O Parque Estadual da Serra de Caldas é uma área de preservação ambiental, com cerca de 120 km² que tem como objetivo a proteção e preservação da área de captação das águas das chuvas que abastecem os lençóis freáticos termais goianos. 

Localizado entre duas cidades, Caldas Novas e Rio Quente, o Parque abriga trilhas e cachoeiras que podem ser diferenciais para uma viagem na região, além dos hotéis, resorts e parques aquáticos. 

Por isso, caso você goste de praticar o ecoturismo e sair um pouco do convencional, quero te mostrar uma excelente forma de passar alguns dias de férias e muito relaxamento em meio ao cerrado, conhecendo um pouco além de Caldas Novas

Sobre o Parque Serra de Caldas

Criada em 1970, a Serra de Caldas só passou a ter uma estrutura capaz de receber turistas no ano de 1999. 

O parque abriga, em sua extensão, diversas belezas da fauna e flora do cerrado de maneira preservada e intocada. Para os turistas, existem duas trilhas principais: Cascatinha e Paredão, de nível médio e intermediário de dificuldade, respectivamente. Ambas as trilhas levam às cachoeiras e mirantes que chegam a mais de 1.000m de altura. 

As trilhas do parque tem uma duração média entre 1h30 e 2h de caminhada e o passeio só pode ser realizado com guia. 

Dentro das recomendações principais de acesso ao parque estão: 

  • Uso de roupas confortáveis, de preferência calças e mangas compridas, além de calçados apropriados para trilha; 
  • Uso de filtro solar, 
  • Levar comida, água e sacolas plásticas para guardar o lixo. 

Quando e como visitar o maior manancial de água quente do mundo

Para realizar passeios que envolvam cachoeiras, é necessário evitar épocas de chuva. No caso da região Centro-Oeste, esse período costuma ser entre os meses de outubro e março. 

Por isso, programe-se para viajar nos demais meses e, se possível, evite o inverno, pois o clima costuma ser bem frio e seco, o que pode dificultar um pouco a realização das trilhas devido à altitude. 

O PESCAN, ou, Parque Estadual da Serra de Caldas, fica a 5 km do centro de Caldas Novas e está localizado a aproximadamente 170 km da capital goiana. 

Por isso, caso você more no Centro-Oeste, pode ser uma excelente ideia fazer uma road trip ou, caso você more em outras regiões do Brasil, é possível fazer uma conexão em Goiânia e alugar um carro para realizar o passeio. 

Partindo de Caldas Novas, pela via GO-309, em menos de 20 minutos você estará no Parque. Todo o caminho é bem sinalizado.

A estrutura do Parque é bem básica, contando apenas com banheiros e bebedouros, não há restaurantes, nem lanchonetes. Dessa forma, pode ser uma boa ideia preparar uma cesta de piquenique para passar o dia. E lembre-se de levar embora o lixo produzido. 

Aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, o Parque aceita a entrada de visitantes apenas até às 15h, a fim de que haja tempo suficiente para fazer as trilhas. 

O valor do ingresso é de R$5, sendo que moradores de Caldas Novas e Rio Quente, mediante a apresentação de um comprovante de residência, pagam R$2. 

Diversos animais como tatu bola e tucanos podem ser avistados durante os passeios, por isso, leve sua câmera ou celular, fotos são permitidas. Além disso, em todo o parque há sinal wifi gratuito para os visitantes. Que legal! 

Onde se hospedar

Você pode optar por se hospedar tanto em Rio Quente como em Caldas Novas. Ambas as cidades contam com uma excelente estrutura para os turistas. 

Em Rio Quente, a melhor pedida é o Hot Park, complexo hoteleiro completo para dias de muita diversão às margens do maior rio de água quente do mundo. Se estiver com crianças, pode ficar despreocupado, pois o local conta com atrações e brinquedos aquáticos para todas as idades. 

Em Caldas Novas, existem diversas opções de hotéis, dentre os mais procurados estão os do grupo hoteleiro Di Roma, com 13 hotéis disponíveis. Além disso, há o Ilhas do Lago Eco Resort, o primeiro com vista para o lago de Caldas Novas e, por último, o Alta Vista Thermas Resorts, conhecido por uma culinária diferenciada e deliciosa. 

Quais atividades fazer na viagem

Além de curtir bastante as águas termais e conhecer as belezas do Parque Estadual da Serra de Caldas, a região oferece outros pontos turísticos que valem a pena incluir no roteiro. 

Não deixe de conhecer o Casarão dos Gonzaga, centenário, uma verdadeira viagem no tempo. Além disso, o Jardim Japonês pode ser uma experiência diferenciada nas piscinas e fontes naturais, além de uma imersão em meio à natureza. 

Em Rio Quente existem também uma infinidade de opções para lazer noturno, como bares e restaurantes. 

Por isso, você pode contar com um roteiro de viagem bem cheio e divertido na sua viagem para conhecer a Serra de Caldas. 

Regras importantes para levar em consideração

  • Têm direito a desconto na taxa de visitação:

– Estudantes com Carteira de Estudante Nacional (50% de desconto);

– Pessoas com necessidades especiais comprovadas (50% de desconto);

– Grupos de visitantes com mais de oito integrantes (20%). 

  • O que é autorizado:

– Visitação de lazer e recreação;

– Esportes de aventura;

– Turismo de aventura;

– Ecoturismo;

– Visitas educacionais/técnicas;

– Educação ambiental;

– Atividades artísticas.

  • O que é proibido:

– Tráfego de veículos particulares na área do Parque, exceto nos estacionamentos construídos para os visitantes;

– Acesso de animais domésticos;

– Coleta de exemplares do meio biótico (animais, plantas, etc) e abiótico (rochas, solo, etc); 

– Caça e pesca;

– Uso do fogo;

– Consumo de bebida alcoólica no interior do parque;

– Uso de imagem da Unidade de Conservação com finalidade comercial deverá ser solicitado à Secima, com antecedência mínima de 60 dias;

– Já o uso de imagem com finalidade científica, educativa ou cultural é permitido. 

* Fonte: Instrução Normativa nº 10/GAP publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 17/09/2018

Ademais, como medida de segurança em relação ao novo coronavírus, o parque adotou um sistema de distanciamento social e uso obrigatório de máscaras. Além disso, diariamente, serão permitidas visitas de até 50 pessoas. 

Quero planejar a viagem para o Parque Estadual da Serra de Caldas

Para dar início aos planejamentos de viagem, é importante decidir se o mais viável é uma viagem de carro ou de avião. 

Depois disso, visite o site da Voalá para realizar a reserva de tudo o que você vai precisar para sua viagem: aluguel de carro, passagens aéreas, hospedagens e seguro viagem. 

Então, é só preparar o coração e as malas para mais uma aventura! Aproveite, ame e cuide do nosso cerrado! 

E, se você quiser saber mais sobre os melhores roteiros de viagem no Brasil, além de dicas e promoções, se cadastre na nossa Embarque Voalá. 

Bon Voyage! 

Comments are closed.