que você também vai se tornar um viajante muito mais consciente. Surpreenda-se!

Nesse sentido, além das discussões rotineiras, Vanessa Mathias, Renato Sales, Lalai Persson e Jo Machado colocam em sua listas temas importantes como os impactos do turismo no meio ambiente.

3. Papo Viagem Podcast

Aqui vai um podcast que venceu o tempo. O Papo de Viagem Podcast postou mais de 80 episódios antes de encerrar suas atividades.

Mesmo assim, o conteúdo é de tão boa qualidade que até hoje é indicado para quem quer viajar com dicas incríveis de roteiro e atrações.

Dessa forma, vale a pena checar se as informações continuam valendo, pois, devido ao tempo da postagem, pode ser que algumas informações (tipo preço, sabe?) tenham mudado, né?

É isso! Aproveite e enquanto estiver escutando o podcast para pesquisar no buscador da Voalá ofertas personalizadas e preços, digamos, inspiradores.

4. Despachados

O Despachados surgiu justamente das inquietações de Foca, o apresentador, em ter programas de qualidade com temáticas que fossem relevantes aos viajantes.

Atualmente, o podcast está chegando na marca de 50 episódios e se destaca por possuir categorias no programa:

  • Despachados: tem conteúdo geral com dicas e histórias de viagens.
  • Diário de Bordo: conteúdo focado em cidades específicas.
  • Tourcast: episódios sobre o mercado do turismo e suas profissões em si.

5. Esse Mundo é Nosso

Se você gosta de acompanhar os programas, mas não tem tanto tempo, Esse Mundo é Nosso vai te ajudar bastante.

Além disso, os episódios duram cerca de 30 minutos e Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho são tão dinâmicos que quando você menos esperar o programa já vai ter acabado.

Ao mesmo tempo, no meio de um podcast e outro, que tal se inspirar ainda mais e se programar para curtir os melhores festivais de música rolam aqui no Brasil

A gente inclusive já falou disso e você confere aqui.

6. ONDEM: O nome disso é mundo

O Nome disso é mundo, ou ONDEM, para os íntimos, também tem uma longa trajetória no mundo dos podcasts.

Assim, Filipe Teixeira começou seu podcast de maneira tímida, mas, atualmente é possível encontrar uma diversidade de conteúdos já filtrados por temáticas. Por exemplo:

  • O nome disso é Brasil: traz histórias de imigrantes dentro do território brasileiro e estrangeiro;
  • Conexão: aborda roteiros turísticos em diversas cidades;
  • O nome disso é África: apresenta o continente africano sob a ótica de Eliana Nzualo, moçambicana;
  • O nome disso é Islã: é apresentado por Muhammad Puncha, que traz curiosidades e informações claras sobre cultura e fé islâmica.

Aliás, além dos citados, é possível encontrar programas mais específicos como: “O nome disso é política”, “O nome disso é diversidade” e “ONDEM na Copa”.

7. Ligado em viagem

O objetivo de Edson Amorina Jr. com este podcast é fazer o ouvinte sentir a experiência de estar na viagem por meio das suas narrações, é incrível.

Primeiramente, o que torna esse podcast ainda mais interessante é que ele tem formato storytelling e simula sons encontrados na história. Faça uma imersão durante a escuta dos episódios e me diga se não é demais!

Os episódios do Ligado em viagem são curtos e envolventes, vale demais conferir e claro, acompanhar periodicamente.

Escutar podcasts sobre viagem ou ler o blog sobre ela?

Em suma, eles não são opostos. Tanto os podcasts quanto os artigos de blogs tem suas vantagens. Os podcasts, por exemplo, podem ser baixados e ouvidos em qualquer lugar

Porém, os artigos em blogs permitem que você volte a um tópico, consulte quantas vezes quiser – indo direto ao ponto – e encontre muito mais dicas relacionadas dentro de um mesmo artigo. E só quem ouve podcasts sabe o tanto que é difícil acertar a minutagem ao tentar revisar uma informação.

Então, a dica é: use os dois de forma complementar.

O importante é que você tenha a segurança e confiança para realizar as suas viagens e encontre os canais que mais lhe agradam. Ah, sabe o que mais pode te ajudar no planejamento da sua viagem?

Acompanhar a Embarque Voalá, assinando nossa news você recebe em primeira mão informações sobre viagem, promoções exclusivas e ainda se prepara para realizar suas viagens de forma prática e rápida.

Comments are closed.