Aqui não tem enrolação não: a melhor época para viajar no Brasil é aquela que terá o melhor custo-benefício para você.

Claro que a baixa temporada sempre será a melhor opção para quem quer gastar muito menos em qualquer viagem. Mas nós, meros mortais, nem sempre conseguimos tirar as tão desejadas férias do trabalho na época que a gente quer, né?

#QuererNãoÉPoder

gif de homem chorando

Mas relaxa, não precisa desse drama todo. Preparamos algumas dicas de o que considerar na hora de escolher uma época boa para viajar e decidir o melhor destino pelo  Brasil.

E olha que perfeito: pensamos em tudo mesmo, até naqueles imprevistos que sempre acontecem e que podem miar o rolê todo, sabe? (Alô chuvinha indesejada no verão!)

Então, atenção tripulação que as dicas são valiosas e valem mais que barras de ouro!

gif de desenho de mineiros caminhando

Qual a melhor época para viajar no Brasil?

Todo mundo sabe que viajar em baixa temporada sai mais barato e dá pra curtir muito mais, né? E essa é a melhor época para se viajar no Brasil!

Isso porque é quase um paraíso pra qualquer viajante de carteirinha: preços das passagens aéreas, diárias nos hotéis, programas turísticos da região… Tudo mais em conta, do jeito que a gente gosta!

Sem contar que não vai ter muita gente e você vai poder curtir o lugar de boas sem filas e com menos riscos de não conseguir aquela reserva para um hotel ou um passeio.

Então fica ligado! No Brasil, a baixa temporada costuma ser nos meses letivos, logo após o feriadão de Carnaval. Ou seja, de março a junho e de agosto a novembro.

Então, se você tiver mais disponibilidade, que tal tentar negociar as suas férias ou folgas para esses meses? Aposto que vai ser bem mais tranquilo e não vai precisar disputar datas com ninguem, olha que beleza!

Quer algumas dicas de destinos pra viajar na baixa temporada? Então lá vai:

Porto de Galinhas (PE)

mulher em praia de porto de galinhas

O Nordeste brasileiro, sem sombra de dúvidas, é uma das melhores opções pra você viajar em baixa temporada e ir curtir aquela praia legal. Não importa se estamos no inverno ou no verão: vai fazer sol no Nordeste.

Uma dica de destino por lá é Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, em Pernambuco.

É uma das praias mais lindas do Brasil, com águas mornas entre os corais e quase transparentes de tão claras. Sem contar os coqueirais e a areia branquinha que deixa o lugar um verdadeiro paraíso (sério!!!).

E, pra você se programar direitinho, a gente facilita:

A estação de seca lá costuma ser de setembro a fevereiro.
As chuvas podem cair entre abril e julho e os meses de transição entre essas épocas estão entre março e agosto.

Resumindo: são muitas opções de períodos com sol para curtir a praia na baixa temporada! 😉

Bonito (MS)

cachoeira em bonito mato grosso do sul

Descendo um pouquinho no mapa, um destino incrível que você também pode curtir muito na baixa temporada é Bonito, no Mato Grosso do Sul.

Um dos lugares mais encantadores do Brasil, a cidade conta com muitas atrações marcantes. Você pode se aventurar pelas principais cachoeiras da região, fazer trilhas sensacionais pela natureza, visitar cavernas incríveis e ainda dar um tibum nos rios de águas cristalinas da região.

Mas é importante se programar antes de ir, ok? A estação chuvosa lá rola entre dezembro e março, mas coincide justamente com o verão.

É uma época em que as cachoeiras estão bem cheias e a água dos rios ficam turvas. Por isso, pode ser que passeios turísticos sejam desmarcados nesse tempo.

a estação seca lá ocorre entre maio e agosto, dessa vez no inverno. Pode fazer calor durante o dia, mas também aquele friozinho gostoso à noite. Então, lembre-se daquele velho discurso de mãe e leve aquele casaquinho por garantia, tá?

Os rios durante esses meses também vão estar mais cristalinos e cheio de peixes, ótimo pra mergulhar, tomar banho de cachoeira, fazer trilhas pela natureza e ainda praticar turismo de aventura.

Aliás, Bonito é referência em ecoturismo, ein? Um ótimo lugar pra pedalar, fazer aquele rapel, boia cross, rafting, arvorismo… Tem de tudo um pouco e pra todos os gostos, é só levar o juízo e deixar a preguiça em casa.

Gramado (RS)

rua em gramado rio grande do sul

Agora pra quem quer fugir da praia e aproveitar aquele friozinho, a dica é Gramado, na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.

Os cenários lá parecem que foram tirados de um filme (lindo, lindo e lindo!).

A cidade conta com inúmeras atrações, além da paisagem e das casas encantadoras. Tem museus, parques temáticos — como o Ecoparque Sperry, a cerca de 8km do centro de Gramado — e grandes atrações de tempos em tempos, como o Festival de Cinema e o Natal Luz.

Pra quem sonha em visitar a cidade na época do Natal Luz, por exemplo, a dica é viajar antes ou depois dos feriados de Natal e Réveillon. Este ano, o período do Natal Luz será entre 24/10/2019 a 12/01/2020, sendo que a cidade permanece enfeitada e com atrações durante todo o período, com custos de hospedagem e aéreo bem mais em conta do que nos feriados.

E para explorar a cidade fugindo completamente do agito, vale a pena marcar a sua viagem entre fevereiro e junho, ou entre setembro a novembro.

As ruas, os museus e os parques vão estar bem mais vazios, sem contar que pode rolar umas promoções em restaurantes e cafés pra você aproveitar aquele chocolatinho quente chique durante o friozinho.

gif de mulher tomando chocolate quente no frio

Gostou das dicas? Então, #vaidevoala! 🙂

Leia também: 10 destinos mais postados no Instagram

Comments are closed.