O Ecoturismo já ganhou o coração da maior parte dos viajantes no Brasil e no mundo, assim como a procura por parques nacionais. 

Com a pandemia da Covid-19, a busca por turismo ecológico e parques ganhou força por se tratar de um estilo de turismo mais individual, que tem como objetivo a saída dos centros urbanos e um maior contato com a natureza. 

Em tempos de preservar a saúde, nada melhor do que realizar uma viagem para aproveitar o que a natureza tem de melhor a oferecer, tanto para a nossa saúde física quanto emocional. 

Antes de tudo, saiba que o ecoturismo é de grande importância para os pequenos municípios que estão nas proximidades dos parques que, na maioria das vezes, dependem do turismo para movimentar a economia local.

Por isso, caso você esteja pensando em planejar uma viagem, eu quero trazer para você 8 parques nacionais brasileiros que você precisa conhecer.

Prepare as mochilas, pegue seu mapa e aproveite a leitura!

1. Ecoturismo na Chapada dos Veadeiros

Esse destino localizado no estado de Goiás vem conquistado fama e o coração dos turistas dentro do Brasil. 

Não seria diferente, afinal, une tudo o que os aventureiros amam: cachoeiras escondidas, trilhas, a beleza inconfundível do cerrado e até cânions. 

Separe ao menos uma semana para aproveitar tudo o que o parque tem a oferecer, são muitas cachoeiras e, te garanto, você vai querer gastar um bom tempo em algumas delas, como as Almécegas I e II, Santa Bárbara, Catarata dos Couros e o Vale da Lua. 

O município mais comum para se hospedar é o de Alto Paraíso, onde existem diversos hotéis e pousadas, dos mais simples aos mais luxuosos, que contam até com SPA e classes de yoga em seus serviços. 

Lá você encontra suporte, serviços de apoio ao turista, assim como mercado, farmácias e restaurantes. 

Se preferir, você também pode se hospedar nas cidades de São Jorge e Cavalcante.

2. Chapada dos Guimarães 

Nossa segunda chapada é a dos Guimarães, localizada em Mato Grosso. Para chegar ao destino, basta pegar um voo da sua cidade para Cuiabá, e de lá alugar um carro para percorrer os aproximados 65km pela MT – 251. 

No caminho, pare para visitar a cachoeira Véu de Noiva, uma das principais do parque. 

Lá tem estacionamento e uma pequena trilha de 550 metros, vale a pena passar no horário do almoço, caso seu horário de chegada em Cuiabá seja compatível. 

As melhores pousadas da região são: Villa Guimarães, Vento Sul e a Pousada das Orquídeas, mas também existe o Hotel Turismo MT.

Aproveite também para conhecer os principais pontos turísticos da região: 

  • O Circuito das Cavernas, Caverna Aroe Jari com a bela Lagoa Azul, o principal ponto turístico;
  • Circuito das Cachoeiras; e
  • A Cidade de Pedra. 

Sugerimos a contratação de passeios com guia, pois, nem todos os locais são de fácil acesso e alguns valores de entrada já estarão inclusos nos pacotes.

3. Chapada Diamantina

A última chapada é a Diamantina, que está localizada no nordeste brasileiro, mais precisamente, na Bahia. 

Esse destino é conhecido como a Disney dos viajantes de ecoturismo

Sugerimos pelo menos uma semana para realizar a viagem, já que são muitas atividades para fazer, desde trekkings, cachoeiras, grutas, poços, até conhecer as cidades ao redor. 

Inclusive, você pode realizar a viagem por conta própria de carro, mas sugerimos que se una a grupos nas trilhas, por segurança e comodidade. 

Agora, se você prefere ir sem precisar dirigir, pode contratar um pacote de passeios com as agências locais. 

A melhor época para visitar é entre maio e setembro, para fugir das chuvas. Porém, entre março e maio a vegetação está mais verde, deixando o visual ainda mais incrível.

Sobre hospedagens, você pode buscar lugares na cidade de Lençóis, Vale do Capão, Igatu, que são as mais famosas e fofas cidades da região. 

Por fim, faça pesquisas e encontre alternativas para mensurar o custo-benefício de passeios, transporte e localização de cada local para escolher a melhor opção. 

4. Bonito

Nem preciso falar que este é um dos parques nacionais e locais mais bonitos do Brasil. 

Bonito fica em Mato Grosso do Sul e encanta turistas de todo o mundo com suas belezas naturais e sua riqueza aquática. 

Além disso, é um local perfeito para praticar mergulho e snorkel. 

Pois bem, a melhor maneira de você se deslocar por Bonito é de carro e como é um destino famoso, já possui uma excelente infraestrutura para turistas. 

Para realizar os passeios, é preciso comprá-los, ok? E, por ser um destino muito organizado, um dos mais organizados do país, os preços são tabelados e vendidos exclusivamente pelas agências de turismo locais. 

Por isso, recomendamos fazer as reservas com antecedência, já que são muito concorridos, especialmente visitas à Gruta do Lago Azul e a flutuação no Rio da Prata. 

5. Parque Nacional do Jalapão 

O paraíso do Tocantins é outro destino que está ganhando espaço na wishlist de viagem de turistas. Inclusive, nas listas daqueles que ainda não são tão adeptos ao Ecoturismo.  

O Jalapão é um parque estadual imenso, com mais de 158 mil hectares, divididos pelos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins. 

Esse é mais um destino que recomendamos mais dias de estadia, pois há muito para explorar e se aventurar. 

É possível fazer a viagem por conta própria, mas apenas para os motoristas verdadeiramente experientes e que possuam carro próprio ou alugado para os terrenos arenosos da região. 

O Jalapão é uma das regiões mais preservadas do Brasil, exatamente por seu acesso difícil e limitado, fazendo dele uma região quase que intocada. 

Prepare-se para mergulhar em fervedouros cristalinos, visitar grutas, contemplar o pôr do sol e praticar esportes radicais como o rafting. 

O destino está localizado a 300 km de Palmas, por isso é importante um bom planejamento para esse deslocamento. 

Ele pode ser feito por conta própria ou ser incluído no seu pacote de passeios.

6. Ecoturismo no Pantanal

Essa região pouco conhecida pelos viajantes mais jovens é uma Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, sendo a maior planície inundada de todo o mundo

A região possui uma área total de 230 mil km² que ocupa Brasil, Paraguai e Bolívia, além de fauna e flora riquíssimas.

Outra curiosidade: esse destino é sonhado por todos que praticam a pesca esportiva, onde você faz a pesca e devolve os peixes para o meio ambiente.

Sendo assim, por ser um destino pouco explorado, existem poucos roteiros e passeios para a região. 

Você pode iniciar o seu planejamento de viagens pesquisando e escolhendo uma das seguintes cidades: Porto Murtinho, Corumbá, Aquidauana, Miranda e Bodoquena no Pantanal Norte, Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço no Pantanal Sul. 

As cidades do sul são no estado de Mato Grosso do Sul e as do norte de Mato Grosso.

Por fim, você pode realizar essa viagem de avião ou carro, sem necessidade de ser um carro especial ou 4×4.   

7. Parque Nacional da Tijuca

Primeiramente, o Parque Nacional da Tijuca está localizado no Rio de Janeiro e é o queridinho daqueles viajantes que amam aventuras e boas fotos. 

Não é para menos, afinal, dentro do parque estão:

  • O Corcovado; 
  • O Cristo Redentor;
  • A Floresta da Tijuca;
  • A Serra da Carioca;
  • A Pedra da Gávea, além de outros pontos turísticos.

Por isso, tenha em mente que em sua próxima viagem para o Rio você vai precisar de pelo menos 2 dias a mais para visitar o parque e todas as suas atrações. 

Se você possui um bom condicionamento físico, suba na Pedra da Gávea e tire a famosa foto pendurada pelas mãos no precipício. 

Lá você vai ter uma vista simplesmente espetacular das praias de São Conrado, Ipanema e Leblon.

E claro, aproveite para tirar uns dias de descanso na região dos Lagos, conhecendo Búzios e Arraial do Cabo, com águas azuis e cristalinas “à la Caribe”. 

8. Lençóis Maranhenses

Para fechar, o último parque da nossa seleção é o Parque dos Lençóis Maranhenses. 

Em primeiro lugar, o local é um paraíso completamente diferente de tudo o que há no nosso país.

É um deserto de areias brancas, repleto de dunas com inúmeros poços de água doce cristalina. 

Para acessar o parque, inicie a viagem por São Luís ou Imperatriz e escolha uma das cidades mais próximas para se hospedar: 

  • Barreirinhas;
  • Atins;
  • Santo Amaro do Maranhão. 

O melhor trajeto é São Luís – Barreirinhas, que pode ser feito de carro ou ônibus. 

O trajeto para Santo Amaro é mais difícil, já que a estrada de acesso ainda está sendo pavimentada. 

Aliás, se for passar mais dias recomenda-se dividir as hospedagens entre as cidades, fica melhor para realizar os passeios. Cada uma tem opções bem diferenciadas.

Agora, a melhor época para visitar o destino é junho, julho e agosto, meses em que é possível unir a cheia das lagoas com belos dias de sol e sem chuvas. 

Quer saber o que mais visitar por lá?

  • Lagoa Azul e Lagoa Bonita, na cidade de Barreirinhas; 
  • Lagoa das Emendadas, Lagoa da Betânia, Lagoa da Andorinha e Lagoa da Gaivota, na cidade de Santo Amaro do Maranhão; e
  • Circuito da Lagoa das Sete Mulheres com a Lagoa da Capivara e também a Lagoa Tropical com a Lagoa da Lorena, na cidade de Atins. 

Preparativos e cuidados com a viagem

É importante pesquisar bastante cada destino e começar a realizar as reservas com antecedência. 

Dê sempre preferência para bilhetes flexíveis e compre de empresas comprometidas em te ajudar caso seja necessária uma remarcação devido à pandemia da Covid-19. 

Esteja atento também às novas regras de cada local que for visitar e aos horários de funcionamento dos estabelecimentos.

E aí, curtiu nossas dicas sobre parques nacionais?

No site da Voalá você encontra tudo o que precisa para sua viagem: passagens aéreas, hospedagens, seguro viagem e aluguel de carro. 

Além disso, ao se cadastrar na Embarque Voalá, você tem acesso a conteúdos e roteiros de viagem exclusivos. 

Comments are closed.